“Como reduzir sua tarifa de energia elétrica” é tema de curso oferecido a empresários da região

Empresários e gestores de indústrias da região participaram, nesta terça-feira, dia 4, do curso “Como reduzir sua tarifa de energia elétrica”, promovido no auditório da Representação Regional FIRJAN/CIRJ Noroeste Fluminense, em Itaperuna. A realização foi do Sistema FIRJAN, através dos cinco sindicatos patronais da região, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

De acordo com o palestrante Fábio Dias, engenheiro eletricista e consultor da CNI, saber analisar adequadamente a composição da conta de energia elétrica é o ponto inicial para reduzir custos. Para isso, os participantes foram orientados a identificar e entender impostos e tributos que comumente incidem sobre a conta de energia elétrica industrial. O palestrante apresentou ainda as possibilidades de enquadramento em cada modalidade de fornecimento de energia para a indústria (convencional, horária verde e horária azul), de forma que os participantes pudessem identificar qual o mais vantajoso para cada tipo de empresa.

A energia elétrica é um dos fatores que mais geram custos para as indústrias. No setor de alumínio, por exemplo, representa 40% do valor final do produto. “Por isso, é importante que o empresário saiba analisar todo o processo de consumo de energia de sua indústria, com a certeza de que não estará pagando um valor a mais do que deve”, disse o palestrante.

Fábio Dias destacou ainda algumas alternativas adicionais que podem ser adotadas pelas indústrias para redução dos custos. Entre elas, o uso de fontes geradoras de energia elétrica alternativa, como painéis solares e geradores eólicos, no sistema de compensação de energia, para redução do consumo. “O valor de investimento costuma ser alto, mas é abatido em poucos anos. É uma ótima opção para as empresas reduzirem seus gastos com energia”, acrescentou.

As fontes alternativas de energia também poderão contribuir para que as indústrias não sofram tanto com o impacto do aumento das tarifas previstos para próximos dois anos, ressaltou o consultor: “Com menos chuvas do que o esperado para 2013 e 2014, os reservatórios das usinas hidrelétricas não recuperaram seus níveis. Assim, foi necessário acionar as termelétricas, gerando custo adicional que começará a ser pago pelo consumidor final a partir de 2015”.

Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentação do Noroeste do Estado do Rio de Janeiro (Sianerj), João Dimas Campos Ramos, as informações foram essenciais para impulsionar o aumento da competitividade industrial: “O valor das tarifas de energia é um gargalo para a indústria, pois tem impacto significativo nos custos de produção. É importante que o empresário esteja ciente de qual a melhor modalidade de fornecimento para se enquadrar e de outras ações que possa investir para reduzir seus gastos com energia”.

O curso “Como reduzir sua tarifa de energia elétrica” integra o Programa de Desenvolvimento Associativo, instrumento da CNI e das Federações de Indústria, que visa desenvolver e aprimorar as habilidades e competências dos sindicatos e empresas, aumentando a profissionalização e a melhor gestão de negócios.

Da redação da Rádio Natividade

* Flagrou algo interessante? Fotografou? Alguma reclamação? Envie para participe@natividadefm.com.br ou via WhatsApp para (22) 9 9877 – 7187

Propriedade incendiada na zona rural de Varre-Sai

Apesar das chuvas dos últimos dias, os incêndios ainda continuam na região. Nesta sexta-feira (07), a Fazenda Paraíso, que fica ás margens da RJ 214, nas proximidades da comunidade da Cruz da Ana, zona rural de Varre-Sai, foi atingida pelas chamas.

Em depoimento na 140ª Delegacia Legal de Natividade, o proprietário do imóvel, o médico M.S.O., de 56 anos, contou que parte da pastagem e cercas, foram consumidas pelo fogo, que foi debelado com a ajuda de funcionários e voluntários. Ele não descarta a possibilidade de que o incêndio tenha sido criminoso.

Da redação da Rádio Natividade

* Flagrou algo interessante? Fotografou? Alguma reclamação? Envie para participe@natividadefm.com.br ou via WhatsApp para (22) 9 9877 – 7187

Capela mortuária de Natividade passa por reformas

Através de recursos da Prefeitura Municipal de Natividade, foi realizada uma obra para a construção de uma varanda e pintura da Capela Mortuária do município que recebeu o nome de Antônio de Oliveira Chagas (Nego Coveiro), homenagem ao coveiro que trabalhou por 40 anos no Cemitério Municipal de Natividade.

O obra foi uma solicitação do vereador Luizinho Costa e a inauguração aconteceu na tarde de quarta-feira(05/11), com a presença do secretário municipal de Governo, Natanael José da Silva, que representou o prefeito de Natividade, Fabiano França Vieira(Bim), dos filhos do homenageado Carmem Oliveira de Souza, Maria das Graças Carreiros Oliveira e Antônio Carreiros de Oliveira e amigos.

A filha Carmem falou da homenagem ao pai que por anos foi muito dedicado em sua função ao Cemitério Municipal.

“Eu e meus irmãos gostamos muito da homenagem por ser aqui e pelo fato do meu pai gostar muito disso aqui. Ele trabalhou enquanto ele aguentou e era a vida dele. Agradecemos ao vereador Luizinho e ao prefeito Bim por tornar possível essa homenagem”, disse a filha.

