Capa / INÍCIO / DESTAQUE / Itaperuna irá sediar etapa de ciclismo do Audax Rio neste domingo
Itaperuna irá sediar etapa de ciclismo do Audax Rio neste domingo

Itaperuna irá sediar etapa de ciclismo do Audax Rio neste domingo

O município de Itaperuna,  irá sediar uma etapa da série de provas de ciclismo do Audax Rio, com o percurso de 200 km. O evento será realizado neste domingo, 12, com largada na Praça Romualdo Monteiro de Barros, em frente ao Terminal Rodoviário Papa João Paulo II, às 8 horas.

O evento faz parte da série classificatória internacional dos Brevets Randonneurs Mondiaux, que levará atletas de todo o País para pedalar no mês de agosto, na França (Paris-Bres-Paris), prova de 1.200 km que reunirá cerca de 6 mil ciclistas de todo mundo.

O Audax se constitui em provas de ciclismo de longa distância não competitivas. Os atletas terão até 13 horas e 30 minutos para percorrer os 200 km, saindo de Itaperuna sentido Italva/RJ, retornando à cidade, para depois seguir até a cidade mineira de Muriaé e retornar novamente a Itaperuna. Ao longo do caminho os atletas deverão passar por postos de controle e carimbar seus “passaportes” até completar o percurso.

Neste tipo de prova a premiação é o “Brevet”, que é homologado pelo Audax Club Parisien e dá direito ao atleta de participar de provas de 300 km. A série completa para carimbar a ida para Paris é feita de quatro provas, com 200 km, 300 km, 400 km e 600 km.

Como não se trata de competição, a prova atrai atletas diversos, com diferentes tipos de condicionamento, bicicleta e motivação. Enquanto alguns fazem da prova uma oportunidade de pedalar entre amigos e explorar a região com mais segurança, outros a utilizam para medir suas forças com outros atletas. Ainda há aqueles que buscam a superação dos seus próprios limites físicos e psicológicos. Esse é o espírito do Audax, do primeiro ao último, todos são vencedores.

O evento também traz uma grande visibilidade às cidades por onde passa. O Audax é basicamente um cicloturismo com metas de rendimento, sendo este tipo de prova um grande incentivo ao turismo. Os roteiros por onde a prova já passou viraram rotas extremamente visitadas por turistas ao longo de todo ano. Além disso, ao sediar a prova, a cidade se insere num calendário internacional, com uma divulgação espontânea fora do País, sobretudo na França, país de origem do evento.

Realizado no Estado do Rio de Janeiro desde 2007, o Audax Rio já percorreu cidades como Angra dos Reis, Paraty, Volta Redonda, Rio de Janeiro, Niterói, Paraíba do Sul, Rio das Ostras, Macaé, Campos dos Goytacazes e, agora, chega a Itaperuna.

As provas do Audax Rio são uma realização da Pedal 2 e da Sports Noroeste, com supervisão da Fecierj (Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro), apoio da Prefeitura Municipal de Itaperuna e é homologado pelo Audax Club Parisien.

ETAPA EM ITAPERUNA – Em Itaperuna, o evento será realizado no próximo domingo, 12, e a largada será na Praça Romualdo Monteiro de Barros, em frente ao Terminal Rodoviário Papa João Paulo II, às 8 horas. Além da prova de 200 km, que vale Brevet internacional, os atletas poderão se inscrever para pedalar distâncias menores, com desafios de 50 km e 100 km. Todo o evento contará com estrutura de alimentação e hidratação completa, além do apoio das cidades por onde passará.

Com informações da Agência Comuniqque