Moto é furtada na zona rural de Varre-Sai

Um lavrador compareceu á 140ª Delegacia Legal de Natividade, onde registrou o furto de sua moto, que teria ocorrido onde reside, no sítio Lajinha, na região da Providência, zona rural de Varre-Sai.

De acordo com G.O.P., de 22 anos, um homem que seria seu conhecido de vista e morador de Guaçuí (ES), o teria procurado com a aparente intenção de comprar o veículo, sendo que antes de fechar o negócio, teria exigido testá-lo.

Ocorre que até o momento, o suposto comprador não mais voltou, levando consigo a moto Yamara Fazer 250, ano 2012, de cor preta e placa LQK 5701, inclusive com os documentos. Procurado pela vítima, o acusado não deu maiores explicações, se limitando a dizer que já a havia vendido.

Da redação da Rádio Natividade

Moto furtada

Motociclista ferido em acidente na RJ 220 próximo a Bananeiras

Um motociclista ficou ferido ao se envolver em acidente no início da manhã deste domingo (14), na RJ 220, na altura de Bananeiras, Natividade. De acordo com informações da Polícia Militar, um rapaz identificado com Walace Bispo, que seria residente em Itaperuna, pilotava uma moto CB 300, placa LKX 7597, quando supostamente teria se desequilibrado, perdido o controle da direção e sofrido uma queda.

Levado ao pronto socorro do Hospital Natividade, a vítima com diversas escoriações pelo corpo, recebeu os primeiros atendimentos, sendo posteriormente transferida para o São José do Avaí, em Itaperuna, com suspeita de fratura na clavícula.

Da redação da Rádio Natividade

SAM_5332

Governo do Estado vai levar internet wi-fi para todo o território fluminense

Nos próximos anos, o Governo do Estado vai levar internet wi-fi, por meio de cabos de fibra óptica, para os 92 municípios fluminenses. O projeto foi inspirado no Piraí Digital, que completou 10 anos em 2014, e favorece a disseminação da cultura digital com ações de inclusão, educação e informatização da gestão pública. Referência, o Piraí Digital recebeu, nesta sexta-feira (12/12), a visita da presidenta Dilma Rousseff e do governador Luiz Fernando Pezão.

O projeto transformou o município de Piraí em modelo de cidade inteligente e integrada e favoreceu o desenvolvimento econômico local. O objetivo é fazer com que toda a população possa usufruir das novas tecnologias e participar dos processos decisórios.

Atualmente, moradores de 16 bairros são beneficiados. Em ruas, praças e telecentros digitais de todos os distritos da cidade, os usuários têm acesso à internet gratuita, de 100 megabytes.

Em Piraí, todos os alunos da rede municipal de ensino usam laptop em atividades pedagógicas e educacionais, com softwares gratuitos. A iniciativa faz parte do Projeto UCA – Um Computador por Aluno, cujo convênio com o Governo do Estado do Rio de Janeiro foi assinado em 2008 para ampliar a oferta de computadores.

A inovação e a qualidade do Piraí Digital garantiram pelo menos cinco prêmios ao município. Em 2004, venceu o Prêmio Gestão Pública e Cidadania, da Fundação Ford, FGV e BNDES. No mesmo ano, faturou o Prêmio Latino-americano de Cidades Digitais, na categoria Cidades de Pequeno Porte e o Prêmio Gestão Pública de Cidadania.

No ano seguinte, o programa recebeu prêmio internacional pela promoção pública de uma infraestrutura de telecomunicações sem fio em banda larga para todo o município. Ainda em 2005, venceu o Prêmio Conip 10 anos e se destacou como uma das sete cidades inteligentes do mundo, na reunião anual do Conselho de Telecomunicações do Pacífico (PTC).

Alunos da oficina de teatro apresentam peça infantil neste domingo no Colégio Alvorada

Alunos da oficina de teatro infantil, turma “Berto Barra” subirão ao palco do Anfiteatro Alcenor Lengruber Boechat, no Colégio Municipal Alvorada neste domingo (14), onde encenarão a peça “O Pequeno Príncipe”, baseada na obra do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry. O trabalho é fruto da ação do grupo Nativo de Teatro e do projeto Ponto de Cultura Atenas do Noroeste.  A apresentação será a partir das 20h, com entrada franca.

Da redação da Rádio Natividade

Deputados ligados à direita serão maioria na Câmara

A direita perdeu a vergonha, mudou a cara e estará mais forte na Câmara Federal em 2015. Pela primeira vez desde a eleição de Lula para Presidência em 2002, o número de deputados conservadores superou aqueles que são ligados à esquerda. A constatação é de estudo feito pelo Observatório de Elites Políticas e Sociais do Brasil, vinculado à Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O levantamento mostra que o número de parlamentares de direita vem aumentando desde as eleições de 2006, após sucessivas quedas nos pleitos seguintes à ditadura militar. Na análise dos pesquisadores da UFPR, a eleição de 2014 marca um desequilíbrio entre as ideologias. “A esquerda vinha avançando, neste país em que historicamente a direita teve supremacia esmagadora, especialmente com a ascensão do PT em 2002. Agora, com novos atores, a direita volta a estar na frente”, explicou o cientista político Luiz Domingos Costa, um dos responsáveis pelo estudo.

