Colisão entre automóvel e carreta deixa três feridos no Trevo de Raposo

Três jovens, que seguiam de férias para as praias do Espírito Santo, ficaram levemente feridos no início da tarde desta quarta-feira (17), quando o veículo em que viajavam, um Fiat Uno, colidiu contra a lateral de uma carreta, na BR 356, na altura do trevo que dá acesso à Raposo, Itaperuna.

De acordo com o motorista do caminhão, ele se preparava para fazer a curva, quando se deparou o automóvel, que seguia em sentido contrário pela contramão da pista. Apesar de ter tentado desviar, o choque foi inevitável. Com escoriações leves pelo corpo, os feridos receberam o primeiro atendimento por parte de policiais militares do trailer de policiamento que fica às margens da rodovia. Bombeiros se deslocaram até o local do acidente e socorreram às vítimas.

Da redação da Rádio Natividade – Fotos: Diego Oliveira/Blog Adilson Ribeiro

03 04 06 07 08 09 10 11 02

Por unanimidade, TSE rejeita recurso de Taninho e novas eleições poderão ser convocadas em Natividade

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), rejeitou por unanimidade durante a noite desta quarta-feira (17), o mérito do recurso impetrado pelo ex-prefeito Marcos Antônio Toledo (Taninho) e seu vice Wellington Nascif, que pedia a anulação da sentença do TRE/RJ, que os afastou dos cargos por uso indevido de veículos de comunicação. Com esta decisão fica aberto o caminho, para convocação de novas eleições no município.

Da redação da Rádio Natividade

Taninho e Wellington tiveram o recurso negado por unanimidade
Taninho e Wellington tiveram o recurso negado por unanimidade

Governo Dilma tem aprovação de 40%, indica pesquisa Ibope

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (17) mostra que a administração da presidente Dilma Rouseff tem a aprovação de 40% dos entrevistados. O percentual de aprovação reúne os que avaliam o governo como “ótimo” ou “bom”.

O levantamento do Ibope, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi realizado entre os dias 5 e 8 de dezembro e ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

De acordo com a CNI, o levantamento anterior, divulgado em setembro deste ano, havia apontado que 38% aprovavam o governo (consideravam “ótimo” ou “bom”). Na última pesquisa – realizada durante a campanha presidencial –, 28% consideravam dos entrevistados avaliaram a administração Dilma “ruim” ou “péssima”. Já 33% consideraram a gestão “regular”.

Os que julgam o governo “ruim” ou “péssimo”, segundo o Ibope, são 27%. Para 32%, o governo é “regular”.

O resultado da pesquisa de avaliação do governo Dilma foi o seguinte:
– Ótimo/bom: 40%
– Regular: 32%
– Ruim/péssimo: 27%
– Não sabe/não respondeu: 1%

O nível de confiança da pesquisa é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

Confiança
Segundo a pesquisa divulgada nesta quarta pela CNI, 51% dos entrevistados disseram ter confiança na presidente Dilma Rousseff; 44% afirmaram não confiar na petista; e 5% não souberam ou não opinaram.

A CNI também divulgou dados referentes à aprovação do governo por área:
Taxa de juros
Aprova: 25%
Desaprova: 68%
Não sabe/não respondeu: 6%

Combate ao desemprego
Aprova: 42%
Desaprova: 54%
Não sabe/não respondeu: 4%

Segurança pública
Aprova: 27%
Desaprova: 71%
Não sabe/não respondeu: 3%

Combate à inflação
Aprova: 27%
Desaprova: 69%
Não sabe/não respondeu: 4%

Combate à fome e à pobreza
Aprova: 54%
Desaprova: 43%
Não sabe/Não respondeu: 3%

Impostos
Aprova: 24%
Desaprova: 72%
Não sabe/não respondeu: 4%

Meio ambiente
Aprova: 40%
Desaprova: 54%
Não sabe/não respondeu: 6%

Saúde
Aprova: 26%
Desaprova: 71%
Não sabe/não respondeu: 3%

Educação
Aprova: 41%
Desaprova: 56%
Não sabe/não respondeu: 3%

Percepção do noticiário sobre o governo
Mais favoráveis: 15%
Nem favoráveis nem desfavoráveis: 27%
Mais desfavoráveis: 44%
Não sabe/não respondeu: 13%

Comparação do governo Dilma com o governo Lula
Melhor: 14%
Igual: 45%
Pior: 39%
Não sabe/não respondeu: 3%

TSE reverte decisão e autoriza Maluf a assumir novo mandato em 2015

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu nesta quarta-feira (17) aprovar o registro de candidatura do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), o que o autoriza a assumir um novo mandato na Câmara, a partir de 2015. A decisão derruba decisão anterior do próprio TSE e do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), que haviam barrado o parlamentar com base na Lei da Ficha Limpa. O Ministério Público ainda pode recorrer da decisão no TSE ou no Supremo Tribunal Federal (STF).

Em setembro, por um placar apertado, de 4 votos a 3, o TSE havia negado recurso de Maluf e barrado a sua candidatura à reeleição na Câmara dos Deputados com base na Lei da Ficha Limpa. O parlamentar, no entanto, ainda podia recorrer da decisão no próprio TSE e no Supremo Tribunal Federal (TSE), o que permitiu que ele pudesse continuar em campanha.O procurador-geral eleitoral, Rodrigo Janot, chegou a enviar, em setembro, parecer ao TSE recomendando que a Corte negasse o registro eleitoral para o parlamentar.