O secretário de Governo, Natanael José da Silva, lembrou o empenho do coveiro em seu trabalho.

“Seu Nego deu a vida por outras vidas que se foram. Temos de valorizar aqueles que fizeram algo pelo nosso município”, disse.

O vereador Luizinho Costa, agradeceu à Prefeitura de Natividade, e frisou que a obra foi de coração.

“Como seu Nego dedicou ao Cemitério, procurei me informar com as pessoas que trabalharam com ele e todas falaram que deveria colocar seu nome na Capela. O único nome que eu via que se encaixava nessa capela era o dele”, finalizou o vereador.

Com informações da Ascom/PMN

* Flagrou algo interessante? Fotografou? Alguma reclamação? Envie para participe@natividadefm.com.br ou via WhatsApp para (22) 9 9877 – 7187

Agenda cultural: Humor e mímica invadem o palco do Teatro SESI Itaperuna

Uma experiência teatral diferente promete arrancar muitas risadas da plateia neste sábado, dia 8, no Teatro SESI Itaperuna. No espetáculo “No Buraco”, três atores, com seus corpos parcialmente escondidos por um biombo, estimulam a imaginação dos espectadores ao contar cinco hilárias histórias através da mímica.

A comédia, da Companhia Teatral e Etc e Tal, entra em cena a partir das 20h. Os ingressos custam R$ 20 (Inteira) e R$ 10 (Meia – Associados ao SESI, estudantes, terceira idade, portadores de necessidades especiais e jovens de até 21 anos). A classificação é de 16 anos.

Formada pelo trio Alvaro Assad, Melissa Teles-Lôbo e Marcio Moura, a premiada companhia carioca de repertório, cuja fundação foi em 1993, desenvolve sua pesquisa artística com base na tríade Teatro-Mímica-Humor. Anualmente, realiza cerca de 150 apresentações por todo o país, atingindo uma média de 25 mil espectadores.

* Flagrou algo interessante? Fotografou? Alguma reclamação? Envie para participe@natividadefm.com.br ou via WhatsApp para (22) 9 9877 – 7187

Dois irmãos vão parar no pronto socorro após se agredirem no Cruzeirinho de Cima

Dois irmãos ficaram feridos, após se agrediram mutuamente nesta sexta-feira (07), na região do Cruzeirinho de Cima, zona rural de Natividade. De acordo com informações da polícia, o desentendimento familiar teria ocorrido no interior de um sítio naquela comunidade.

Em depoimento na 140ª Delegacia Legal, o lavrador A.G.S., de 57 anos, alegou que estava no curral tirando leite, quando o também trabalhador rural S.G.S., de 49, teria chegado e lhe agredido com golpes de facão, que causaram ferimentos superficiais em sua barriga, cabeça e dedos.

Ele acrescentou ainda, que para se defender, teria se armado com um pedaço de madeira, golpeando o outro, que foi atingido na cabeça. O motivo da briga seria a disputa por herança da família. A PM foi acionada e ambos receberam atendimento médico no pronto socorro do Hospital Natividade. Um dos irmãos permaneceu em observação e deverá ser ouvido posteriormente para apresentar sua versão.

Da redação da Rádio Natividade

* Flagrou algo interessante? Fotografou? Alguma reclamação? Envie para participe@natividadefm.com.br ou via WhatsApp para (22) 9 9877 – 7187

SINE/Natividade disponibiliza oportunidade de trabalho para camareira de hotel

A Secretaria estadual de Trabalho e Renda informa que há diversas vagas de emprego nesta próxima semana, na região Noroeste Fluminense, inclusive para Natividade, onde a oportunidade é para função de camareira de hotel, destinada a pessoa do sexo feminino. No município, a unidade funciona no Centro Administrativo Ganha Tempo, no bairro Sindicato. Confira o quadro completo de vagas na região:

sine 01 sine 02 sine 03

sine 04

Inscrições abertas para 87 vagas em cursos de qualificação do SENAI/Noroeste

O Sistema FIRJAN está com inscrições abertas para 87 vagas em cursos de qualificação profissional do SENAI Rio em Itaperuna. Do total de oportunidades, 35 são para o curso de Almoxarife, 27 para Pintor Industrial e 25 para Eletricista Industrial.

Os interessados devem se inscrever, até dia 14, diretamente na unidade SENAI de Itaperuna. Para o curso de Eletricista Industrial, o prazo é um pouco maior: até dia 28. É necessário apresentar cópias do RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e duas fotos 3×4, além de certidão de nascimento, certificado de reservista e título de eleitor para matrícula no curso de Almoxarife.

As aulas estão previstas para iniciar a partir deste mês, na própria unidade, localizada à Avenida Zulamith Bittencourt, número 190, no Centro. Mais informações podem ser obtidas no telefone (22) 3823-2208.

Da redação da Rádio Natividade

* Flagrou algo interessante? Fotografou? Alguma reclamação? Envie para participe@natividadefm.com.br ou via WhatsApp para (22) 9 9877 – 7187