Faetec abre inscrições para 1312 vagas no Norte e Noroeste do Estado

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, abriu, nesta sexta-feira (1º/08), inscrições para 1312 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional para o Norte e Noroeste do Estado. Os candidatos têm até o dia 10 de agosto para se inscreverem através do site da Fundação (www.faetec.rj.gov.br), através do link “Inscrições para os cursos FIC de Qualificação Profissional”.

Segundo pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego nos últimos 10 anos tem caído em média de 12,4% para 5,4% ao ano. O dado positivo revela que as empresas estão contratando mais, porém para conquistar boas colocações no tão sonhado mercado de trabalho é preciso estar bem qualificado e preparado para os desafios profissionais.

A Fundação também apresenta 40% de crescimento na oferta de cursos em relação ao ano passado. Com o fechamento desta última rodada, de mais de 20 mil vagas em todo o Estado, foram distribuídos um total de 241.116 oportunidades este ano, 70 mil a mais que em 2013. Para se candidatar é preciso ter o Ensino Fundamental completo e, dependendo do curso, a idade mínima que varia de 14 a 18 anos. Todos os cursos têm duração de 12 semanas, exceto o de NR-10 Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade, com duração de um mês.

Os destaques desta rodada são os cursos de Auxiliar de Recursos Humanos, Assistente de Operações de Logística e Auxiliar Administrativo.

De acordo com o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Tande Vieira, a Faetec se destaca pelo trabalho contínuo no atendimento das necessidades da sociedade fluminense por meio de uma formação de qualidade.

“Oferecemos uma variedade enorme de oportunidades para aqueles que buscam inserção rápida no mercado de trabalho. Estamos dando continuidade à nossa política de qualificação profissional abrindo mais uma rodada de vagas para os cursos profissionalizantes gratuitos da Faetec, a última do ano. São cursos que atendem à crescente demanda por mão de obra dos setores da economia do nosso Estado, e por isso a procura costuma ser bastante grande. A formação técnica é uma excelente porta de entrada para o mundo do trabalho”, diz o secretário.

Para a presidente da Fundação, professora Maria Cristina Lacerda, as vagas oferecidas são uma boa oportunidade para quem deseja entrar preparado no mercado de trabalho neste período de fim de ano.

“Os formandos da Faetec são bem aceitos pelo mercado de trabalho, porque absorvem com garra o que aprendem em sala de aula. Investir em educação é a melhor forma de se manter atualizado as novas necessidades que são exigidas pelas empresas. Aqueles que se dedicam mais ao estudo por consequência acabam conquistando melhores oportunidades”, destaca a presidente.

O sorteio público das vagas será realizado no dia 11 de agosto, a partir das 9 horas, e a listagem completa publicada no site logo no dia seguinte. Após a publicação, os candidatos sorteados terão entre os dias 12 e 18 para efetivar a matrícula. As aulas começam em 29 de setembro.

Noroeste Fluminense: 420 vagas

Cetep Itaocara – 150 vagas

Almoxarife

Auxiliar Administrativo

Auxiliar de Recursos Humanos

Auxiliar Financeiro

Promotor de Vendas 

Cetep Laje do Muriaé – 190 vagas

Almoxarife

Assistente de Operações de Logística

Auxiliar Administrativo

Auxiliar de Recursos Humanos

Auxiliar Financeiro

Confeiteiro

Manicure e Pedicure

Maquiador

NR-10 Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade

Salgadeiro

Cetep São José de Ubá – 80 vagas

Auxiliar Administrativo

Manicure e Pedicure

Pedreiro de Alvenaria

Fonte: Ururau

Polícia apreende pássaros silvestres em Porciúncula

Um homem foi detido nesta sexta-feira (01), em Porciúncula, acusado de tráfico de animais silvestres. Policiais militares do Grupamento de Ações Táticas (GAT) realizavam patrulhamento de rotina, quando desconfiaram de um veículo, na estrada da Cachoeirinha, zona rural do município.

No interior do automóvel, que seguia de Espera Feliz para Porciúncula, os agentes localizaram cinco gaiolas e um alçapão, que transportavam cinco trinca-ferros. As aves, de acordo com o acusado, seriam vendidas para um morador da cidade, pelo valor de R$ 500. Os animais foram apreendidos e serão após avaliação especializada, devolvidos à natureza. Já o envolvido, foi autuado por crime ambiental na 139ª Delegacia Legal e deverá responder em liberdade.

Da redação da Rádio Natividade

* Flagrou algo interessante? Fotografou? Alguma reclamação? Envie para participe@natividadefm.com.br ou via WhatsApp para (22) 9 9877 – 7187