Andarilho morre em hospital após ser atropelado na RJ 116 em Itaocara

Um homem, ainda não identificado, mas que seria andarilho, morreu no Hospital Municipal de Itaocara, após ser atropelado na altura do quilômetro 187, da RJ 116, no distrito de Jaguarembé.

De acordo com o colega da vítima, o também andarilho Júlio César Xavier, a dupla que é natural de Magé, caminhava pela estrada, quando um veículo desconhecido, de cor cinza, teria atropelado o homem e fugido sem prestar socorro. Ele foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

De acordo com a polícia, no local não ficaram marcas de frenagem ou fragmentos que pudessem auxiliar na identificação do carro. O corpo foi removido ao IML de Pádua, onde aguarda liberação. A vítima não portava nenhum documento.

Da redação da Rádio Natividade

MEC libera resultado do Enem

O resultado individual do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverá estar disponível apenas no fim do dia desta terça-feira (13/01), informou o Ministério da Educação (MEC). Já o espelho das redações, cujos 529.373 candidatos tiraram a nota zero, será disponibilizado em até dois meses, provavelmente em meados de março.

Para acessar o resultado no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os candidatos precisarão do número de inscrição ou do CPF e da senha criada na hora da inscrição. A senha poderá ser recuperada no próprio portal.

Os estudantes podem acessar as notas em cada uma das cinco áreas incluídas nos testes do Enem: ciências humanas, ciências da natureza, linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação.

Já o espelho da redação, com as notas em cada um das competências avaliadas, será divulgado em até 60 dias. O acesso às correções da redação é apenas pedagógico, não cabendo recurso.

As cinco competências são domínio da norma padrão da língua escrita, compreensão da proposta de redação, capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista, conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação e elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos.

MAIS DE 500 MIL ESTUDANTES ZERARAM A REDAÇÃO DO ENEM

Na edição de 2014, 529.373 candidatos tiraram a nota zero na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na outra ponta, 250 obtiveram a nota máxima. O tema da redação foi “Publicidade infantil em questão no Brasil”. Na edição de 2013, com menos inscritos, 481 tiveram nota mil e 106.742 redações com nota zero.

Em 2014, entre os que zeraram a redação, 13.039 copiaram textos motivadores da prova; 7.824 escreveram menos de sete linhas; 4.444 não atenderam ao tipo textual solicitado; 3.362 zeraram por parte desconectada e 955 por ferirem os direitos humanos. Outras 1.508, por outros motivos.

Segundo o Inep, de 2013 para 2014 houve queda de em 9,7% no desempenho dos concluintes do ensino médio, que foram 1.485.320 candidatos. De acordo com o ministro da Educação, Cid Gomes, a queda merece a atenção da academia para que se entenda o porquê disso, pois, de acordo com ele, em um ano, não houve grandes variações de financiamento ou de corpo docente no ensino médio suficientes para explicar a queda de desempenho.

“O tema de 2013 foi Lei Seca. Essa questão foi muito debatida, muito discutida. A mídia focou muito o tema. O tema agora, publicidade infantil, não é um tema que teve um grande processo de discussão como teve o de 2013”, avaliou o ministro. “Não diria [que o tema foi] mais difícil, mas sem dúvida, foi um tema que não teve um grau de discussão nacional como o tema de 2013”. O tema de 2013 foi “Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”.

Na edição de 2014, segundo o Ministério da Educação, foram corrigidos 5.934.034 textos, dos quais 2.695.949 foram encaminhados a um terceiro corretor e outros 283.746 foram avaliados por banca de especialistas.

A correção da prova de redação avalia cinco competências: domínio da norma padrão da língua escrita; compreensão da proposta de redação; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação; elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos.

Ao todo, segundo o Inep, 6.193.565 candidatos fizeram as provas nos dias 8 e 9 de novembro em mais de 1,7 mil cidades.

