Drama: Natividadense vive há meses dentro de bueiro no Cruzeiro do Marambaia

Um caso triste, de total abandono do ser humano, chamou a atenção da reportagem da Rádio Natividade no final da tarde desta quarta-feira (24). Na comunidade rural do Cruzeiro do Marambaia, Natividade, um jovem de 24 anos, vive na mais completa miséria, no interior de um bueiro de escoamento de águas pluviais.

No local, completamente insalubre, jogado à própria sorte, exposto a chuva, frio, poeira e animais peçonhentos, o lavrador Lucas Ferreira Generoso, há cerca de cinco meses, passa seus dias, na maioria das vezes, com fome e sede.

Nossa equipe foi levada até o local – uma chácara, onde o proprietário lhe permitiu ficar apenas no perímetro do buraco – por policiais militares do DPO de Natividade, que descobriram o caso, durante patrulhamento de rotina.

– Independentemente de qualquer coisa, esse rapaz é um ser humano, que não pode viver nessas condições. É pior que qualquer animal. Ele relatou que a rotina de privações faz parte de sua vida. Enquanto agentes da lei, nos preocupamos também, pois desse jeito, passando necessidades, esse rapaz pode até mesmo, quem sabe daqui uns tempo, criar problemas para a comunidade. Quem tem fome fica desesperado, – disse um dos militares, que acompanhado de uma colega, levava alimentos para o rapaz.

Lucas Ferreira, que antes era lavrador no distrito de Bom Jesus do Querendo, onde possui família, recebeu nossa reportagem na porta do buraco onde vive e assim que percebeu que os policiais levavam pães e bolos, atacou o alimento com grande voracidade. Perguntado se estava com fome. Não respondeu. Também não precisava, a cena testemunhada por nós, já era o bastante.

– Sofri um acidente de moto há cerca de um ano e fiquei vários meses internado. Depois fui para casa, no distrito de Querendo, onde mora minha mãe. Acontece que por causa da batida, fiquei sem poder trabalhar. Então eles (familiares) colocaram minhas coisas na rua e me expulsaram de casa. Primeiro fiquei por lá, no Querendo, onde algumas pessoas me davam comida. Depois resolvi vir para Natividade e depois para aqui, onde o dono me deixa ficar dentro desta manilha, onde durmo e passou meus dias. Quando chove enche tudo de água. Pego essa espuma, que uso para dormir e vou ficar dentro de uma Kombi, que fica estacionada logo ali, – disse apontando para um veículo antigo estacionado em uma garagem improvisada dentro da propriedade.

A Rádio Natividade deverá procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social, para apresentar o caso deste jovem natividadense, cujo sonho é sair daquele buraco e ter uma vida no mínimo mais digna. Qualquer tipo de ajuda é bem vinda! Inclusive roupas. Ele tem cerca de 1,80 metros, magro e calça tamanho 42. Alimentos que não necessitem de preparo, como biscoitos, pães, enlatados, dentre outros – pois não existe cozinha – também serão aceitos. As doações poderão ser deixadas na emissora, à Rua Dr. Raul Travassos, 01, salas 202/203 – centro de Natividade.

ATUALIZAÇÃO 11h – Depois que o caso foi levado ao ar pela Rádio e mostrado no site, dezenas de pessoas já ligaram para a emissora e deixaram suas doações, que serão entregues no final do dia. A Secretaria Municipal de Assistência Social, também já manifestou e se comprometeu enviar, ainda hoje, uma equipe para avaliar o caso. Lucas, inclusive, já foi retirado do bueiro onde vivia. Um grupo de moradores do bairro do Pito, sensibilizados com sua situação, já o acolheram e ofereceram abrigo provisório. Ele já tomou banho, almoçou e de acordo com informações repassadas a reportagem da Rádio Natividade, deverá começar a trabalhar em breve, como ajudante em um lava-jato daquela região. As doações ainda são extremamente bem vidas. Roupas, cesta básicas, material de higiene e limpeza, dentre outros, poderão ser deixados na portaria da Rádio Natividade.

  • Reportagem e fotos: Vanderson Garcia/Rádio Natividade

RAPAZ CONTOU SEU DRAMA À NOSSA REPORTAGEM – OUÇA

 

DSC05659 DSC05660 DSC05661 DSC05662 DSC05664 DSC05665 DSC05666 DSC05667 DSC05668 DSC05669 DSC05670 DSC05671 DSC05672 DSC05674 DSC05675 DSC05676 DSC05678 DSC05679 DSC05682 DSC05683 DSC05684 DSC05686

24 respostas para “Drama: Natividadense vive há meses dentro de bueiro no Cruzeiro do Marambaia”

  1. Gente…não comecem a querer atacar nenhuma secretaria, ou orgão público,a ninguém… porque se a denúncia não chegar como eles irão saber, há necessidade da comunicação dos fatos, assim como foi feito agora. Parabéns aos que estão se prontificando a ajudar, ao radialista competente, Vanderson Garcia e aos PM’s que fizeram contatos importantes para que esta situação mudasse o rumo da história de Lucas, que Deus abençoe esta vida e que a família seja solidária a ele, assim como os Natividadenses foram…

  2. Meu DEUS

    não só a secretaria mas a população alguém faça alguma coisa tentem ajudar muito triste isso ai nem acreditei que em Nat tenha algo do tipo.
    Alguém que poder da um emprego esse rapaz.vamos ajudar ao próximo.

