Onda de furtos: Natividade dispõe de apenas uma viatura e dois policiais para patrulhar toda a cidade

O clima de insegurança, gerado pela onda de pequenos furtos em Natividade nos últimos dias, faz vir à tona um fato que talvez, nem todos saibam. É que de acordo com levantamento da Rádio Natividade, a cidade dispõe apenas de única viatura e a dois policiais militares, para patrulhar todo o perímetro urbano e zona rural, um universo superior a 10 mil pessoas, já que os distritos de Ourânia e Bom Jesus do Querendo, possuam suas próprias unidades (Ourânia sem viatura).

O município, que concentra a maioria esmagadora de sua população na sede, mantém um efetivo bem inferior, que a Porciúncula, por exemplo. Por ser a sede da 3ª Companhia, subordinada ao 29ª BPM, a vizinha pode contar com pelo menos, dez agentes nas ruas. A informação foi confirmada por um policial, que pediu para não ser identificado.

– Há pouco tempo atrás, Natividade contava com duas viaturas, mas não sabemos por qual motivo, uma foi retirada por ordem do comando. Na prática, somos três PMs por plantão, sendo que um, fica na sede do DPO para atender às chamadas e de lá não pode se afastar. É muito comum inclusive, estarmos atendendo uma ocorrência, que por vezes, demora horas para ser registrada e concluída na delegacia. Enquanto isso, as ruas estão vulneráveis. Fazemos o que podemos, mas é impossível estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Acho que a saída é boa vontade política, para solicitar reforço no policiamento da cidade. E isso depende das autoridades, ou seja, Prefeitura e Câmara de Vereadores, – relatou sob a condição de anonimato.

Da redação da Rádio Natividade

Família se envolve em acidente próximo ao Trevo de Raposo

Uma família, com três pessoas, que seguia pela BR 356, no sentido à Itaperuna, se envolveu em acidente no início da noite desta quarta-feira (04). De acordo com bombeiros do 21º GBM, o carro em que viajavam, teria saído da pista e invadido uma área de pastagem, nas proximidades do trevo que dá acesso à RJ 214 em Raposo.

De acordo com o motorista, que estava acompanhada da esposa e da sogra, chovia muito no momento do acidente. O casal não se feriu. No entanto, a aposentada foi socorrida ao Hospital São José do Avaí, com suspeita de lesão na coluna. A Polícia Rodoviária Federal assumiu a ocorrência.

Da redação da Rádio Natividade – Fotos: Robson Rodrigues/Blog Adilson Ribeiro

Trevo 02 Trevo 03

Divulgada a lista de feriados e pontos facultativos em 2015 no Brasil

O governo divulgou nesta quarta-feira (4) os feriados nacionais e pontos facultativos de 2015. Ao todo, são 16 datas, mas como 1º de janeiro já passou, ainda são 15 datas de folgas que os brasileiros têm pela frente. Dessas, seis são pontos facultativos e as utras oito são feriados nacionais. Vale lembrar que, além dos feriados nacionais listados abaixo, tem ainda os estaduais e municipais.

As datas foram publicadas no “Diário Oficial da União”. Este ano, ao contrário do ano passado, apenas um feriado cai em dia de fim de semana, 15 de novembro, que será num domingo.

Veja lista completa abaixo:

1º de janeiro: Confraternização Universal (feriado nacional), quinta-feira

16 de fevereiro: Carnaval (ponto facultativo), segunda-feira

17 de fevereiro: Carnaval (ponto facultativo), terça-feira

18 de fevereiro: Quarta-Feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14 horas), quarta-feira

3 de abril: Sexta-Feira da Paixão (feriado nacional), sexta-feira

21 de abril: Tiradentes (feriado nacional), terça-feira

1º de maio: Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional), sexta-feira

4 de junho: Corpus Christi (ponto facultativo), quinta-feira

7 de setembro: Independência do Brasil (feriado nacional), segunda-feira

12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil (feriado nacional), segunda-feira

30 de outubro: Dia do Servidor Público (ponto facultativo), sexta-feira

2 de novembro: Finados (feriado nacional), segunda-feira

15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional), domingo

24 de dezembro: véspera de Natal (ponto facultativo após as 14 horas), quinta-feira

25 de dezembro: Natal (feriado nacional), sexta-feira

31 de dezembro: véspera de Ano Novo (ponto facultativo após as 14 horas), quinta-feira

Comerciante é vítima de estelionato em Varre-Sai

Agentes da 140ª Delegacia Legal de Natividade registraram esta semana, mais um caso de estelionato, praticado na região. Em depoimento, o comerciante L.M.F.R., de 50 anos, sócio de uma padaria, na Rua Luiz Amitti, centro de Varre-Sai, contou que teve um cheque da empresa clonado.

O documento da Caixa Econômica Federal/Natividade, no valor de R$ 195,00 teria sido compensado e descontado de sua conta bancária. Entretanto, a folha de cheque com a tal numeração, permanecia em seu talonário, o que confirmaria a fraude. A importância foi sacada por um desconhecido.

