Vice-presidente do Tribunal de Justiça visitará Natividade nesta quarta-feira

A Comarca de Natividade receberá nesta quarta-feira (21), a visita do segundo vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Lúcio de Oliveira e Cruz, que na ocasião, deverá descerrar a placa, que dará nome ao foro local, que passará a se chamar juiz José Luiz Nunes. A comitiva, será recepcionada pela juíza Ledjane Chieza Gomes, a partir das 13h.

Da redação da Rádio Natividade

Incêndio em residência deixa criança ferida em Itaperuna

Um curto-circuito pode ter causado um incêndio que atingiu uma casa no final da manhã desta terça-feira (20) em Itaperuna. Um menino de sete anos, que estava na casa, teve alguns ferimentos causados pelas queimaduras. Ele foi levado para a UPA da cidade, onde passou por atendimento. O caso foi na Rua Nossa Senhora Aparecida, no bairro São Mateus. As chamas logo foram controladas pelos homens do Corpo de Bombeiros. Por enquanto não há outras informações sobre o caso.

Da redação com o G1  – Foto: Blog Adilson Ribeiro

Equipe do Friburguense treina em estádio municipal de Miracema

Desde o dia 11 de janeiro, o time do Friburguense utiliza as dependências do Estádio Municipal Plínio Bastos de Barros em Miracema, para treinamento nesta pré-temporada de 2015. O executivo miracemense, ofereceu o campo para a equipe que vai disputar o Campeonato Carioca. Os 28 jogadores e mais sete componentes da comissão técnica vão ficar por aqui até 22 deste mês, quando vão retornar a Nova Friburgo para finalizar a preparação para a competição.

O Prefeito de Miracema, Juedyr Orsai, revelou a satisfação da cidade em receber um time como o Friburguense. “É uma honra para o município ter esta equipe treinando no nosso estádio municipal. A pré-temporada está apenas começando e o município estará sempre de portas abertas para esta e outras equipes”.

Para Alexandre Vaz, supervisor do time, a escolha em treinar em Miracema está diretamente relacionada com a estrutura do estádio da cidade e ao clima que se assemelha ao dos locais de jogos do Campeonato Carioca.  “A diretoria do Friburguense optou então pela região Noroeste do Rio e Miracema está nos recebendo muito bem. Só temos que agradecer a hospitalidade.”

Juedyr destacou também que o esporte é importante vertente em sua gestão e faz questão de ressaltar o papel fundamental que esta atividade proporciona para os jovens. Ideia também compartilhada pelo treinador do Friburguense, Gerson Andreotti – “a função social que o esporte oferece é de suma importância e queremos mostrar para a população daqui os benefícios que futebol proporciona”.

O diretor de Esporte de Miracema, Adumont Monteiro, falou que presença do Frizão, como também é conhecido o time, é sempre cercada por expectativas positivas e já percebe boa repercussão da pré-temporada na cidade.

O Frizão estreia no estadual deste ano no dia 1º de fevereiro, contra o Fluminense, no Rio de Janeiro.

 

 

 

 

Católicos não devem se reproduzir ‘como coelhos’, aconselha o Papa

O Papa Francisco afirmou que os católicos não precisam se reproduzir como “coelhos” e devem, ao invés disso, ser “responsáveis”.

O pontífice fez a declaração na viagem de volta das Filipinas, onde se reuniu com crianças que viveram nas ruas do país, abandonadas por pais que não tinham dinheiro para cuidar delas.

Francisco se manteve firme contra o controle de natalidade artificial e acrescentou que uma nova vida é “parte do sacramento do matrimônio”.

Mas o Papa disse também que especialistas em populações aconselham três filhos para cada família.

Falando com jornalistas durante a viagem de volta a Roma na segunda-feira, Francisco foi questionado sobre o que diria às famílias que tinham mais filhos do que podiam criar pelo fato de a Igreja Católica proibir o controle de natalidade artificial.

