Após cerca de três meses de trabalho, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instaurada para apurar supostas irregularidades na gestão do prefeito afastado Marcos Antônio Toledo, o Taninho, deverá apresentar seu relatório, em sessão da tarde desta terça-feira (02), a partir das 17h.
De acordo com o relator, vereador Bernardo de Pinho, que falou com exclusividade à reportagem da Rádio Natividade na manhã de hoje, foram produzidas 231 páginas de relatório, que confirmariam a existência de indícios de irregularidades, entre os cerca de 800 empenhos analisados pelo grupo.
– Foram cerca de 800 empenhos que passaram pelo nosso crivo nesse período de apuração. Dentre eles, 172 demonstraram sinais claros de irregularidades. Isso não significa que os outros estejam corretos, mas esses realmente chamaram à atenção, pois foi coisa escandalosa! Lamento não termos acesso a outros 156 empenhos, que não sei por qual motivo, não foram disponibilizados pela atual gestão do prefeito interino. Pelo menos R$ 600 mil em pagamentos, não puderam ser auditados, pois o governo não nos enviou o material, – destacou o parlamentar.
Ainda segundo Bernardo, 50 pessoas entre servidores, fornecedores e prestadores de serviços estão, direta ou indiretamente envolvidos na investigação, entre eles sete secretários municipais.
– Não podemos ser levianos de afirmar que todos são culpados, mas a conclusão a que nós chegamos é de que foi montada uma verdadeira associação criminosa para lesar os cofres públicos. Neste período foram pagos, com base no que foi levantado, cerca de R$ 12 milhões, sendo que muitos serviços foram quitados pela prefeitura e não realizados, – finalizou.
Para que o relatório seja aprovado, será necessário o voto de pelo menos seis vereadores, ou seja, maioria simples. Mas conforme concluiu o relator, independentemente do resultado no plenário, a conclusão será enviada á justiça. A gravação da sessão será levada ao ar pela emissora nesta quarta-feira (03), a partir da 17h.
Da redação da Rádio Natividade
* Flagrou algo interessante? Fotografou? Alguma reclamação? Envie para participe@natividadefm.com.br ou via WhatsApp para (22) 9 9877 – 7187