Onda de furtos: Natividade dispõe de apenas uma viatura e dois policiais para patrulhar toda a cidade

O clima de insegurança, gerado pela onda de pequenos furtos em Natividade nos últimos dias, faz vir à tona um fato que talvez, nem todos saibam. É que de acordo com levantamento da Rádio Natividade, a cidade dispõe apenas de única viatura e a dois policiais militares, para patrulhar todo o perímetro urbano e zona rural, um universo superior a 10 mil pessoas, já que os distritos de Ourânia e Bom Jesus do Querendo, possuam suas próprias unidades (Ourânia sem viatura).

O município, que concentra a maioria esmagadora de sua população na sede, mantém um efetivo bem inferior, que a Porciúncula, por exemplo. Por ser a sede da 3ª Companhia, subordinada ao 29ª BPM, a vizinha pode contar com pelo menos, dez agentes nas ruas. A informação foi confirmada por um policial, que pediu para não ser identificado.

– Há pouco tempo atrás, Natividade contava com duas viaturas, mas não sabemos por qual motivo, uma foi retirada por ordem do comando. Na prática, somos três PMs por plantão, sendo que um, fica na sede do DPO para atender às chamadas e de lá não pode se afastar. É muito comum inclusive, estarmos atendendo uma ocorrência, que por vezes, demora horas para ser registrada e concluída na delegacia. Enquanto isso, as ruas estão vulneráveis. Fazemos o que podemos, mas é impossível estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Acho que a saída é boa vontade política, para solicitar reforço no policiamento da cidade. E isso depende das autoridades, ou seja, Prefeitura e Câmara de Vereadores, – relatou sob a condição de anonimato.

Da redação da Rádio Natividade

10 respostas para “Onda de furtos: Natividade dispõe de apenas uma viatura e dois policiais para patrulhar toda a cidade”

  1. Esta informação não parece ser real,pois é só verificar durante o dia o festival de viaturas (em frente ao Banerj),já cheguei a contabilizar 03 viaturas,estes roubos precisam ser esclarecidos,e a Policia sabe quem é!!!!!.

  2. Mesmo com um aparato pequeno, a PM de Natividade trabalha muito, e trabalha com excelência. Muitas pessoas, vítimas da cegueira da ignorância, ficam malhando a PM de Natividade. Isso é uma atitude covarde e de quem só quer ver o circo pegar fogo. Eu acredito e confio no trabalho da PM de Natividade. Criminalidade, baixa ou alta, existe em todo lugar, mas ficar dizendo que a PM de Natividade não está combatendo essa criminalidade é uma atitude vil e não procedente.

  3. Estes menores precisam apanhar sim,pois se os Pais não dão educação estão sendo coniventes com o futuro de prováveis delinquentes de amanhã,e olhe que estes roubos que estão acontecendo em nossa cidade menores estão envolvido.TEM QUE BATER SIM,NÃO ESPANCAR,pois a GERAL que a PM dá nestes delinquentes,logo após os Soldados são alvos de gozações e imitações idiotas realizada por estes MENORES.Tem que prender também e mandar para as autoridades responsáveis sumirem com estes marginais infratores de Natividade.

  4. “Há pouco tempo atrás, Natividade contava com duas viaturas, mas não sabemos por qual motivo, uma foi retirada por ordem do comando. Na prática, somos três PMs por plantão, sendo que um, fica na sede do DPO para atender às chamadas e de lá não pode se afastar. É muito comum inclusive, estarmos atendendo uma ocorrência, que por vezes, demora horas para ser registrada e concluída na delegacia. Enquanto isso, as ruas estão vulneráveis. Fazemos o que podemos, mas é impossível estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Acho que a saída é boa vontade política, para solicitar reforço no policiamento da cidade. E isso depende das autoridades, ou seja, Prefeitura e Câmara de Vereadores, – relatou sob a condição de anonimato.” Concordo em parte com o policial antônimo, considerando que o policiamento sempre foi assim em Natividade. O efetivo da polícia militar recebia reforço de Itaperuna e empregava praticamente todo o efetivo do DPO apenas em grandes eventos da cidade, o que é procedimento normal. Em 1983 e anos posteriores, recordo que apenas um policial militar e um policial civil, executavam serviço de vinte e quatro horas na delegacia de Natividade — não existia DPO da PM separado e nem mesmo viatura. Pois bem, os tempos mudaram, e com ele muita coisa! A Companhia Independente da Polícia Militar em Itaperuna transformou-se em Batalhão. Recordo também que, antes do município de Natividade sofrer uma queda brutal em seu número de habitantes de 20 mil para 15 mil, em números aproximados, na década de noventa; a cidade já contava com estrutura de policiamento aproximada do atual, ou seja, um PM em escala de expediente na sede do DPO ( na delegacia de polícia), e uma viatura com dois PMs patrulhando as ruas por plantão de vinte e quatro horas. Assim sendo, o que mudou? apesar do número de habitantes ter diminuído em Natividade e o policiamento ser praticamente o mesmo do passado recente; como bem diz a Rádio Natividade: “O clima de insegurança, gerado pela onda de pequenos furtos em Natividade…” é o preocupante assunto do momento na cidade. Por fim, concluo que não é só com polícia que se resolve o problema da criminalidade. Até concordo em parte, diante do quadro que se apresenta, com um reforço no policiamento da cidade, mas isso por si só não vai resolver ou reduzir a níveis toleráveis o índice de pequenos furtos, se outras medidas políticas e muito mais abrangentes não forem tomadas pela classe política de Natividade. E não adianta focar apenas nas polícias, ou ainda se for o caso, como é comum a algumas autoridades, na própria população por eventual descuido em relação aos seus bens.

  5. mas o menor pode matar furtar tranquilo né?. Como sempre querem denegrir a imagem da policia, mas quando se veem em perigo a quem recorrem?.

  6. Volto a repetir e alertar novamente meu ponto de vista .Natividade esta perdida, largada , sem prefeito , sem nada, povo sem dinheiro no desespero. Uma cidade que em poucos dias o ex-prefeito é cassado , comércio falido, polícia invade a prefeitura, ocorrendo vários crimes como roubo de carros na madrugada , roubos nas casas , a bandidagem solta e fazendo de tudo na cidade. Tenho vergonha e medo de morar aqui, tenho vergonha de trazer meus amigos pra festas e feriados em Natividade. A primeira oportunidade que tiver pra sair dessa cidade , eu vou embora pra nunca mais voltar. Coitado de quem investiu comprando terra, imoveis e no comercio da cidade, estão tudo entrando em falência!!! É o Fim

  7. Não adianta o reforço da PM( PROMETIDA PELO COMANDANTE)pois se o delinquente de menor não pode ser preso e continua fazendo roubos e usando drogas,a PM passa perto destes marginais e nem olha,eu já presenciei e várias pessoas presenciaram.A PM sabe quem são!!!!!.

  8. gente a defesa civil tem o plantao 24 horas porque nao vazer a ronda a noite tem viatura tem us guarda competente e gostam de mostra serviço porque eu lembro quando eles trabalhavam na rua ai robson fica minha sugestao

Os comentários estão desativados.