Filé de frango com mostarda e mel

INGREDIENTES:

  • 500 g de filé de peito de frango
  • 3 colheres (sopa) de mostarda
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • 2 colheres de azeite
  • tempero a gosto
  • salsinha a gosto
  • vinagre e água para lavar
  • óleo para fritar

MODO DE PREPARO:

  1. Lave o frango e deixe de molho na água com vinagre por cerca de 5 minutos
  2. Escorra o frango, coloque-o em um recipiente e tempere a gosto
  3. Acrescente o azeite, a mostarda e o mel e misture bem
  4. Aqueça o óleo em uma frigideira e frite os filés até que fiquem macios e dourados
  5. Salpique salsinha e sirva em seguida

Estado do RJ registra queda de 83% nos casos de morte por dengue

Com uma população cada vez mais consciente de que a prevenção é a melhor forma de se evitar a dengue, o estado do Rio comemora a queda de 83% nos casos de óbitos decorrentes da doença, em comparação com 2013, em todo o país. No ano passado, o Rio também foi o estado que apresentou a maior queda nos números de casos de dengue no Brasil. As notificações de casos da doença caíram 96%, em comparação com 2013.

No total, foram notificados 7.819 casos suspeitos de dengue no estado do Rio em 2014, com 10 óbitos confirmados: Campos dos Goytacazes (4), Petrópolis (1), Rio de Janeiro (2), São Gonçalo (1), São José do Vale do Rio Preto (1), Vassouras (1). Os dados de casos notificados foram compilados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) a partir de informações inseridas no sistema pelos municípios até o dia 7 de janeiro de 2013. No ano retrasado (2013), foram notificados 217.977 casos suspeitos de dengue no estado, com 60 óbitos.

“A população está mais consciente e hoje sabe que a melhor forma de se proteger do mosquito é evitar que ele se desenvolva, eliminando os criadouros dentro dos domicílios. Mas o alerta permanece para que esses índices continuem em queda, até que possamos permitir um cenário ainda mais seguro para os próximos anos”, explica o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SES, Alexandre Chieppe

Chikungunya
Em 2014, a Superintendência Epidemiológica e Ambiental da SES confirmou sete (7) casos de Chikungunya no estado: Rio de Janeiro (4), Arraial do Cabo (1), Nova Friburgo (1) e Petrópolis (1). Todas as notificações foram diagnosticadas em pessoas com registro de viagem internacional recente para países onde ocorre a transmissão e, portanto, não foram contaminadas no Brasil. Apesar de ainda não haver contaminação da doença no estado do Rio de Janeiro, o superintendente Alexandre Chieppe alerta para o risco do vírus neste verão.

“O Chikungunya também é transmitido pelo Aedes aegypti e toda população está suscetível. A doença já chegou ao Brasil, com notificações de surtos na Bahia e no Amapá. Portanto, o controle dos criadouros nos ambientes residenciais e espaços públicos deve ser mantido para que não haja uma mudança de cenário no estado”, afirma Chieppe.

Prontuário Eletrônico
A Secretaria Estadual de Saúde implementou um Prontuário Eletrônico para auxiliar os profissionais de saúde do estado no atendimento a pessoas com dengue. Após inserir os dados do paciente no sistema, o programa avalia os sintomas e indica qual o melhor tratamento a ser seguido, e até aponta a necessidade de internação.

Campanha 10 Minutos Contra a Dengue
A campanha da Secretaria de Estado de Saúde é o tom de alerta para evitar um alarme neste verão, sendo uma importante ferramenta de conscientização para a necessidade de todos se engajarem no combate ao foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O objetivo é estimular a população a investir 10 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos.

Monitora Dengue
O projeto da Secretaria de Estado de Saúde prevê a distribuição de smartphones aos municípios para transmissão dos dados sobre as ações de controle do Aedes aegypti. O objetivo é garantir que os municípios consigam acompanhar diariamente o trabalho dos agentes de endemia na busca por focos do mosquito transmissor da doença. A tecnologia vai agilizar a elaboração dos relatórios com os dados coletados e permitir que o tempo de resposta para implementação de ações de combate à dengue e atendimento aos pacientes seja feito mais rápido nos pontos onde houver maior necessidade.

