Em Miracema lobo-guará é resgatado após invadir residência e assustar moradores

Considerado um animal ameaçado de extinção, um lobo-guará causou grande susto aos moradores de uma residência situada na Rua Estorgilda Dias Sentineli, no Jardim Bervely, Miracema. Por volta das 23:30h desta quarta-feira (29), uma dona de casa notou a presença do animal no banheiro de casa e se assustada, correu em direção à rua em busca de ajuda, deixando o animal trancando no interior do imóvel.

A Polícia Militar foi acionada, que por sua vez, solicitou auxílio do Corpo de Bombeiros de Santo Antônio de Pádua.

– Como não dispomos de equipamentos especiais para este tipo de captura, acionados os colegas dos bombeiros para executarem o serviço, para não ferir o animal e não trazer riscos às pessoas. Ele estava acuado e poderia atacar para se defender. Provavelmente o lobo- guará entrou na residência em busca de alimento, pois encontrou o portão aberto o que  facilitou a invasão, – descreveu um dos policiais que participaram da ocorrência.

Com a chegada dos bombeiros, o animal foi contido e devolvido à natureza, numa Área de Proteção Ambiental (APA) existente no município de Miracema.

O animal:

O lobo-guará é um animal silvestre de hábitos solitários, não formam alcateias como fazem ouros lobos, e noturnos, preferem caçar à noite. Se alimentam principalmente de aves, roedores, raízes e algumas espécies de frutos. No Brasil podemos encontrar o animal na região da Chapada dos Veadeiros, Serra da Canastra, Parque das Emas, Serra do Cipó, Chapada dos Guimarães, Ilha Grande, Reserva Ecológica do Roncador e Serra da Bocaina. Em seu habitat natural, o animal vive em média durante 20 anos.