Comunidade rural de Varre-Sai passa a ser atendida pela telefonia celular

Começaram a ser instaladas, as primeiras antenas do Programa Vozes da Produção, da Secretaria Estadual de Agricultura, para telefonia celular e internet 3G nas áreas rurais do Rio de Janeiro. A chegada dessa tecnologia, com a implantação inicial de dez antenas, irá beneficiar cerca de 500 mil pessoas, especialmente aquelas que vivem nas áreas rurais, transformando o interior do estado. A inclusão digital permitirá melhorar a condição de vida da população do campo, oferecendo novas oportunidades de emprego e comunicação, seja através das redes sociais ou de aplicativos digitais, possibilitando o acesso a informações.

De acordo com informações do governo do estado, um equipamento já foi instalado na comunidade de Jacutinga, no município de Varre-Sai, beneficiando dezenas de famílias locais. Com investimento do Banco Mundial no valor de R$ 18 milhões, o Programa Vozes da Produção pretende expandir a instalação de antenas em microbacias de 42 municípios atendidos pelo Rio Rural, entre os quais Natividade. Para a realização desta etapa será feito ainda, estudo de viabilidade técnica.

Da redação da Rádio Natividade

* Flagrou algo interessante? Fotografou? Alguma reclamação? Envie para participe@natividadefm.com.br ou via WhatsApp para (22) 9 9877 – 7187

Torre sendo instalada na zona rural de Varre-Sai
Torre sendo instalada na zona rural de Varre-Sai

3 respostas para “Comunidade rural de Varre-Sai passa a ser atendida pela telefonia celular”

  1. Toda a Zona Rural será atendida ao longo de 2014 e 2015. São dois projetos financiados pelo governo do estado e governo federal. E ainda há uma determinação judicial que a Vivo e Claro atendam a 90% da Zona Rural até fim de 2014.

  2. Internet e telefonia na zona rural terão expansão este ano.

    A ampliação da cobertura de internet na área rural será um dos destaques deste ano no processo de massificação da banda larga no Brasil. A afirmação foi feita pelo secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, na abertura do 36º Encontro Tele.

    Até junho deste ano, 30% dos municípios brasileiros terão de contar com serviços de voz e dados em uma área de até 30 quilômetros de sua sede. Até o fim de 2014, esse percentual terá de abranger 60% de todas as cidades.

    O compromisso foi assumido pelas operadoras de telecomunicações que venceram os leilões das faixas de frequência de 2,5 GHz e 450 MHz, realizados em 2012 pela Agência Nacional de Telecomunicações. “Isso deve ser acompanhado e o ministério vai promover ações para que essa meta seja cumprida de maneira adequada”, garantiu o secretário.

    Em sua palestra sobre os próximos passos da massificação da banda larga móvel no país, Martinhão frisou a importância da licitação da faixa de 700 MHz, prevista para este ano. Atualmente, essa frequência é ocupada por emissoras de TV aberta, mas deverá ser destinada para a ampliação da cobertura de 4G, quando o sinal analógico de TV for desligado.

Os comentários estão desativados.