Alunos e professores do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) campus Itaperuna, além de toda a comunidade, ganharam esta semana um novo ambiente de ensino: a Tecnoteca. A sala de aula interativa e com visual futurístico, oferece acesso a recursos didáticos diferenciados por meio de equipamentos modernos, como tablets, smartphones, lousa digital, mesa digitalizadora e TV 3D.
Durante a inauguração, nesta quarta-feira (04), os visitantes puderam participar de uma aula de demonstração dos recursos que ficarão disponíveis para uso na Tecnoteca. Segundo a diretora geral do campus Itaperuna, Michelle Maria Freitas Neto, a nova sala interativa é um marco para Itaperuna.
“Essa inauguração traz muita alegria para o campus. Os alunos estão empolgados em ter numa escola pública um ambiente tão inovador e com equipamentos modernos. A sala despertou em todos nós mais uma vez o orgulho de fazer parte dessa escola”, disse a diretora.
A tecnologia é usada na nova sala como suporte para aulas mais dinâmicas, integrando as diversas disciplinas, além de ser uma aliada na formação prática dos estudantes. As instalações são abertas a toda a comunidade, fazendo da Tecnoteca também um local de inclusão digital e multiplicação do conhecimento.
Para o reitor do IFFluminense, Luiz Augusto Caldas Pereira, são iniciativas como essa que ajudam a materializar a proposta dos institutos federais.
“A tecnologia tem que ser colocada a favor do desenvolvimento das pessoas, tem que se fazer presente nos processos educacionais, para que a gente possa de fato cumprir nosso compromisso de formar cidadãos e construir uma sociedade melhor. A Tecnoteca está sublinhada por esse compromisso e essa convicção. A tecnologia não pode ser acessível apenas para alguns, tem que ser acessível a todos, precisa ser democratizada. A Tecnoteca é uma intenção clara de fazer com que a tecnologia esteja colocada a favor de todos”, afirmou o reitor.
A diretora de Ensino do campus Itaperuna, Fabiana Barros, também ressaltou a importância do projeto.
“Essa geração de alunos já está imersa em tecnologia. Para a educação alcançar as suas metas, hoje em dia, ela também precisa inovar. A Tecnoteca surge justamente como um espaço para a construção de novos conhecimentos no campus Itaperuna”.
Também estiveram presentes na inauguração da Tecnoteca, o prefeito de Itaperuna, Alfredo Marques Rodrigues, o Alfredão; o presidente da Câmara de Vereadores de Itaperuna, Alexandre Pereira da Silva; e a secretária municipal de Educação, Esmeralda Bussade, além de diretores gerais e representantes dos campi do IFFluminense.