Rio Contra a Dengue na internet
O site do programa da Secretaria de Estado de Saúde traz todas as informações sobre a campanha dos 10 Minutos Contra a Dengue como folhetos explicativos, a lista de ações que devem ser feitas semanalmente, tirinhas do personagem Mosquiteiro, espaço para marcar a data em que o morador fez a vistoria em casa e muito mais. O material foi produzido também para que gestores municipais tenham a opção de fazer o download do folheto e distribuir para a população. O endereço do site é  www.riocontradengue.com.br. Nas redes sociais, é possível também fazer a sua parte, seguindo o perfil www.twitter.com/RioContraDengue.

PM aborda menor que confessa ter furtado comércio no Cantinho do Fiorello

A Polícia Militar conseguiu solucionar o caso do furto ocorrido neste final de semana, no interior de uma pequena mercearia, no bairro Cantinho do Fiorello, Natividade. De acordo com os agentes, o estabelecimento, localizado na Rua Dr. Antônio de Campos Cavalcanti, teria sido invadido por um menor, de 14 anos, que em momento de descuido do proprietário, furtou cerca de R$ 150 que estavam no caixa.

Quase que por acaso, os militares realizavam patrulhamento de rotina, pela Rua Deputado Norberto Marques, centro, quando avistaram o adolescente, conhecido pela prática de pequenos furtos na cidade e resolveram abordá-lo.

– Vimos o garoto, que ao perceber nossa presença, ficou muito nervoso. O indagamos e ele, acabou confessando que havia furtado o comércio, nos entregando inclusive R$ 50 que estavam em seu bolso. Após isso, nos levou até a creche que está sendo construída no Cantinho, onde ele havia escondido o resto do dinheiro, a maioria em moedas, – contou um dos militares em depoimento na 140ª Delegacia Legal.

O comerciante M.F.M., de 42 anos, que até então não havia prestado queixa, reconheceu a quantidade de moedas como lhe pertencendo. O adolescente esteve acompanhado do pai adotivo, que declarou “não saber mais o que fazer com o garoto”. Todos foram liberados após o registro da ocorrência.

Da redação da Rádio Natividade

Contemplados nos sorteios do IPTU e CDL recebem seus prêmios

Foi realizada no final da semana , a entrega dos sorteios do dia 31 de dezembro, referente ao IPTU Premiado, realizado pela Prefeitura Municipal de Natividade e o sorteio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com o apoio da Prefeitura de Natividade. A entrega dos prêmios foi realizada pelo prefeito de Natividade, Fabiano França Vieira (Bim) e pelo presidente da CDL, Alberto Henrique Coronel Cantero.

O sorteio IPTU Premiado contemplou seis contribuintes que pagaram o imposto, seja em cota única ou não. Sendo que os que pagaram em cota única receberam cupons para todos os prêmios sorteados e os que pagaram o imposto parcelado receberam um cupom para cada cota paga.

Os seis contribuintes contemplados receberam prêmios como um computador, câmera fotográfica, uma Tv 32”, uma geladeira, uma máquina de lavar e R$ 6 mil.

Penha Nogueira Dias foi contemplada com um computador e a filha Sandra Dias esteve lá para retirar o prêmio.

“Ficamos muito felizes com o prêmio! É a primeira vez que ganhamos. Sei que é um dever nosso pagar em dia e ainda temos o prêmio e incentiva a todos pagarem o imposto e ter a chance de ganhar um prêmio”, lembrou Sandra.

É a segunda vez que Odete Terra do Valle é contemplada no sorteio do IPTU Premiado. Desta vez, ela ganhou a TV 32”.