  3. Lamentável, estamos em período eleitoral não podemos esquecer disso, espero que alguma autoridade tome providências sobre o caso.

  4. Natividade precisa de voltar a encontrar um rumo. Uma cidade que já foi referencia na saúde e uma das cidades com melhor ensino medio do estado não pode continuar nessa situação.

  5. ESSA É A POLICIA Q A SOCIEDADE TANTO CRITICA!!!PARABÉNS SARGENTO FRANÇA E SOLDADO SANTANA, POLICIAIS DIGNOS DE LOUVOR!!! E PARABÉNS A SOCIEDADE NATIVIDADENSE Q AO TOMAR CONHECIMENTO DOS FATOS, DE IMEDIATO O AJUDOU!!! TENHO ORGULHO DESSA TERRA!!!

  6. Acho bonito dizer que não é culpa de nenhuma secretaria, mais temos que informar que tem que funcionar num sistema de parceria uma secretária com a outra e tenho certeza que tem agente comunitária naquele local e a secretaria de saúde tinha que comunicar este fato com a secretaria de Assistência, trocando em miúdos e o foto em que vivemos o total desgoverno de antes e a dificuldade de atual prefeito de arrumar a casa.

  7. segundo o ibge sobre cidades que diminuiram o numero de habitantes Natividade se encontra.aluguel carissimo,metro quadrado para compra mais caro que nas grades metropolis.emprego,ta brincando,como o cidadão vai solucionar.pronto,pediu,”teve”,resolveu,não roubou,não violentou direitos.beleza a comunidade socorreu. ele não pediu peixe ele pediu vara de pescar e ensinar como,não teve.Falta oportunidade.Aberturas para espansao de Micro e médias empresas e quiçá macro empresas através pulso administrativo para exigir de esferas maiores subsidios e oferecer dinanmica operacional atrativas para aquelas.Chega de Cidade de se não for funcionario publico municipa,estadual.federal,de banco,comercio,vai ser empregadinho de fulano,beltrano,filho de dr fulano,ajudantes de “profissionais”meia sola em diversas àreas, sem estudo profissional e qualificação se Intitulando como tal.

  8. Não é bem assim não, a história é bem outra. Ele bateu na própria mãe, por isso está fora de casa. Ele tem família. Sinto desmentir isso.

  9. acho que estar muito claro que ele é doente , e que isso ja poderia ter sido comunicado as autoridades competentes , perece ate piada esta sena pois nos sabemos onde encontrar recursos para ajudar , , este rapaz esta é com problemas de saude , ou alguem estava camuflando isso , coisa que aqui em natividade ´sendo um lugar em todos acolhe , jamais vejo isso , como

  10. E Denilson realmente aqui o povo perdeu a noçao,aluguel carissimos e casas e terrenos a venda por um absurdo em uma cidade que deixa muito a desejar em varios setores…

  11. VAMOS AJUDA ESTE RAPAZ INDEPENDENDO DO QUE ELE ERA OU FOI CA VEZ QUE NOS AJUDA DEUS DARA NÓS EM DOBRO, DEPENDO DE QUEM FOR CATÓLICA, EVANGELICO VAMOS MOSTRA QUE SOMOS CRISTÃO E VAMOS TRABALHA PARA ELE FREQUENTAR QUALQUER RELIGIÃO PARA ELE SERVI A DEUS PORQUE SEM ELE NÃO SOMOS NADA,ELE E FILHO DE DEUS TAMBÉM.

  12. Nós moradores do Cruzeiro do Marambaia estamos muito tristes e indignados com a redação do Natividade FM Online,pois colocou nossa comunidade como insensíveis,desumanos e que nunca fizemos nada por este rapaz.Saibam que fizemos sim, e ele que não quis ser ajudado,tentamos de tudo e ele se negava.Fez várias coisa erradas.Acho que q vcs teriam q procurar alguém da comunidade para conversar e saber realmente o q houve e o foi feito para ajudar. Faz parte em uma noticia,ouvir a versão de outras pessoas para saber realmente o que aconteceu,pois somos cruzeirenses com orgulho,somos humanos e sempre ajudamos ao ,próximo,mas desde que ele queira ser ajudado.Fica aqui nosso desabafo e estamos a sua disposição para esclarecer qualquer dúvida.

  13. Cara leitora, não sei se você se deteve em ler atentamente a matéria, que em momento algum acusa a comunidade (como você se ressente) de insensível, apesar do problema perdurar por cinco meses, sem que nada fosse feito para ajudar esse rapaz. No dia seguinte que nossa reportagem esteve no local e levou o caso ao conhecimento da população, esta se sensibilizou e prestou apoio e solidariedade. Enquanto jornalista e ser humano, pouco me importa a vida pregressa da pessoa, mas sim o quando um irmão está sofrendo. Em minha humilde concepção, esse tipo de discussão, pouco acrescenta a história. O que vale é que, pelo menos provisoriamente, graças ao bom coração do povo de Natividade, esse ser humano, não passa mais fome. Ainda assim, a emissora se encontra de portas abertas, caso queiram se manifestar. Forte abraço e obrigado pela leitura!

    Vanderson Garcia – Editor

Os comentários estão desativados.