Bispo Emérito de Campos, Dom João Corso é velado na Catedral Diocesana

Uma missa de corpo presente foi realizada na manhã desta quinta-feira (16/10), às 7h, em homenagem ao Bispo Emérito de Campos Dom João Corso, morto na manhã da última quarta-feira (15/10). A missa foi celebrada pelo Padre Fabiano Goulart na Catedral de Campos e durante o dia mais duas missas serão realizadas, uma às 12h e outra às 15h.

O corpo do religioso chegou a Campos durante a madrugada, por volta das 2h30, e será enterrado às 16h na Basílica Menor da Catedral, local reservado à eclesiásticos. Dom João Corso será o terceiro religioso a ser sepultado na Basílica Menor, no local já estão enterrados os corpo de Dom Octaviano de Albuquerque e do Monsenhor João de Barros Uchôa, fundador da Catedral de Campos.

Dom João Corso era natural de Cajobi, em São Paulo, e concluiu doutorado em Direito Canônico pela Universidade pontifícia Salesiana de Roma, em 1957, com diploma em sociologia pastoral (Roma), em regência e canto gregoriano (Rio de Janeiro) além de outras especializações pastorais.

Ele foi nomeado bispo de Campos pelo, então, papa João Paulo II, no dia 12 de outubro de 1990, Corso foi empossado no dia 08 de dezembro do mesmo ano, na festa da Imaculada Conceição de Maria presidida por Dom Carlos Alberto Navarro, seu antecessor, já arcebispo de Niterói, se tornando o quinto Bispo de Campos.

Por motivos de saúde, o religioso pediu exoneração e desde 22 de novembro de 1995, passou a responder como administrador apostólico, tarefa desempenhada até a sua ordenação e posse de Dom Roberto Gomes Guimarães seu sucessor. Dom João Corso foi presidente do Tribunal Eclesiático Regional do Rio de Janeiro.

Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Ferrería Paz, falou nesta quarta-feira sobre Dom João Corso.

“Ele deixa um legado muito grande. Foram muitas ações positivas em Campos, sobretudo por ter criado um clima de paz, que possibilitou a aproximação com os tradicionalistas”, disse.

Dom Roberto Ferrería destaca que Dom João Corso deu uma dimensão mais dinâmica a Diocese de Campos.“Ele foi o responsável pela criação de seis paróquias, criou o seminário em Varre Sai e reformou a residência da Diocese. Deixou uma marca salesiana muito importante. Temos todo um complexo educativo salesiano por conta de suas ações”, destacou.

“Dom João morou muito tempo em Roma e teve dificuldade em se adaptar em nosso clima, que é tropical. Estava acostumado com o clima europeu. Por isso, à época, gostava de morar em Varre Sai, por ser uma cidade montanhosa. Nos últimos anos, vivia na casa dos padres idosos, em São Paulo, uma casa salesiana, pois ele era salesiano”, finalizou.

Com informações do Ururau e Campos 24 Horas – Foto: Reprodução/Ururau

* Flagrou algo interessante? Fotografou? Alguma reclamação? Envie para participe@natividadefm.com.br ou via WhatsApp para (22) 9 9877 – 7187

Uma resposta para “Bispo Emérito de Campos, Dom João Corso é velado na Catedral Diocesana”

  1. Foi uma grande a alegria ter convido com Senhor em Natividade e também no Ministério da Eucaristia quando fomos investidos no ano de l992, e agradeço a DEUS por tudo o que Sr. foi, um servo de DEUS cheio de humildade e AMOR por seus fiéis, coisa rara de encontrar nos dias de hoje a saudade nunca me deixará esquecer do Senhor. Descanse em PAZ Dom Jõao Corso.

Os comentários estão desativados.