Estudante procura a polícia e diz ter sido assediada durante viajem de ônibus para Natividade

Uma estudante, de 19 anos, procurou a Polícia Civil e afirmou ter sido importunada com conotações obscenas, durante viagem do Rio de Janeiro para Natividade, no interior de um ônibus da empresa 1001.

O fato teria ocorrido durante a madrugada desta quarta-feira (21), quando a jovem relatou que o passageiros ao seu lado, que seria um servidor público, de 53 anos, supostamente de maneira deliberada, teria deixado por reiterada vezes –  apesar dos protestos da estudante – seus braços “caírem” e tocado suas pernas, seios e braços. O homem será intimado a prestar depoimento a inspetores da 140ª Delegacia Legal.

Da redação da Rádio Natividade

Policia recupera moto furtada no pátio de delegacia em Cambucí

Um jovem e um adolescente foram detidos por terem furtado uma moto no pátio da 142ª Delegacia Legal de Cambuci. A apreensão aconteceu durante uma operação da Polícia Militar com o apoio da Polícia Civil do município.

A moto foi recuperada após um serviço de inteligência e de levantamento de informações feito por homens da 4º Companhia de Polícia Militar do município, que localizaram a moto em uma residência na localidade da Esperança em São Fidélis.

Segundo informações dos policiais responsáveis pela ocorrência, J.A., de 17 anos, teve sua moto, modelo Honda Biz apreendida em Cambuci na semana passada, e o mesmo teria furtado a moto no pátio da delegacia para não voltar a pé para casa.

Ainda de acordo com a polícia, os próprios familiares do menor, confessaram que ele furtou a moto, dizendo que não iria voltar a pé para São Fidélis. Junto com o menor estava Marcos Vinicius Jovencio dos Santos, de 18 anos. Os dois foram encaminhados para a delegacia de Cambuci, onde foram autuado por furto.

Com informações do SFNotícias

União não reconhece emergência na região por causa da seca

O ministério da Integração Regional não reconheceu a situação de emergência decretada por prefeituras da região no final do ano passado em função da seca histórica que causou — e continua causando em mais um verão sem chuvas — grandes prejuízos ao setor agropecuário.

O ministério argumenta que os pedidos não atenderam a especificações estabelecidas em uma instrução normativa que deve apresentar o cenário de caos que justifique a emergência, uma forma de desburocratizar medidas para tentar minimizar as perdas. Entre os municípios estão São Fidélis, Miracema e São João da Barra. Este, só de outubro para cá, já perdeu mais 500 das 28 mil cabeças de gado, que morreram de fome e sede.

— Falta conhecimento da nossa realidade. Eles têm que mandar técnicos para cá. Vão esperar o quê? Que haja um caos total, fome, êxodo? — reclama o secretário sanjoanense de Agricultura, Pedro Nilson Berto.

No município, segundo ele, em todo o ano de 2014 choveu 520 milímetros. Para manter a agricultura e a pecuária seriam necessários pelos menos 1,2 mil. Ele também conta que informou toda a situação à Defesa Civil, responsável por embasar a situação de emergência.

— Nosso lençol freático nunca esteve tão baixo. Temos feito abertura e limpeza de poços, mas está cada vez mais difícil encontrar água. Cedemos equipamentos aos produtores, mas também isso não está dando conta. As medidas paliativas já não resolvem muito, porque este início de 2015 é zero de chuva. Isso é muito preocupante para nós — afirma.

Com informações da Folha da Manhã

Autoridades do Tribunal de Justiça participam de solenidade no fórum de Natividade

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro deu o nome do ex- juiz de Direito José Luiz Nunes, ao Fórum da Comarca de Natividade.

Da solenidade realizada na tarde desta quarta-feira (21) participaram o 2º vice-presidente do TJRJ, desembargador Sergio Lucio de Oliveira e Cruz, representando a presidente, desembargadora Leila Mariani, a juíza dirigente titular do 10º NUR, Leidejane Chieza Gomes da Silva, o filho do homenageado, o advogado Ricardo Nunes, além de magistrados da região, autoridades e servidores da Justiça no município.

