Após a fixação da data para a eleição suplementar em Natividade, os últimos dias tem sido de muitas reuniões e articulações entre os políticos da cidade. Tudo por conta do curto tempo estabelecido – de 21 a 24 de março – pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE – RJ), para a realização de convenções partidárias que determinarão os candidatos e coligações aptos a disputar o pleito em 17 de maio. Ainda de acordo com portaria do colegiado, todas as candidaturas deverão ser registradas até 29 de março no cartório eleitoral na 43ª Zona.
A Rádio Natividade fez um levantamento extraoficial junto à suas fontes, chegando-se à conclusão de que pelo menos cinco vereadores teriam colocado seus nomes à disposição para uma possível escolha popular. Saiba quem são e qual a atual situação de cada um deles:
– Robson Rodrigues Barreto, o Robson do Açougue (PSL) – Eleito presidente da Câmara, de onde se licenciou no início do ano, para assumir interinamente o cargo de chefe do executivo. Pleiteia permanecer na vaga que ocupa há cerca de três meses. Seria o candidato apoiado pela atual administração.
– Fabiano França Vieira, o Bim (PSB) – Voltou a ocupar cargo de vereador, após a justiça determinar que Robson o sucedesse no comando interino do município, função que desempenhou de 24 de junho a 31 de dezembro de 2014. Enfrenta problema partidário, pois o comando estadual de sua sigla, tende a caminhar ao lado de Chico da Saúde (PT). Caso se confirme tal tendência, a possibilidade de encabeçar uma chapa seria anulada.
– Severiano Rezende, o Neném (PRTB)– Tenta se desvincular da imagem do ex-prefeito Marcos Antônio Toledo, o Taninho, lançando uma candidatura independente. De acordo com fontes, estaria tentando chegar a um acordo com Robson do Açougue, para que o grupo não se fragmentasse. Inclusive, teriam se reunido nesta quinta-feira (19), sem que houvesse consenso. Tido como moderado é ligado ao grupo do ex-deputado Afrânio Mendonça (PDT).
– Ériques Lopes, o Mineirinho (PSD) – Apesar de pertencer ao partido do ex-prefeito Taninho, teriam rompido relações políticas no ano passado. Já na tribuna da Câmara há meses, declarou que sua sigla, lançaria candidato próprio. Não teria o apoio de demais colegas de vereança, tendo assim, uma candidatura avulsa.
– Bernando de Pinho (PMDB) – Adversário ferrenho de Taninho, foi o articulador da CPI que investigou ações do governo passado. Possui bom trânsito entre os oposicionistas, mas está ligado ao PMDB local, que possui tendência governista. Sua candidatura, tiraria votos da oposição. Da tribuna da Câmara, chegou a declarar apoio a Chico da Saúde.
A Rádio Natividade conversou ainda com Francisco Martins, o Chico da Saúde e publicará matéria neste sábado (21).
Da redação da Rádio Natividade