Na decisão desta quarta, o resultado anterior do TSE foi revertido pelo ministro Tarcísio Vieira, que substituiu Admar Gonzaga na sessão. No julgamento feito em setembro, além de Gonzaga e da ministra relatora do caso, Luciana Lóssio, votaram contra Maluf os ministros Luiz Fux e Maria Thereza de Assis Moura. A favor de Maluf haviam votado o presidente do TSE, Dias Toffoli e os ministros Gilmar Mendes e João Otávio de Noronha.

Maluf obteve 250.296 mil votos nas eleições deste ano, sendo o oitavo candidato mais votado no estado. Ele, no entanto, não havia sido considerado eleito devido ao fato de o registro ter sido indeferido. O entendimento do TRE ao negar o registro se baseou numa condenação por improbidade administrativa (mau uso de recursos públicos) pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

O caso trata da construção do Túnel Ayrton Senna, quando ele era prefeito da capital paulista. De acordo com o julgamento, Maluf teria responsabilidade no superfaturamento de cerca de R$ 200 milhões da obra.
A lei eleitoral impede a candidatura somente quando o ato de improbidade é cometido de forma dolosa, isto é, com intenção de cometer o delito. Maluf, porém, foi condenado pelo TJ-SP por ato culposo, quando não há intenção de cometer ilícito.

Mesmo assim, o TRE-SP considerou haver dolo no caso com base na fundamentação da decisão do TJ-SP. Em setembro, a maioria do TSE entendeu que, apesar da sentença do TJ-SP não afirme expressamente que houve dolo por parte de Maluf, a intenção ficou implícita. A relatora do caso, ministra Luciana Lóssio, considerou haver dolo e culpa ao mesmo tempo, de forma “siamesa”.

No voto desta quarta que alterou a decisão anterior do TSE, o ministro Tarcísio Vieira ressaltou que a decisão do TJ-SP o condenava por ato somente culposo. “Me parece inviável desprezar a parte dispositiva, que claramente diz ter havido ato culposo”. Aderindo aos votos de Toffoli, Gilmar e Noronha, o placar virou para 4 a 3 em favor de Maluf.

Como Maluf foi o candidato mais votado de sua coligação, a validação de sua candidatura deve mudar a relação de deputados federais por São Paulo inicialmente divulgada. Isso ocorre porque é a soma dos votos dos candidatos e dos partidos da coligação que determina o número de cadeiras que cada uma delas obtêm na Câmara. Com mais votos oriundos de Maluf, a coligação formada por PMDB, PROS, PP e PSD deverá ter direito a mais vagas.

Após a decisão, Maluf agradeceu aos eleitores pelo Twitter e disse que dedicará “todas as forças” ao novo mandato. “Meus queridos como sempre tenho dito, minha ficha é limpa e mais uma vez a Justiça, através do TSE por ampla maioria assim decidiu e minha candidatura foi registrada”, comemorou.

Dois detidos com arma de fogo na zona rural de Porciúncula

Dois homens foram detidos e uma espingarda calibre 36, apreendida durante a manhã desta quarta-feira (17), por militares lotados do Grupamento de Ações Táticas (GAT 3ª Cia), em Porciúncula.

De acordo com informações da polícia, os agentes realizavam patrulhamento de rotina, quando desconfiaram da atitude da dupla, que trafegava de moto pela local conhecido como estrada da Cachoeirinha, zona rural do município. Os homens foram conduzidos à 139ª Delegacia Legal e atuados.

Da redação da Rádio Natividade – Foto: Divulgação PMERJ

Em Varre-Sai, dona de casa cansada do barulho denuncia trailer vizinho

Uma dona de casa, procurou a 140ª Delegacia Legal de Natividade, onde registrou queixa de perturbação de sossego contra o proprietário de um trailer de lanches e bebidas, vizinho à rua residência, na Rua Francelino Bastos França, centro de Varre-Sai.

Em depoimento, M.F.C., de 47 anos, fez questão de ressaltar que mora com os pais, já idosos e que o barulho, gerado por clientes que frequentam o local, estaria lhe causando muitos transtornos. O dono do estabelecimento, o comerciante A.R.G., que de acordo com a polícia, já teria sido advertido verbalmente, agora será intimado formalmente à prestar esclarecimentos.

Da redação da Rádio Natividade

Com decisão da justiça, Câmara de Natividade poderá indiretamente, eleger novo prefeito interino

Enquanto o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não julga o mérito da ação que cassou o diploma do então prefeito Marcos Antônio Toledo, o Taninho e decidir se lhe devolve o cargo, ou convoca novas eleições no município, mais um capítulo da recente história política de Natividade, começa a ser desenhado.

Após a juíza Leidjane Chieza Gomes, ter concedido mandado de segurança, que anulou a decisão da Câmara de Vereadores de prorrogar o mandato de seu presidente Fabiano França, o Bim, a Casa de Leis, será obrigada a voltar a discutir seu futuro  para 2015.

Na prática, os 11 vereadores deverão se reunir nesta quinta-feira (18), último dia útil antes do recesso parlamentar, para indicar seus novos comandantes e indiretamente, em tese, o novo prefeito interino, já que o cargo deve ser ocupado pelo presidente escolhido a partir de 1º de janeiro.

Nos bastidores políticos, o nome de Ériques Lopes, o Mineirinho, autor do pedido de liminar, surge como um dos candidatos. De acordo com fontes ouvidas pela Rádio Natividade, Fabiano França, pelo fato de já ter sido reeleito, não participaria do pleito. A decisão cabe recurso.

Da redação da Rádio Natividade

Vereador Mineirinho foi o autor do pedido do mandado de segurança
Vereador Mineirinho foi o autor do pedido do mandado de segurança