O desembargador Sergio Lúcio, que fez questão de comentar o extenso currículo de José Luiz Nunes, disse estar muito satisfeito com a reverência a seu amigo, que, se estivesse vivo, completaria 80 anos em 2015.

– Ele tinha raízes aqui, na região. Nada mais justo do que dar seu nome ao Fórum de Natividade. Amigo de verdade de seus amigos, pessoa querida por todos. Esta cidade deve sentir-se honrada por seu Fórum chamar-se José Luiz Nunes. Um grande juiz, um grande homem,- afirmou o magistrado.

O advogado Ricardo Nunes, muito emocionado, agradeceu a homenagem  e, em seu discurso, citou dois dos maiores amigos de seu pai: os desembargadores Sergio Lúcio e Nametala Machado Jorge.

– Agradeço de coração aos munícipes desta cidade e presto todas as deferências a meu pai que deixou como maior legado sua honra, moral e honestidade. Para ele, não eram virtudes e, sim, deveres. Obrigado a todos, – disse.

Advogado, vereador, juiz de Direito

Nascido em São José de Ubá, à época distrito do município de Cambuci, José Luiz Nunes graduou-se em Direito, em 1957, pela Faculdade de Direito de Niterói, hoje Universidade Federal Fluminense ( UFF). Advogou por 16 anos na cidade de Itaperuna, tendo exercido vários cargos na Subseção da Região, inclusive o de presidente por duas vezes. Foi o vereador mais votado nas eleições de 1970, pelo MDB, tendo exercido a presidência da Câmara Municipal.

Ingressou na Magistratura por concurso de provas e títulos em agosto de 1972. Passou pelas Comarcas de Natividade, Cambuci, Bom Jesus do Itabapoana, Campos e exerceu titularidade em Itaperuna, Laje do Muriaé, Porciúncula e São João da Barra.

Já na Capital, esteve na Vara Regional de Santa Cruz, na 29ª e 25ª Varas Criminais e no IV Tribunal do Júri. Foi juiz eleitoral titular da 5ª Zona Eleitoral (Copacabana) e, por duas vezes, diretor do Fórum Central do Rio de Janeiro. Faleceu em 28 de fevereiro de 1993.

Da redação da Rádio Natividade – Foto: Rogério Moreira

Agentes da Barreira Fiscal prendem foragido no Cruzamento de Bom Jesus

Agentes da Operação Barreira Fiscal, baseada no entroncamento da BR 356, com a RJ 186, prenderam nesta quarta-feira (21), um homem que estava foragido da justiça.

Os policiais abordaram um veículo com dois ocupantes e após consulta, foi constatado que contra Valter Martins Vieira, de 36 anos, havia um mandado de prisão em aberto por roubo.

A ocorrência foi encaminhada à 143ª Delegacia Legal de Itaperuna, onde foi feito o registro. O acusado seguiu para a Casa de Custódia da cidade.

Filé de Peixe com Banana ao Molho Branco

INGREDIENTE:

  • 500 g de filé de peixe (pode ser de àgua doce ou salgada)
  • 1 pacote ou caixa de molho branco pronto
  • 3 bananas da terra (banana de fritar ou banana nanica)
  • Queijo mussarela fatiado a gosto

MODO DE PREPARO:

  1. Temperar os filés com sal e limão, passar na farinha de trigo e grelhar
  2. Cortar as bananas em fatias e fritar
  3. Em um refratário grande forrar o fundo com as bananas, colocar os filés de peixe e o queijo mussarela e cobrir com o molho branco
  4. Levar ao forno para gratinar
  5. Servir com arroz frango e salada de folhas

Robson Barreto já despacha como prefeito e poderá oficializar mudanças no 1º escalão

Recém empossado no cargo de prefeito interno de Natividade, o presidente da Câmara Robson Barreto, o Robson do Açougue, já despacha com chefe do poder executivo local e poderá oficializar, nas próximas horas, alterações no 1º escalão da administração do município.

De acordo com fontes ouvidas pela Rádio Natividade, algumas decisões já teriam inclusive sido tomadas, mas ainda não foram publicadas. Em contato com a emissora na manhã desta quinta-feira (22), um emissário de Robson, pediu o prazo de 24 horas, para que os nomes de quem sai e quem entra, sejam divulgados.

Da redação da Rádio Natividade