Começa a etapa escolar da Olimpíada do Conhecimento no Noroeste Fluminense

A primeira etapa da Olimpíada do Conhecimento 2015, maior evento de educação profissional das Américas, começou nesta segunda-feira, dia 8, nas unidades SENAI de Itaperuna e Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense, e Campos e Macaé, no Norte do estado. As duas regiões contam com um total de 85 competidores nas seguintes ocupações: Estrutura Metálica, Caldeiraria, Eletricidade Predial, Eletricidade Industrial, Mecânica de Manutenção, Mecânica de Usinagem, Operações de Logística, Automação e Soldagem.

A fase escolar desta edição da Olimpíada do Conhecimento segue até sexta-feira, dia 12, quando serão selecionados competidores de cada uma das unidades para participação na etapa estadual do torneio. Essa fase acontecerá de 29 de junho a 3 de julho em polos de competição distribuídos no estado. A Olimpíada do Conhecimento terá ainda as fases nacional e internacional.

Durante a abertura da etapa escolar do torneio na unidade SENAI Itaperuna, o gerente executivo do SESI/SENAI na região Noroeste Fluminense, Gregory Guzowski, deixou seu apoio aos competidores. “Nós sabemos que vocês são capazes de alcançar a vitória. Por isso, acreditem, mostrem seus diferenciais e superem os desafios”, declarou Gregory.

Paralelo à competição, na unidade SENAI Itaperuna também acontecerá a 1ª Semana SENAI do Conhecimento. O evento é gratuito e será realizado entre os dias 9 e 11, das 9h às 16h. Além de acompanhar as disputas da etapa inicial da Olimpíada do Conhecimento, os participantes poderão conferir projetos desenvolvidos pelos estudantes, receber orientação em diversas áreas do conhecimento e conhecer equipamentos e recursos que o SENAI Rio dispõe para o exercício da prática profissional. 

Saiba mais sobre a Olimpíada do Conhecimento – O torneio funciona como uma vitrine para o mercado de trabalho. Nele, os participantes são desafiados a realizar tarefas semelhantes às que enfrentariam em situações reais do dia a dia mundo do trabalho. O desempenho deles estabelece o padrão de excelência das práticas das ocupações e também serve para avaliar a formação técnica oferecida pelo SENAI. Esses indicadores mostram o grau de domínio dos técnicos das novas tendências tecnológicas utilizadas pelo setor produtivo e mudanças nos perfis profissionais, além de orientar a atualização dos currículos nas escolas.

Em todo o estado do Rio serão 800 alunos e ex-alunos do SENAI Rio participando simultaneamente da etapa escolar da Olimpíada do Conhecimento 2015.