Natividade ganhará mais duas unidades de conservação ambiental

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Natividade realizou Audiência Pública, na Câmara Municipal, para a criação de duas novas unidades de conservação municipal, um monumento natural nas Serras Ventania e Bandeira, no distrito Querendo, além de uma APA (área de proteção ambiental na microbacia) na localidade Triunfo, totalizando quase quatro mil hectares de área protegida no município.

A partir da criação dessas unidades, o município de Natividade será o único no Noroeste Fluminense que vai contar com cinco unidades de conservação municipal. A determinação das áreas de unidades de conservação municipal foi feita através de estudos técnicos e apontamento no Plano Municipal de Mata Atlântica de Natividade.

A criação das unidades conta com o apoio do Programa de Unidade de Conservação da Secretaria Estadual do Ambiente e tem por objetivo proteger importantes mananciais e recursos hídricos.

“Esse é só o primeiro passo para desencadear outras ações para efetivar a proteção desses mananciais do município que além disso, conta com espécimes da fauna ameaçada de extinção”, explicou a secretária municipal de Meio Ambiente, Maria Inês Tederiche Micichelli.

Com informações da Ascom/PMN

Duas armas apreendidas na zona rural de Varre-Sai

Duas armas foram apreendidas por policiais militares lotados no DPO de Varre-Sai e que estavam na zona rural do município. De acordo com informações repassadas á Rádio Natividade, o lavrador J.R.O., de 46 anos, teria acionado o serviço de radiopatrulha comunicando a intenção de entregar voluntariamente duas espingardas calibre 28, que mantinha em seu poder no interior de sua residência, na Fazenda Macuco. Em depoimento na 140ª Delegacia de Natividade, ele contou que o armamento pertenceu a seu falecido pai.

Da redação da Rádio Natividade

Prefeito de São Sebastião de Alto flagrado recebendo propina já está em presídio

Foi transferido para o presídio Ary Franco, na capital fluminense, o prefeito de São Sebastião do Alto, Mauro Henrique Chagas (PT), que foi preso no dia anterior, em Macaé,  quando recebia propina de um empresário. Em nota, o diretório regional do PT, anunciou a expulsão do político. O presidente do diretório estadual da sigla, Washington Quaquá, afirmou que o prefeito preso, tinha pouca expressão no partido.

RELEMBRE O CASO:

O prefeito de São Sebastião do Alto, Mauro Henrique Chagas (PT), na Região Serrana do Rio, foi preso pela Polícia Federal no estacionamento de um posto de combustíveis, na BR-101, em Macaé, nesta quarta-feira (18). Segundo a polícia, Mauro recebeu voz de prisão quando recebia uma propina no valor de R$ 100 mil, para que um empresário pudesse começar obras nas áreas de saúde no município.

Segundo a polícia, o empresário já sabia da operação e colaborou. Policiais encontraram  os R$ 100 mil em uma mochila. Um PM que trabalhava como segurança do prefeito também foi preso.

Mauro Henrique Chagas era vice-prefeito de Carmond Bastos (PT) e assumiu a chefia do Executivo em abril de 2013. O prefeito Carmod Bastos encontra-se afastado cargo por denúncias de irregularidade, que são apuradas por uma CPI na Câmara de Vereadores. Carmond já foi condenado por vários crimes, como fraudes em dispensa de licitação e aumento do próprio salário.

Com informações do Campos de 24 Horas

Cinco vereadores teriam lançado pré-candidatura à Prefeitura de Natividade

Após a fixação da data para a eleição suplementar em Natividade, os últimos dias tem sido de muitas reuniões e articulações entre os políticos da cidade. Tudo por conta do curto tempo estabelecido – de 21 a 24 de março – pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE – RJ), para a realização de convenções partidárias que determinarão os candidatos e coligações aptos a disputar o pleito em 17 de maio. Ainda de acordo com portaria do colegiado, todas as candidaturas deverão ser registradas até 29 de março no cartório eleitoral na 43ª Zona.

