Capa / INÍCIO / GERAL / Alunos de Itaperuna concorrem em torneios nacionais de Astronomia e Astronáutica
Alunos de Itaperuna concorrem em torneios nacionais de Astronomia e Astronáutica

Alunos de Itaperuna concorrem em torneios nacionais de Astronomia e Astronáutica

Alunos do Ensino Fundamental da Escola SESI Itaperuna participam, durante o mês de maio, da 18ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da 9ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Voltadas para alunos de escolas públicas e particulares de todo o país, as duas competições são realizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). O objetivo é fomentar o interesse dos estudantes pelas ciências espaciais, promovendo a disseminação dos conhecimentos de forma lúdica e cooperativa.

Os torneios são divididos em quatro níveis: três para alunos do Ensino Fundamental e um para aqueles que cursam o Ensino Médio. A OBA consiste em um exame composto por dez questões, sete de Astronomia e três de Astronáutica. Este ano foi aplicado simultaneamente, no dia 15 de maio, em todas as escolas participantes.

Já na MOBFOG os estudantes, divididos em equipes, fazem o lançamento de foguetes constituídos de garrafa pet, cujos mecanismos de propulsão variam de acordo com o nível. A montagem é feita pelos próprios alunos, com o suporte de pais e professores. Os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola SESI Itaperuna lançarão os foguetes nas dependências da instituição, na próxima sexta-feira, dia 22 de maio, enquanto os alunos do 6º ao 9º ano realizaram a atividade no último dia 12.

Chefe do setor de Educação Básica do SESI Itaperuna, Liliane Freitas destaca a importância das competições para o desenvolvimento escolar dos alunos em diferentes aspectos. “No caso da OBA os estudantes são inseridos no universo científico em uma linguagem clara e acessível a cada faixa etária. Na Mostra de Foguetes, por outro lado, fica evidenciado o trabalho em equipe e a colaboração, tão importantes nos dias atuais”, disse ela, destacando ainda que “desde pequenas as crianças precisam ter acesso a diferentes tipos de informações, e ambos os torneios são excelentes para esta aquisição”.

Os resultados desta edição da OBA e da MOBFOG serão divulgados no segundo semestre. Aqueles estudantes que garantirem as maiores notas poderão representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, que vão acontecer em 2016.