Aumentam os casos de Dengue em Itaperuna

A Prefeitura Municipal de Itaperuna e a Secretária Municipal de Saúde, informam que a Vigilância Epidemiológica, responsável pelo monitoramento e controle de diversas doenças e agravos, identificou um recente aumento no número de casos de dengue no município a partir do final do mês de abril deste ano com 498 casos notificados e 73 confirmados. Portanto, o sinal de alerta foi acionado.

Isso tem sido detectado em várias cidades e Estados do Brasil, principalmente no interior de São Paulo. A partir destas informações, a Secretaria Municipal de Saúde contactou a Secretaria de Saúde do Estado do Rio, que deverá repassar recursos para otimização dos atendimentos em Itaperuna.

Neste sentido, informa que os atendimentos aos pacientes com suspeita de casos leves da doença devem procurar atendimento nos Postos de Saúde dos bairros, assim como os casos graves devem procurar atendimento na UPA (que atende crianças e adultos) ou no Posto de Urgência Municipal (que atende somente adultos). Tanto a UPA quanto o P.U. possuem sala de hidratação, a principal forma de tratamento dos casos mais graves.

Ciente da situação, a Prefeitura Municipal de Itaperuna solicitou mobilização extra de alguns setores públicos para incrementar mecanismos que possam ajudar no controle da situação, reduzindo o número de pacientes com dengue. Com isto a Coordenação Municipal de Vigilância Ambiental fez uma programação que inclui mutirões de ações, particularmente nos bairros onde se detecta uma maior proliferação do Aedes aepypti e/ou onde se identificam maior número de casos da doença. As ações de rotina feitas por estes setores já incluem o controle domiciliar e peri-domiciliar dos mosquitos (apesar de possíveis escapes, com proliferações que podem sobressair e fugir do esperado).

É necessário que as pessoas permitam o acesso dos profissionais da saúde em suas casas e quintais, para um trabalho mais eficaz. E é muito importante saber que o carro fumacê só deve ser utilizado em casos particulares, com identificação e indicação técnica feita pela Coordenação Municipal de Vigilância Ambiental, pois seu uso inadequado costuma ser desastroso, com sérias repercussões nos ecossistemas. E todos devem aplicar o passo-a-passo da figura abaixo, o que não leva mais de 10 minutos e pode trazer grandes benefícios para cada cidadão, sua família, seu bairro e todo o município.

Com informações do Blog Nino Belieny