Prefeitos do Noroeste Fluminense vão à ALERJ discutir questão dos royalties

O presidente eleito da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (OMPETRO), Dr. Aloysio (PV), prefeito de Macaé, será recebido pelo presidente da Casa, deputado Jorge Picciani (PMDB), na próxima segunda-feira (30/03), às 16h. Em pauta, os impactos da crise do petróleo na região e a redução de repasses do governo para os 11 municípios produtores de petróleo.

Em Macaé, a queda dos rapasses de royalties chegou a 50% no mês de março. “No ano passado o município recebia R$ 40 milhões de royalties por mês, em média. Este mês, o valor caiu para R$ 20 milhões”, afirmou o prefeito.

Aluízio disse ainda que muitos municípios podem entrar em solvência. “O cenário é muito ruim e a população precisa entender que a situação é grave. Uma das propostas é buscar a antecipação dos royalties na média do que foi repassado em 2014 durante dois anos, pois foi com esses números que foram feitas as peças orçamentárias desse ano”, adianta.

As cidades que compõem a organização são: Campos de Goytacazes, Quissamã, Macaé, Búzios, Arraial do Cabo, Casimiro de Abreu, Niterói, Rio das Ostras, São João da Barra, Carapebus e Cabo Frio. Dr. Aloysio toma posse na OMPETRO dia toma posse no dia 17 de abril.

Picciani receberá, também, na quarta-feira, às 10h, uma comitiva de prefeitos do Noroeste Fluminense para falar da grave crise financeira que também afeta essas cidades. São elas:Itaperuna, Porciúncula, Laje do Muriaé, Natividade, Varre e Sai, Bom Jesus do Itabapoana, Santo Antonio de Pádua, Aperibé, Cambuci, Itaocara, Miracema, Italva, Cardoso Moreira, São José de Ubá.Também estarão no grupo dois prefeitos do Norte Fluminense, Luiz Fenemê da cidade de São Fidélis e Gêge Cantarino da cidade Cardoso Moreira.

“Vivemos um momento extremamente delicado. A crise da Petrobras, somada ao novo cenário internacional, em que a OPEP derrubou o barril do petróleo para minar os investimentos em xisto e pré-sal, impuseram uma realidade econômica nova. Isso afetou diretamente o nosso estado, maior produtor de petróleo do Brasil. Essa indústria é fundamental para a vida do Rio, assim como a água é para a vida. O parlamento está disposto a dialogar e encontrar saídas para esta difícil situação”, afirma Picciani.

Dois detidos com droga no distrito de Santa Clara (Porciúncula)

Dois rapazes foram detidos por policiais militares durante abordagem de rotina, em Santa Clara, distrito de Porciúncula. Os agentes se deslocaram até o local conhecido como Morro do Papagaio, onde após revista pessoal em W.O.A., de 25 anos e A.R.S., de 19, localizaram com a eles, 28 gramas de maconha, distribuídos em três buchas, um pote, um cigarro, além outras cinco guimbas. A dupla foi conduzida até a 139ª Delegacia Legal de Porciúncula e autuada com base no artigo 28 da lei 11.343/06 (posse de entorpecentes), sendo liberados para responder em liberdade.

Da redação da Rádio Natividade

Policiais Militares do 36º BPM/Pádua recuperam motocicleta roubada

Policiais militares do 36º BPM recuperaram uma motocicleta roubada, encontrada abandonada na localidade de Barra Alegre, Zona Rural de Santo Antônio de Pádua. Moradores informaram aos PMs que um home, identificado como Paulo Fernando da Silva, conhecido como Nando, preso com uma pistola horas antes, havia deixado o veículo no local há cerca de 30 dias. Após consulta ao sistema integrado de informações descobriu-se que ela havia sido roubada no município mineiro de Muriaé. O caso seguiu para registro na 136ª Delegacia Legal.

