Invasão de ratos causa fechamento de creche no bairro Cantinho do Fiorello

Há quase uma semana, as mães residentes nos bairros Cantinho do Fiorello e Vila da Paz, não têm onde deixar seus filhos, que até então, eram assistidos pela creche municipal, mantida pela Prefeitura de Natividade. A paralisação das atividades, se deu pelo fato de o prédio que abriga a entidade ter sido invadido por ratos, colocando em risco a integridade física de dezenas de crianças que frequentam o local.

De acordo com uma mãe ouvida na tarde desta terça-feira (26), pela reportagem da Rádio Natividade, o problema teria sido detectado no último dia 20, quando diversos roedores foram encontrados no interior do imóvel, localizado ao lado de um valão a céu aberto, no qual corre parte do esgoto daquela comunidade.

– Desde quarta-feira passada depois do almoço das crianças, estamos enfrentando esse drama. Os ratos foram encontrados, a direção dispensou os alunos e comunicou o fato as mães, que desde então, não permitiram que seus filhos ficassem ali. O pessoal da prefeitura veio, colocaram veneno, mas não adiantou nada. Hoje (terça-feira), voltamos e a direção disse que para que as crianças ficassem, era preciso que as mães assinassem um termo, onde eles (prefeitura) se eximiam de qualquer responsabilidade sobre a integridade dos menores. Diante disso, ninguém assinou e todos foram embora. Acho absurdo o que está acontecendo! Preciso trabalhar! Tenho uma filha de dois anos, que está ficando esses dias com minha mãe, que é doente e tem problemas de coração. Fizeram a limpeza, mas não dá para confiar, pois as crianças ficam em colchões espalhados pelo chão e vulneráveis a doenças transmitidas pelos ratos. E isso é um verdadeiro perigo! – desabafou uma dona de casa, de 22 anos, que pediu para não ter o nome divulgado.

A emissora por diversas vezes, tentou contato com a secretária interina de educação, Cristiana Velasco Brum, mas a informação era de que ela se encontrava em reunião e assim que possível, retornaria a ligação, o que não ocorreu até o fechamento desta matéria. O celular pessoal da secretária também não atendeu aos chamados. Enquanto isso, há poucos metros dali, a obra na nova creche que está sendo construída no bairro, segue paralisada em meio ao matagal.

Da redação da Rádio Natividade – Fotos e reportagem: Vanderson Garcia

Mães do bairro, desde a semana passada, não tem onde deixar os filhos
Mães do bairro, desde a semana passada, não tem onde deixar os filhos
Esgoto à céu aberto correu ao lado da creche que abriga dezenas de crianças
Esgoto à céu aberto e espécie de ferro-velho ao lado da creche que abriga dezenas de crianças

DSC03490

Creche estava trancada com cadeado
Creche estava trancada com cadeado
Enquanto isso, o mato toma conta de obra da nova creche
Enquanto isso, o mato toma conta de obra da nova creche

DSC03492 DSC03493 DSC03494 DSC03495 DSC03496 DSC03497