Capa / INÍCIO / DESTAQUE / Programa Estradas da Produção recupera acessos vicinais na zona rural de Varre-Sai

Programa Estradas da Produção recupera acessos vicinais na zona rural de Varre-Sai

Uma mistura de pedras de números um e zero e pó de pedra, conhecida como bica corrida, está fazendo a diferença na durabilidade da manutenção das estradas vicinais nas áreas rurais do estado, facilitando o escoamento de produtos agropecuários e a trafegabilidade da população do campo.

O Programa Estradas da Produção, da secretaria estadual de Agricultura, que desde sua criação, em 2010, já realizou recuperação e manutenção em quase 30 mil quilômetros dessas vias, inicia mais uma etapa de aplicação desse revestimento primário. Serão aplicados 34 mil m³ do material em estradas de microbacias atendidas pelo Programa Rio Rural, com investimento de R$ 3,5 milhões.

A presidente da Emater-Rio e coordenadora do Estradas da Produção, Stella Romanos, explicou que as vicinais beneficiadas foram indicadas a partir do diagnóstico dos Cogems – Comitê Gestor de Microbacias, e integram o Plano Executivo da Microbacia. No documento, a avaliação técnica apontou a necessidade do revestimento em determinadas vias como forma de garantir maior durabilidade na sua manutenção.

Os trabalhos iniciados nos municípios de Varre-Sai, Itaocara e Itaperuna estão deixando os produtores e suas famílias satisfeitos com a melhoria da trafegabilidade das vias. José Ferreira Pinto, produtor de café em Varre-Sai e diretor da Coopercanol – Cooperativa de Produtores de Café do Noroeste Fluminense, acredita que as condições das estradas facilitarão muito o escoamento da cafeicultura da região. A localidade de Morro do Espelho, por onde o trabalho foi iniciado, reúne o maior número de produtores no município.

No final de Junho, em Itaperuna, as equipes do Estradas da Produção de todo o estado passaram por treinamento para aplicação de bica corrida. O investimento na capacitação dos técnicos do programa teve como objetivo padronizar os procedimentos utilizados para a aplicação do material, garantindo a qualidade dos resultados.

Da redação da Rádio Natividade