Grafico

Primeiro, a nova direita embarcou na candidatura do senador Aécio Neves (PSDB – MG) à Presidência. Embalada pelo bom desempenho do tucano, o grupo mostra-se multifacetado, mudou suas referências e incorporou novas pautas: uma minoria foi às ruas pedir o retorno da ditadura militar, outra parcela tem como ícone o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), que na última semana declarou que não estupraria a deputada Maria do Rosário (PT – RS) por ela “não merecer”, e há ainda os setores ligados às religiões conservadoras. “Não há um partido de direita no Brasil. Tanto que muitos dizem que concordam com o que eu falo, mas não assumem. Sou uma referência mesmo”, afirmou Bolsonaro.

O deputado mais votado do Rio é indício da mudança dos representantes da direta: saíram de cena os “coronéis” (políticos de famílias tradicionais principalmente do Nordeste) e os grandes empresários em legendas robustas, e apareceram parlamentares conservadores ligados à classe média, às igrejas evangélicas, em partidos nanicos. Outros exemplos dessa direita “menos elitista”, segundo Costa, são os deputados federais campeões de voto em São Paulo, Marco Feliciano (PSC), e Celso Russomano (PRB), e os ex-presidenciáveis Levy Fidelix (PRTB) e Pastor Everaldo (PSC).

Em torno desta nova geração conservadora, estão blogueiros antipetistas e figuras públicas como o cantor Lobão — que, no último dia 8, virou notícia ao lamentar a ausência de políticos de oposição ao PT numa marcha contra a presidenta reeleita Dilma Rousseff. Mesmo tendo sido um dos organizadores da passeata e um dos mais fervorosos críticos do governo, ele não se diz de “direita”, e credita a diminuição de parlamentares de esquerda à insatisfação com o PT. “Não sou liderança nenhuma da direita, nem fascista ou golpista, como falam. Ajo como todo cidadão deveria agir, num movimento heterogêneo antipetista”.

Costa ressalta que ser de direita “não é algo ruim”. Segundo ele, deste espectro político saíram ideias fundamentais para o mundo atual, e é necessário que a direita exista para “frear” comportamentos autoritários de esquerda. Mas ele observa com preocupação manifestações extremadas de alguns setores do grupo. “A nova legislatura precisará qualificar o debate político.” 

PT perde espaço graças à corrupção

O avanço dos partidos de direita, segundo Luiz Domingos Costa, é resultado de insucessos do Partido dos Trabalhadores, especialmente com os escândalos de corrupção. “O discurso cola muito. A direita apontou o petismo como criador de toda a corrupção, isso colou no partido, e ajudou neste crescimento da direita”, disse.

Em sua análise, há diversos exemplos de avanço do conservadorismo no mundo. No Brasil, ele destaca que o radicalismo da direita é minoritário, mas setores exigiram de Aécio Neves que ele ficasse “mais à direita”, por exemplo. “Parlamentares exageram suas posições para ganhar votos.”

As diferenças entre esquerda e direita, argumentam os cientistas políticos, já superaram a oposição entre capitalismo e socialismo e hoje se fiam às divergências em temas mais “micro”, como a legalização das drogas e do aborto. Com base nisto, os parlamentares que tomarão posse em 2015 são divididos em cinco grupos: centro, onde estão o PSDB de Aécio Neves e o PMDB, do vice Michel Temer; direita, cujo maior partido é o PSD; esquerda, do PT da presidenta Dilma Rousseff; pequenos de direita, do PRB, legenda vinculada à Igreja Universal do Reino de Deus; pequenos de esquerda, representados apenas pelo Psol; e os fisiológicos, “fiéis da balança” do jogo político e que transitam entre os dois espectros, como o Pros.

Fonte: O Dia

Foragido da justiça é preso pela polícia em Miracema

Um homem foi preso neste sábado (13) durante uma abordagem feita por uma guarnição da 3º Companhia de Polícia Militar de Miracema, na Rua Aniceto de Carvalho, bairro Boa Vista.

Segundo informações da polícia, durante patrulhamento pela rua os policiais suspeitaram da atitude de Renan Martins Tavella, de 26 anos, mas durante uma revista, nada de ilícito foi encontrado com este.

Após contato com a 137ª Delegacia, foi descoberto a existência de um mandado de prisão referente ao artigo 33 (tráfico de drogas) contra o rapaz, que foi recolhido á Casa de Custódia de Itaperuna.

Da redação com informações do SFNotícias

Dois feridos em colisão entre automóvel e caminhão na BR 356

Dois idosos ficaram levemente feridos após o veículo em que estavam, um Ford Fiesta, ter sido atingido na traseira, por um caminhão carregado de carne, na BR 356, no trevo que dá acesso ao distrito de Comendador Venâncio, Itaperuna.

De acordo com informações de testemunhas, o automóvel seguia pela rodovia, quando ao se preparar para deixá-la para acessar o distrito, teria diminuído a velocidade, recebendo o impacto, uma vez que o caminhão, que seguia logo atrás, não conseguiu frear a tempo. Com escoriações pelo corpo, os dois homens foram socorridos por bombeiros até a UPA/Itaperuna, onde permaneceram em observação. O caminhoneiro não se machucou.

Da redação da Rádio Natividade – Fotos: Blog Adilson Ribeiro

02 13 12 11 10 09 08 03 04 05 06