Da redação da Rádio Natividade

Rapaz preso em flagrante por tráfico de drogas em Porciúncula

Um homem foi preso por policiais militares do 29º BPM, sob a acusação de tráfico de drogas em Porciúncula. De acordo com informações divulgadas, após receberem denúncia anônima, os agentes seguiram até a casa de Fábio J. Gonçalves, de 28 anos, onde encontraram além de entorpecentes, material para endolação.

No endereço, na Rua Luiz Paulo Guedes, bairro Santo Antônio, foram apreendidos 11 sacolés de cocaína além de diversas sacolas, onde supostamente a droga seria acondicionada para venda. Detido em flagrante, o rapaz foi conduzido até a delegacia, autuado e recolhido à carceragem da Casa de Custódia de Itaperuna, onde permanecerá aguardando decisão da justiça.

Da redação da Rádio Natividade

Noroeste Fluminense sofre queda de atividade econômica

A Sondagem Econômica Regional, divulgada pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), mostra que as indústrias da região Noroeste Fluminense apresentaram redução da atividade econômica no quarto trimestre de 2014. A pesquisa varia de zero a cem pontos para cada indicador analisado. Os valores abaixo de 50 indicam piora ou redução; e acima de 50 representam melhora ou aumento.

O indicador “Volume de Produção” apresentou recuo em relação ao terceiro trimestre, fechando em 42,9 pontos, acompanhado pela queda do “Volume de Empregos”, com 47,7 pontos. No trimestre anterior, ambos os indicadores haviam crescido e superado suas médias históricas – 46,5 e 48,9, respectivamente. Com isso, houve forte retração nos “Estoques”, que encerrou o período com 34,9 pontos, abaixo do planejado (33,5).

Na opinião dos empresários, as condições financeiras da indústria na região continuam insatisfatórias, com intenso recuo nos indicadores “Situação Financeira” e “Margem de Lucro”, que registraram valores abaixo de suas médias históricas. O “Acesso ao Crédito” se mostrou ainda mais escasso que no trimestre anterior, refletindo o aumento das taxas de juros e a redução da oferta de crédito.

Mesmo com as condições financeiras adversas, os industriais do Noroeste Fluminense mantêm boas expectativas para o primeiro semestre de 2015. É esperada expansão nos indicadores “Demanda por Produtos” e “Número de Empregados”, bem como aumento na “Compra de Matéria-prima”.

Participaram da Sondagem Econômica empresas dos 13 municípios atendidos pela Representação Regional FIRJAN/CIRJ Noroeste Fluminense: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá, Varre-Sai.

Geração de empregos no Noroeste

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, a região Noroeste Fluminense gerou, em 2014, 784 novos empregos com carteira assinada. O resultado é significativamente inferior ao de 2013 (2.705) e reflete, principalmente, a desaceleração das contratações da Construção Civil. O setor terminou o ano com saldo negativo (-57), sendo que a redução das contratações ficou concentrada em Itaperuna, que registrou 48 demissões. Este foi o primeiro ano que o município registra saldo negativo no setor desde 2006.

A indústria da região fechou o ano com 74 novas contratações, menor saldo desde 2006. Em 2013, o setor industrial havia gerado 601 novas vagas de empregos no Noroeste Fluminense. O município de Cambuci registrou 61 demissões no setor. Por outro lado, a produção de minerais não metálicos em Itaperuna (+145) e o setor metalúrgico em Santo Antônio de Pádua (+102) exerceram as principais influências positivas.

O setor de Serviços foi o maior gerador de empregos na região em 2014 (+407 postos de trabalho), embora tenha registrado queda significativa na comparação com o ano anterior, quando foram contratados 1.315 novos trabalhadores. Itaperuna e Itaocara foram as cidades que mais contrataram no setor em 2014.

O Comércio também teve saldo positivo. Foram 383 novos empregos em 2014. O município de Miracema registrou o maior número de contratações, sobretudo no Comércio Varejista, que encerrou o ano com 139 novos postos de trabalho. Em contrapartida, o Comércio Atacadista de Itaperuna exerceu a maior influência negativa (-52), tendo apresentado o pior saldo desde 2006.

Colisão de veículos deixa um ferido na BR 356 em Cardoso Moreira

A colisão entre dois veículos, deixou uma pessoa ferida no final da tarde desta terça-feira (03), na BR 356, no trecho que corta a cidade de Cardoso Moreira. De acordo com testemunhas, o Fiat Uno, com placas de Cardoso, conduzido por um aposentado de 70 anos, teria batido com a moto, com registro em Macaé, que na ocasião era pilotada por um rapaz, de 34.

Ambos sofreram escoriações pelo corpo, sendo socorridos por bombeiros ao pronto socorro local. O idoso foi liberado após atendimento médico. A outra vítima, no entanto, sofreu fratura de ombro e permaneceu hospitalizada.

Da redação da Rádio Natividade – Foto: Gilmar Sana/Italva em Foco