Capa / INÍCIO / DESTAQUE / Itaperuna inicia projeto para garantir alimentação do gado na seca
Itaperuna inicia projeto para garantir alimentação do gado na seca

Itaperuna inicia projeto para garantir alimentação do gado na seca

Com o objetivo de garantir a alimentação do gado em períodos de estiagem, foi iniciado em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, um projeto de pesquisa participativa entre produtores de leite da microbacia Córrego das Posses e o programa estadual Rio Rural. O trabalho integra as ações de mitigação dos efeitos da falta de chuvas na produção familiar e é realizado juntamente com a Associação dos Produtores Rurais do Vale do Muriaé.

De acordo com a Secretaria de Agricultura, no mês passado, o coordenador do Núcleo de Pesquisa Participativa do Rio Rural Luiz Antônio de Oliveira, da Pesagro-Rio, se reuniu com a presidente da associação, a agricultora Eliane Cordeiro Rangel, com objetivo de planejar a implantação de unidades de pesquisa para produção de variedades de cana adequadas à alimentação animal.

Segundo Luiz Antônio, o principal resultado do projeto será a implantação de um banco para multiplicar o uso da cana forrageira na microbacia.

“A associação vai produzir e fornecer as variedades de cana forrageira RB 867515 e RB 739735. Este trabalho proporcionará material com a genética adequada para que os criadores possam introduzir em seus sistemas produtivos este tipo de suplementação alimentar animal”, explicou Luiz Antônio.

As variedades estão previstas para serem instaladas em setembro deste ano. Em agosto, 43 produtores da associação vão participar de uma oficina, para trocar experiências sobre o manejo do sistema de produção.

Com informações do G1