Alerj reconhece comunidades de Arataca e Jacutinga como parte do município de Varre-Sai

A Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta terça-feira (24), em discussão única, o projeto de lei que retifica os limites intermunicipais que delimitaram a cidade de Varre-Sai, incluindo neles as comunidades de Arataca e Jacutinga, que, somadas, têm cerca de mil habitantes.

O autor da proposta, deputado Jânio Mendes (PDT), explicou que a proposta, reivindicação de moradores e vereadores de Varre-Sai, corrige um equivoco na delimitação contida na legislação. “Essas localidades são historicamente vinculadas a Varre-Sai. Há nelas escolas municipais, seus moradores são eleitores desta cidade”, exemplifica.

Mendes explicou que o erro foi detectado durante o Censo de 2007, quando o mapa do GPS utilizado pelo IBGE mostrou que os dois locais pertenciam, na verdade, à vizinha Porciúncula. “Foi quando percebemos que a legislação sobre os limites da cidade estava equivocada”, explicou o representante da comunidade de Arataca, Sebastião de Oliveira.

O projeto será enviado ao governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar a proposta.

Uma resposta para “Alerj reconhece comunidades de Arataca e Jacutinga como parte do município de Varre-Sai”

  1. É inacreditável que tudo isso estava acontecendo com Aratacas e Jacutinga, pois, há mais de cinquenta anos que sei que ambas pertencem a Varre-Sai, da qual recebem todos os benefícios da Prefeitura, como escolas, atendimentos médicos e outros. Brincadeira esta estupidez, ora graças a Deus reconhecido pelas autoridades.
    Parabéns Varre-Sai, foi dado a Cesar o que é de César e a Deus o que é de Deus!

Os comentários estão desativados.