Cooperativa de produtores familiares de Natividade recebe registro de funcionamento

A Cooperativa dos Produtores e Agricultores Familiares do Noroeste Fluminense (Natcoop) recebeu o Registro Provisório de funcionamento das mãos do presidente do Sistema OCB/RJ (Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Rio de Janeiro) Marcos Diaz.

Estiveram presentes os representantes da Natcoop, o presidente José Braz de Souza e o conselheiro fiscal, Marcelo Vieira, a coordenadora de cooperativismo do município de Natividade, Vânia Cristina Gonçalves de Mendonça,  e a analista de monitoramento e desenvolvimento de cooperativas do Sescoop/RJ(Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), Sabrina Oliveira.

O presidente Marcos Diaz disse que o registro, apesar de provisório, é uma grande vitória para a cooperativa. Destacou também que a OCB/RJ está de portas abertas para atender a todas as demandas. “Temos o objetivo de defender politicamente os interesses dos cooperados e de capacitá-los para que as cooperativas tenham sempre continuidade”, afirmou Diaz.

“Esse registro vai mobilizar e incentivar os produtores da Natcoop. É o primeiro passo para o nosso crescimento. Agora poderemos usufruir dos benefícios do Sescoop/RJ, como os cursos de capacitação e teremos acompanhamento contábil, jurídico  e de monitoramento”, disse o presidente José Braz de Souza.

A Natcoop foi constituída em janeiro de 2013. Na ocasião o processo contou com o apoio técnico do Sescoop/RJ, por intermédio do analista do  Escritório do Cooperativismo da Região Norte/Noroeste, Willian Azevedo, e da Prefeitura Municipal de Natividade, através da Secretaria de Agricultura e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.  Esta parceria deveu-se ao Termo de Cooperação Técnica, firmado entre a Prefeitura de Natividade e o Sescoop/RJ em ações que objetivam o fomento, fortalecimento e divulgação do cooperativismo na região.

Atualmente, a Natcoop conta com 28 cooperados e fornece merenda escolar para as escolas da rede estadual e municipal de Itaperuna e Natividade. O Registro Provisório tem a duração de um ano. Neste período a cooperativa será avaliada. Caso sejam sugeridas alterações, deve adequar-se neste prazo para que possa receber o Registro Definitivo.

Da redação da Rádio Natividade – www.natividadefm.com.br