Jovens do serviço militar são capacitados em Porciúncula e Itaperuna

Através da parceria junto ao Ministério da Defesa, o SENAI Rio iniciou, este mês, a qualificação profissional de mais 71 jovens em fase de conclusão do serviço militar obrigatório em Itaperuna e Porciúncula.

Em Itaperuna, 21 recrutas estão recebendo capacitação no curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, cujas aulas são realizadas na unidade SENAI na cidade. Outros 13 jovens cursam Operador de Computador e frequentam aulas na Unidade Móvel do SENAI Rio de Tecnologia da Informação (TI), estacionada no pátio da unidade do Tiro de Guerra de Itaperuna.

Já em Porciúncula, são 19 oportunidades no curso de Pintor de Obras e 18 no de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão. As atividades de ambos os cursos acontecem na unidade do Tiro de Guerra na cidade, em salas de aula e oficinas preparadas para o desenvolvimento da formação profissional.

O SENAI Rio e o Ministério da Defesa oferecem, em todo o estado, cursos em diversas áreas, com duração de 160 a 320 horas. O principal objetivo é que recrutas das três forças (Aeronáutica, Exército e Marinha) tenham uma qualificação profissional para facilitar a entrada no mercado de trabalho. “Certamente esses cursos farão a diferença na vida desses jovens, visto que ao término do serviço militar obrigatório eles sairão também com uma profissão”, disse Rodolfo Lima Martins, chefe de Educação Profissional do SENAI no Noroeste Fluminense.