Greve dos vigilantes poderá provocar o fechamento de agências bancárias de Natividade

Apesar da greve dos vigilantes bancários, deflagrada no final da manhã desta terça-feira (29), em algumas cidades do Norte/Noroeste Fluminense, fazendo com que muitas agências não abrissem as portas, o funcionamento foi normal em Natividade. No entanto, em conversa com a Rádio Natividade, o presidente do Sindicato da categoria, Luiz Carlos Rangel da Rocha, declarou que a paralisação poderá atingir também o município nos próximos dias.

– Começamos por Campos e Itaperuna, mas a tendência é de que o movimento se estenda a outras cidades ainda esta semana. Nesse primeiro dia de greve, a adesão foi de acordo com o esperado. Estamos cumprindo a lei, deixando 30% do efetivo nas agências, mas a tendência é que os demais companheiros também cruzem os braços para reivindicar por nossos direitos, – disse por telefone o sindicalista.

A categoria reivindica reajustes salariais, plano de saúde e outras melhorias, como ticket alimentação e jornada de trabalho de 44 horas semanais. A mobilização é por tempo indeterminado. A proposta apresentada até o momento pelo Sindicato Patronal (Sindesp/RJ) é de 7% de reajuste no salário, já embutida a inflação e com o ticket alimentação passando de R$ 10 para R$ 13, mas a categoria recusou.

A paralisação dos vigilantes interfere no atendimento ao público nas agências bancárias porque sem vigilantes, não há segurança nos bancos e por isso alguns serviços que mexem diretamente com o dinheiro são suspensos.

Da redação da Rádio Natividade

Em Itaperuna a maior parte das agência não funcionou nesta terça-feira/Leandro Viera - Rádio Itaperuna
Em Itaperuna a maior parte das agências não funcionaram nesta terça-feira – Foto:Leandro Vieira/Rádio Itaperuna