Ação educativa da Lei Seca em Itaperuna

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itaperuna, através do Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social (NICES) e da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde, além de demais equipes do setor, participou do evento de conscientização sobre a Operação Lei Seca (OLS), que aconteceu na cidade no último sábado (01/02), na Avenida Cardoso Moreira (em frente ao Hotel Top Center) e na feira livre (Beira Rio).

Organizado pelo Instituto Nacional de Aprendizagem no Trânsito (INATRAN), o evento teve o apoio técnico da equipe de conscientização da OLS, da Secretaria de Estado de Governo (SEGOV) do Rio de Janeiro. De acordo com Marcus Vinícius de Figueiredo Costa, coordenador da equipe de conscientização da OLS, o exemplo dos cadeirantes é algo excepcional. “É muito importante trabalhar com pessoas que são exemplos de superação. Pessoas que sofreram com a violência da combinação álcool e direção e que hoje, contam suas histórias. É importante que as pessoas entendam que nunca devem dirigir, após ingerir bebida alcoólica”, alerta.

O cadeirante Valdir Figueiredo Filho fez questão de deixar o seu recado: “nunca dirija depois de beber, esse é o recado importante a transmitir. Nós queremos conscientizar as pessoas que direção e bebida não é uma combinação legal. Nós não queremos que outras pessoas sofram com essa combinação perigosa [bebida e direção]”, afirma.

O evento, de caráter educativo, visou conscientizar e educar os cidadãos sobre responsabilidade e segurança no trânsito. Foram realizadas ações de prevenção para um trânsito mais seguro, livre da combinação bebida e direção. Além da ação desenvolvida na Avenida Cardoso Moreira, aconteceu ainda, panfletagem na feira livre.

A Secretaria de Saúde de Itaperuna, em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), disponibilizou panfletos e folders educativos que foram distribuídos durante a ação. Além disso, a Secretaria cedeu funcionários do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUT), e das equipes da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde e do NICES, que deram apoio logístico e técnico durante todo o evento.

Operação Lei Seca aumenta palestras e ações de conscientização

Educar para não precisar punir. Quase cinco anos desde seu início, em março de 2009, a Operação Lei Seca investe em ações de conscientização, lembrando motoristas do Estado do Rio de Janeiro, os malefícios da combinação entre álcool e direção. Palestras em escolas, empresas e universidades, além de ações educativas em bares, shows e locais de grande concentração de pessoas, fazem com que, cada vez mais, a população fluminense viva dias de mais paz no trânsito. As equipes de cadeirantes, vítimas da violência no trânsito, percorrem as ruas do estado distribuindo panfletos e adesivos, e compartilhando suas experiências de vida. (www.operacaoleisecarj.rj.gov.br).