Bom Jesus do Itabapoana recebe projeto de capacitação profissional

Bom Jesus do Itabapoana é mais um município a receber o projeto de capacitação profissional gratuito pilotado, desde 2010, pelo SESI/SENAI em parceria com o Rotary Internacional. Na cidade, inicialmente serão qualificados 20 alunos no curso de Mecânico de Motocicletas do SENAI Rio, cuja carga-horária é de 300 horas/aula. As aulas vão acontecer de segunda a quinta-feira, no turno da noite.

Pedagoga do SENAI Rio, Veronica Zanon se reuniu com a turma para detalhar informações sobre o curso. Também participaram do encontro o presidente do Rotary Club de Bom Jesus do Itabapoana, Aloisio Teixeira, e demais representantes da entidade no município.

Com o objetivo de promover a inclusão social e o desenvolvimento local, a iniciativa começou na região Norte Fluminense, com o apoio da unidade SESI/SENAI de Campos, tendo como ponto de partida o município de São Fidélis. O projeto chegou ao Noroeste no segundo semestre de 2014, com 60 vagas distribuídas nos cursos de Almoxarife, Auxiliar Administrativo e Eletricista Predial do SENAI Rio em Santo Antônio de Pádua.

A parceria engloba ainda o oferecimento de cursos de educação alimentar do Programa SESI Cozinha Brasil para a comunidade. Em maio, está prevista a capacitação de cerca de 200 alunos de Bom Jesus do Itabapoana e Santo Antônio de Pádua, que receberão aulas práticas e teóricas sobre o aproveitamento integral de alimentos.

Os cursos gratuitos são oferecidos para a comunidade de acordo com demandas locais, principalmente onde não existam unidades SESI e SENAI, proporcionando ao cidadão o acesso ao ensino profissionalizante e a facilidade de inserção no mercado de trabalho. “A existência deste projeto é de suma importância para dar oportunidade às pessoas mais carentes e que vivem em cidades onde o acesso à qualificação profissional é mais restrito”, afirmou Gregory Guzowski, gerente executivo do SESI/SENAI na região Noroeste Fluminense.

“A ideia é expandir o projeto para outros municípios, tanto do Norte quanto do Noroeste, ainda este ano”, afirmou o mentor da iniciativa, Américo Xavier Maia Neto, conselheiro da Representação Regional FIRJAN/CIRJ Norte Fluminense. Pela parceria, o Rotary é responsável por estruturar o espaço para as aulas, acompanhar o desenvolvimento dos cursos, dando todo o suporte, ao lado do SESI/SENAI, às cidades que recebem o projeto. O órgão contribui ainda na seleção de candidatos para inscrição nos cursos.

Segundo Américo, a parceria já formou, no Norte Fluminense, mais de 1.700 profissionais em cursos do SENAI e em capacitações do Cozinha Brasil, nos municípios de São Fidélis, Conceição de Macabu, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.