“Algumas pessoas pensam – e desculpem minha expressão aqui – que, para ser um bom católico, eles precisam ser como coelhos. Não. Paternidade tem a ver com responsabilidade. Isto é claro”, respondeu o papa surpreendendo os jornalistas.

O Papa disse também que sabe de muitas formas permitidas pela Igreja Católica que podem garantir que as famílias tenham apenas os filhos que querem ter.

Responsabilidade
Francisco citou o caso de uma mulher que conheceu que tinha tido sete filhos por cesarianas e estava grávida do oitavo filho, uma gravidez que, segundo o Papa, era irresponsável.

“Ela disse: ‘confio em Deus’. Mas Deus nos deu os meios para sermos responsáveis”, disse.

Francisco acrescentou que, para os mais pobres, uma criança era um tesouro.

O Papa também afirmou, respondendo a outra pergunta, que nenhuma instituição deve impor suas opiniões sobre como devem ser as famílias.

Francisco disse que ideias mais modernas e ocidentais sobre controle de natalidade e direitos dos homossexuais estão sendo impostos com cada vez mais frequência por grupos, instituições ou outras nações na Ásia, geralmente como uma condição para ajudar os países da região.

“Cada pessoa merece conservar sua identidade sem ser colonizada ideologicamente”, afirmou o Papa.

Durante sua visita às Filipinas, Francisco defendeu os ensinamentos tradicionais do Vaticano contra a contracepção artificial.

Missa para milhões
No domingo, cerca de 6 milhões de pessoas participaram de uma missa ao ar livre na capital, Manila.

Na semana passada, o papa já tinha surpreendido muitos ao declarar, logo depois do ataque contra a revista satírica francesa Charlie Hebdo, em Paris, que é errado provocar outras pessoas insultando a sua religião.

Francisco disse a jornalistas, de forma bem-humorada, que seu assistente poderia esperar um soco se ele ofendesse sua mãe. Ao mesmo tempo, o papa defendeu a liberdade de expressão.

Dilma veta trecho de MP que corrigia em 6,5% tabela do Imposto de Renda

A presidente Dilma Rousseff vetou o trecho de uma Medida Provisória que corrigia em 6,5% a tabela do Imposto de Renda de pessoas físicas. A correção havia sido aprovada em dezembro pelo Congresso, mas o governo queria que o índice fosse menor, de 4,5%. O veto foi publicado na edição desta terça-feira (20) do “Diário Oficial da União”.

Se a lei tivesse sido aprovada, pessoas que ganham até R$ 1.903,98 ficariam isentas de Imposto de Renda. Atualmente, o teto de isenção é de R$ 1.787,77. O reajuste de 6,5% seria aplicado também nas demais faixas da tabela.

Na justificativa para o veto, a presidente escreveu que a medida traria renúncia fiscal, ou seja, menos pessoas pagariam o imposto, sem indicação de meios para compensação.

A correção da tabela era uma das promessas na campanha à reeleição de Dilma, mas possivelmente o reajuste seria mantido em 4,5%. Ainda durante o período eleitoral, uma medida provisória, a MP 644, que tratava do assunto, perdeu a validade.

Com a sanção imposta pela presidente, o governo deve insistir na correção de 4,5%, que equivale ao centro da meta oficial de inflação. O índice é menor que a inflação registrada em 2014, quando o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulou alta de 6,41%.

O governo tende a encaminhar uma nova MP ao Congresso pedindo reajuste de 4,5% na tabela do IR nos próximos dias”

O ministro das Relações Institucionais, Pepe Vargas, que nesta terça tomou café da manhã com jornalistas, comentou o veto da presidente. Ele disse que a tendência é o governo enviar ao Congresso nova MP.

“O governo anunciou sua disposição que é o que cabe dentro do espaço fiscal que temos hoje, em um reajustamento em 4,5%. O Congresso mudou para 6,5%. Mas isso sempre foi assim. […] Sempre tem alguém que diz que o reajuste pode ser melhor. O espaço fiscal que temos é 4,5%, e o governo tende a encaminhar uma nova MP ao Congresso pedindo reajuste de 4,5% na tabela do IR, por agora, nos próximos dias, com certeza”, afirmou o ministro.

