Capa / INÍCIO / GERAL / Consumo de energia bateu recorde antes de apagão
Consumo de energia bateu recorde antes de apagão

Consumo de energia bateu recorde antes de apagão

O consumo de energia nas regiões Sudeste e Centro-Oeste bateu recorde cerca de 20 minutos antes do corte de energia registrado na segunda-feira (19), que atingiu pelo menos 11 estados, além do Distrito Federal. A informação está em relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgado nesta terça (20). De acordo com o documento, a carga recorde ocorreu às 14h32, quando as duas regiões demandaram 51.596 MW (megawatts), puxada pelo forte calor.

O recorde anterior de demanda por energia no Sudeste e Centro-Oeste havia sido registrado no dia 13 de janeiro: 51.295 MW.De acordo com o ONS, o corte ocorreu às 14h55 desta segunda. O órgão informou, em nota, que o problema foi causado por “restrição na transferência de energia das regiões Norte e Nordeste para o Sudeste, aliadas à elevação da demanda no horário de pico.”

Distribuidoras em estados das regiões Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste disseram que reduziram o fornecimento de luz após uma orientação do ONS, o órgão responsável pela gestão de energia no país. Uma das distribuidoras, a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), afirmou em nota que o corte foi programado, por determinação do ONS.
Também na segunda, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, negou que o pico de consumo de energia no Sudeste tenha sido responsável pela falta de luz. Segundo ele, o problema está ligado a uma falha na rede que transmite energia entre o Norte e o Sudeste do país.

Deixe um comentário