Natividade é quinto município que mais recebeu ICMS Verde na Região Noroeste

Natividade figurou em 5º lugar em arrecadação do ICMS Verde, entre os 13 municípios da região Noroeste Fluminense. Os dados são relativos ao ano de 2013 e indicam uma arrecadação de R$ 623.336,00 no período de 12 meses. A primeira colocação no ranking regional, ficou por conta de Miracema, que viu entrar em seus cofres R$ 2.529.110,00. Se comparado a nível estadual, Natividade saltou da 71ª posição em 2012, para 65ª no ano passado.

Entenda como funciona o ICMS Verde:

O Índice Final de Conservação Ambiental (IFCA), que indica o percentual do ICMS Verde que cabe a cada município, é composto por seis subíndices temáticos com pesos diferenciados:

Tratamento de Esgoto (ITE): 20%
Destinação de Lixo (IDL): 20%
Remediação de Vazadouros (IRV): 5%
Mananciais de Abastecimento (IrMA): 10%
Áreas Protegidas – todas as Unidades de Conservação – UC (IAP): 36%
Áreas Protegidas Municipais – apenas as UCs Municipais (IAPM): 9%

Cada subíndice temático possui uma fórmula matemática que pondera e/ou soma indicadores. Após o cálculo do seu valor, o subíndice temático do município é comparado ao dos demais municípios, sendo transformado em subíndice temático relativo pela divisão do valor encontrado para o município pela soma dos índices de todos os municípios do Estado. Exceção feita ao índice de mananciais de abastecimento cuja fórmula já indica o índice relativo. Confira a tabela abaixo:

ICMS Verde

3 respostas para “Natividade é quinto município que mais recebeu ICMS Verde na Região Noroeste”

  1. Gostaria de saber como o município conseguiu esta proeza se não tem uma fossa filtro funcionando, se quiserem comprovar é só ir ao Loteamento Ilha no bairro Balneário e ver o esgoto vazando á céu aberto. Convivemos diariamente com baratas, ratos e bactérias.Para depois abrir o face e deparar com uma reportagem dessa.O bom disso tudo,é ter como pedir uma fiscalização do MP e comprovar que a maioria do que está escrito não sai do papel.Acorda meu povo!

Os comentários estão desativados.