Capa / INÍCIO / DESTAQUE / Lançado documentário sobre Folias de Reis da Região Noroeste
Lançado documentário sobre Folias de Reis da Região Noroeste

Lançado documentário sobre Folias de Reis da Região Noroeste

Uma das mais ricas expressões de cultura popular do Noroeste Fluminense, a Folia de Reis é tema de um documentário que o SESI Cultural lançado nesta sexta-feira, dia 10, em Itaperuna. A obra “Folia, Fé e Reis” resgata a história desta tradicional manifestação de religiosidade, que sobrevive há séculos pela força da fé e da sabedoria de mestres e foliões.

Durante 39 minutos, o filme retrata a preparação, o cortejo de natal e a festa do arremate da Folia de Reis Estrela do Oriente, do mestre Niquinho. Além disso, traz imagens do Encontro de Folias de Reis, promovido pelo SESI Cultural em dezembro do ano passado, em Itaperuna, que reuniu mais de quatro mil pessoas no calçadão da Avenida Cardoso Moreira, a principal da cidade.

“O objetivo é mostrar como a Folia de Reis carrega valores profundos da alma do povo simples do interior. A obra é também uma homenagem aos foliões, que com total desprendimento levam sua arte e devoção pelas ruas e casa de nossa terra”, disse Olga Acosta, chefe do setor de Cultura do SESI Itaperuna.

O documentário foi dirigido por Othon Ribeiro, formado em Cinema e TV pela Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de Los Baños, em Cuba. Ao longo da carreira, já atuou como diretor de Fotografia do programa Globo Ciência, da Rede Globo, e foi professor da Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Logo após a apresentação de “Folia, Fé e Reis”, Othon Ribeiro e mestre Niquinho participam de um bate-papo com o público.

No mês de agosto, o Teatro SESI Itaperuna terá outras quatro sessões para exibição do documentário, nos dias 6, 13, 20 e 27.

Atração integra o X-Tudo SESI Cultural

O lançamento de “Folia, Fé e Reis” marca o início do X-Tudo SESI Cultural na cidade, projeto que busca democratizar o acesso à cultura no estado do Rio de Janeiro. A ação leva ao palco do Teatro SESI Itaperuna um panorama do cenário cultural da atualidade, abrindo espaço tanto para artistas já reconhecidos nacionalmente como para talentos locais.

A programação do X-Tudo continua neste sábado, dia 11. Desta vez, a banda Moby Jam sobe ao palco com o show “Sem Juízo”, a partir das 20h. Na estrada desde 2006, os músicos Marcelo Vargas (vocal e guitarra), Elson Braga (baixo) e Augusto Borges (bateria) têm a proposta de fazer o resgate do bom e velho rock’n roll, com repertório de músicas autorais e clássicos do rock nacional.

Os ingressos custam R$ 10 e podem ser adquiridos antecipadamente no atendimento do SESI Itaperuna, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, ou a partir de duas horas antes do início do show, na bilheteria do Teatro.

Para consultar a programação completa do X-Tudo SESI Cultural, que passará por diversas cidades do estado, acesse www.firjan.org.br/xtudo.