A Rádio Natividade fez um levantamento extraoficial junto à suas fontes, chegando-se à conclusão de que pelo menos cinco vereadores teriam colocado seus nomes à disposição para uma possível escolha popular. Saiba quem são e qual a atual situação de cada um deles:

– Robson Rodrigues Barreto, o Robson do Açougue (PSL) – Eleito presidente da Câmara, de onde se licenciou no início do ano, para assumir interinamente o cargo de chefe do executivo. Pleiteia permanecer na vaga que ocupa há cerca de três meses. Seria o candidato apoiado pela atual administração.

– Fabiano França Vieira, o Bim (PSB) – Voltou a ocupar cargo de vereador, após a justiça determinar que Robson o sucedesse no comando interino do município, função que desempenhou de 24 de junho a 31 de dezembro de 2014. Enfrenta problema partidário, pois o comando estadual de sua sigla, tende a caminhar ao lado de Chico da Saúde (PT).  Caso se confirme tal tendência, a possibilidade de encabeçar uma chapa seria anulada.

Severiano Rezende, o Neném (PRTB)– Tenta se desvincular da imagem do ex-prefeito Marcos Antônio Toledo, o Taninho, lançando uma candidatura independente. De acordo com fontes, estaria tentando chegar a um acordo com Robson do Açougue, para que o grupo não se fragmentasse. Inclusive, teriam se reunido nesta quinta-feira (19), sem que houvesse consenso. Tido como moderado é ligado ao grupo do ex-deputado Afrânio Mendonça (PDT).

Ériques Lopes, o Mineirinho (PSD) – Apesar de pertencer ao partido do ex-prefeito Taninho, teriam rompido relações políticas no ano passado. Já na tribuna da Câmara há meses, declarou que sua sigla, lançaria candidato próprio. Não teria o apoio de demais colegas de vereança, tendo assim, uma candidatura avulsa.

Bernando de Pinho (PMDB) – Adversário ferrenho de Taninho, foi o articulador da CPI que investigou ações do governo passado. Possui bom trânsito entre os oposicionistas, mas está ligado ao PMDB local, que possui tendência governista. Sua candidatura, tiraria votos da oposição.  Da tribuna da Câmara, chegou a declarar apoio a Chico da Saúde.

 A Rádio Natividade conversou ainda com Francisco Martins, o Chico da Saúde e publicará matéria neste sábado (21).

Da redação da Rádio Natividade

Policia apreende armas em bairro de Itaperuna

Duas armas de fogo e uma réplica foram apreendidas no final da noite desta quinta-feira (19), na Rua Platão Boechat, bairro Cehab, Itaperuna. De acordo com informações da polícia, uma denúncia anônima indicava o endereço, com sendo ponto de venda de drogas.

Os agentes se deslocaram até o local indicado, abordaram três homens, com quem encontraram três papelotes de cocaína e cerca de cinco gramas de maconha. Após autorização, os PMs revistaram a casa de um dos envolvidos, onde localizaram mais dois revólveres calibres 32 e 38, além da réplica de uma pistola Berreta.

O caso seguiu para a 143ª Delegacia Legal, onde M.W.A.S, de 19 anos e H.B.M., de 36 foram atuados por posse de drogas e liberados. Já W.O.B., de 19 também responderá pelas armas. Ele permaneceu preso aos cuidados da Polícia Civil.

Da redação da Rádio Natividade

Câmara de Vereadores decidirá o dia da posse do novo prefeito eleito em Natividade

Está nas mãos da Câmara de Vereadores a decisão de fixar a data da posse do novo prefeito e vice, que deverão ser eleitos em eleição suplementar no próximo dia 17 de maio em Natividade.

De acordo com informações levantadas pela Rádio Natividade, a casa de leis já teria sido oficiada pela justiça eleitoral da cidade sobre tal responsabilidade. De acordo com o cartório eleitoral local, a data limite para a diplomação dos eleitos é 12 de junho e a partir daí, os legisladores podem definir o dia que lhes for mais conveniente.

Ainda de acordo com a justiça, o prazo para a realização de convenções partidárias para a escolha de candidatos e formação de coligações será de 21 a 24 de março.

Da redação da Rádio Natividade