“É tão bom a gente ganhar um prêmio. É um incentivo para quem paga o imposto em dia”, disse.

Michele Monteiro Pereira da Silva, foi receber o prêmio, um cheque de R$ 6 mil.

“Estou muito feliz com o prêmio! Agradeço a Deus, pois veio em boa hora em um momento que estou precisando muito”, lembrou.

Outra sortuda é pequena Gracielle dos Santos Soares, de 8 anos, que ganhou um fogão. O pai Geraldo Gomes Soares foi receber o prêmio e contou que é a terceira vez que a filha é contemplada pelo IPTU premiado.

“Ficamos muito felizes! Minha filha tem muita sorte”, afirmou.

Sorteio CDL – Outro sorteio que aconteceu no dia 31 foi o da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Natividade Os prêmios incluíam duas motos 0 KM, além de dois vale-compras no valor de R$ 500. O sorteio foi uma parceria entre CDL e Prefeitura de Natividade e é uma forma de valorizar o comércio local.

Elmo Guimarães Filho retirou a moto que a esposa Marilena da Natividade Medeiros Pereira Guimarães ganhou no sorteio.

“A gente estava viajando e pouco antes da meia noite ela recebeu uma mensagem contando que ganhou a moto. Foi muito bom pouco antes do Réveillon receber essa notícia”, destacou.

Tânia Maria Gama de Oliveira foi a outra contemplada com a moto do sorteio da CDL.

“Eu estava em São Paulo quando minha sobrinha ligou contando que ganhei a moto. Fiquei muito feliz, foi uma bagunça onde eu estava. É muito bom a gente não esperar e ganhar um prêmio”, disse.

O prefeito de Natividade, Fabiano França Vieira (Bim), afirmou que está tomando uma série de iniciativas para incentivar o comércio do município como antecipar o 13°salário e apoiar o sorteio de final de ano da CDL.

“Este ano a Prefeitura de Natividade, em parceria com a CDL, vai colocar à disposição um carro 0 km, para motivar os moradores do município a investirem no comércio local. Parabéns a todos os contemplados nos sorteios!”, disse o prefeito.

O presidente da CDL, Alberto Henrique Coronel Cantero, destacou a novidade do carro para o sorteio de 2015.

“A parceria com a Prefeitura nos ajuda muito e estamos com a ideia de colocar o carro no sorteio desse ano, além de uma moto em junho contemplando as compras do Dia das Mães e Dia dos Namorados para incentivar ainda mais o comércio”, concluiu.

Os contemplados nos sorteios que não puderam comparecer para receber o prêmio podem se dirigir ao Ganha Tempo para a retirada do mesmo.

Segue nomes de todos os contemplados no IPTU Premiado:

Computador – Penha Nogueira Dias

Câmera Fotográfica – Guilherme C. Coutinho

TV 32” – Odette Terra do Valle

Geladeira – Vera Barra

Máquina de Lavar – Francisca Oliveira

R$ 6 mil – Michele Monteiro Pereira da Silva

Confira os contemplados no sorteio da CDL:

Vale-compras – Valdiney Odair da Silva – Ilha

Vale-compras – Simone Vieira Madeira – Itaperuna

Moto: Marilena Natividade Medeiros Guimarães – Centro

Moto: Tânia Maria Gama de Oliveira – Sindicato

Fonte: ASCOM/PMN

01 02 03 05

Caminhoneiro detido com maconha em Miracema

Um caminhoneiro de 22 anos, identificado pelas iniciais D.L., foi detido no início na noite desta segunda-feira (12), durante fiscalização de rotina realizada por policiais militares do 36º BPM, lotados no DPO, da divisa entre Miracema e o município mineiro de Palma.

No interior da cabine do veículo, os agentes encontraram após revista, uma pequena bucha de maconha, que o motorista admitiu ser para seu consumo próprio. Ele foi atuado na 137ª Delegacia por porte de entorpecentes e liberado.

Da redação da Rádio Natividade