A mesma Medida Provisória continha ainda um artigo que previa a renegociação das dívidas dos clubes de futebol sem obrigá-los a uma contrapartida, conhecida como “fair play financeiro”. O trecho também foi vetado por Dilma.

Os clubes teriam um prazo de 20 anos para quitar seus débitos com a União, com redução de 70% das multas isoladas, de 30% dos juros de mora e de 100% sobre o valor de encargo legal.

Na justificativa do veto, o governo diz que o texto aprovado “prevê  apenas refinanciamento de débitos federais, deixando de lado medidas indispensáveis que assegurem a responsabilidade fiscal dos clubes e entidades, a transparência e o aprimoramento de sua gestão, bem como a efetividade dos direitos dos atletas”.

O veto também informa que o governo vai retomar com os clubes as discussões sobre a renegociação das dívidas.

“O governo retomará imediatamente o processo de diálogo, com o objetivo de consolidar, no curto prazo, uma alternativa que promova de forma integral a modernização do futebol brasileiro.”

Consumo de energia bateu recorde antes de apagão

O consumo de energia nas regiões Sudeste e Centro-Oeste bateu recorde cerca de 20 minutos antes do corte de energia registrado na segunda-feira (19), que atingiu pelo menos 11 estados, além do Distrito Federal. A informação está em relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgado nesta terça (20). De acordo com o documento, a carga recorde ocorreu às 14h32, quando as duas regiões demandaram 51.596 MW (megawatts), puxada pelo forte calor.

O recorde anterior de demanda por energia no Sudeste e Centro-Oeste havia sido registrado no dia 13 de janeiro: 51.295 MW.De acordo com o ONS, o corte ocorreu às 14h55 desta segunda. O órgão informou, em nota, que o problema foi causado por “restrição na transferência de energia das regiões Norte e Nordeste para o Sudeste, aliadas à elevação da demanda no horário de pico.”

Distribuidoras em estados das regiões Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste disseram que reduziram o fornecimento de luz após uma orientação do ONS, o órgão responsável pela gestão de energia no país. Uma das distribuidoras, a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), afirmou em nota que o corte foi programado, por determinação do ONS.
Também na segunda, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, negou que o pico de consumo de energia no Sudeste tenha sido responsável pela falta de luz. Segundo ele, o problema está ligado a uma falha na rede que transmite energia entre o Norte e o Sudeste do país.

Confirmada a morte cerebral do Pe. Cirlei Carvalho

O Santuário Diocesano Nossa Senhora da Natividade, confirmou a morte cerebral de seu vigário paroquial, padre Cirlei Carvalho, de 74 anos, atestada na manhã desta terça-feira (20), no Hospital São José do Avaí, onde ele havia sido internado no último domingo (18), após se sentir mal. Seu coração e outros órgãos, seguem funcionando, mas já não há atividade cerebral. O diagnóstico é de acidente vascular cerebral hemorrágico (AVC).

De acordo com amigos, o religioso celebrou sua última missa no distrito de Bom Jesus por volta das 17h no distrito de Bom Jesus Querendo.

– Na verdade, ele estava com a pressão descontrolada há vários dias, mas celebrou normalmente em Querendo no domingo. Quando chegava na capela de Santa Rita, em Ourânia, passou mal, sendo imediatamente socorrido ao pronto socorro, de onde foi transferido para o São José do Avaí, – disse um cerimoniário ouvido pela Rádio Natividade.

Natural de Campos do Goytacazes, Pe. Cirlei comemorou no final do ano passado, seus 25 anos de sacerdócio, parte deles, dedicados ao município de Natividade. Pároco do Santuário, o padre Paulo Raimundo do Carmo, seguiu para Itaperuna, onde cuida do caso.

Da redação da Rádio Natividade