Da redação da Rádio Natividade

Substância apreendida próximo à rodoviária de Natividade

Uma substância branca, parecida com cocaína, foi apreendida no final da tarde desta sexta-feira (27), por policiais militares na Rua Vigário João Batista, próximo ao terminal rodoviário de Natividade. Uma viatura com os sargentos Lázaro e Bertholace, realizava patrulhamento de rotina, quando um rapaz, que seria morador do bairro Tubiacanga, bateu em fuga, deixando para trás o material (apenas a perícia poderá determinar do que se trata), que foi recolhido pelos agentes e apresentado ao plantão da 140ª Delegacia Legal. O suspeito conseguiu fugir, pulando nas águas do rio Carangola.

Da redação da Rádio Natividade

Em Varre-Sai centenas de pessoas comemoram o Dia do Nascituro – Veja Fotos

O município de Varre-Sai comemorou esta semana o Dia Municipal do Nascituro, data instituída no ano de 2010, através de lei pelo Vereador Cláudio Paulanti (PPS), que estabelece o dia 25 de março, como dia de lutar pelos direitos daquele que já foi gerado no ventre da mãe, mas ainda não nasceu.

De acordo com o político é um dia especial em homenagem ao novo ser humano, à criança, que ainda vive dentro da barriga da mãe, e que tem o direito à proteção de sua vida e saúde, à alimentação, ao respeito e a um nascimento sadio. E, principalmente, o direito de nascer e de ser amado.

– O objetivo da Lei é suscitar nas consciências, nas famílias e na sociedade, o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos. Esse ano, a Pastoral Familiar da Igreja Nossa Senhora das Graças de Varre-Sai, coordenados pelo Padre João Mota Neto, organizou uma passeata, que contou com outras atrações, tais como teatro, Missa, Apresentações, distribuição de kits gratuitos para gestantes, dentre outros, – destacou o vereador.

 O movimento que teve início na Praça da Feira Municipal e seguiu pelas ruas centrais de Varre-Sai até a Praça Padre Antônio Alves Siqueira, contou com a adesão de várias instições entre elas, a Escola Municipal Primo José Sobreira, APAE de Varre-Sai, Colégio Estadual Doutor Miguel Couto Filho, Associações Religiosas, representantes de comunidades rurais, e a comunidade local. Cerca de 50 kits foram distribuídos às gestantes partcipantes.Confira algumas fotos:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X Z

Bispo emite nota onde afirma não apoiar nenhum candidato em Natividade

Depois que um vereador de Natividade postou uma foto nas redes sociais ao lado do bispo diocesano Dom Roberto Francisco Paz, declarando que após conversa com o religioso, teria se decidido apoiar determinado candidato na eleição suplementar do próximo dia 17 de maio, o tema virou polêmica na cidade.

Inclusive pelas ruas da cidade, chegou-se a questionar que o legislador havia insinuado que a Igreja Católica havia tomado partido, fato este, desmentido por Dom Roberto em carta dirigida à comunidade local. Em sua página no Facebook, o vereador Bernardo de Pinho alega ter sido mal interpretado.

– Tudo se deu em virtude do meu pronunciamento, em que eu declarei que meu apoio nestas eleições suplementares ao (….).só foi tomada depois de eu ter me reunido com o Srº Bispo Diocesano Dom Roberto Ferreria Paz. E em momento algum me referi que nosso Pastor apoiaria a candidatura de qualquer candidato. Sei que repercutiu, mas o que ocorreu foi uma má interpretação, – escreveu o político.

VEJA A CARTA DO BISPO:

Carta Bispo

Leia o texto postado pelo vereador tal qual foi publicado (os nomes dos candidatos foram suprimidos):

Bom dia amados! Bom chegou a hora da definição, com é de conhecimento de todos em maio teremos as eleições suplementares, e depois de ontem de uma reunião com Sr. Bispo Dom Roberto já me posiciono como apoio a quem vai lutar contra o sistema de corrupção instalado em Natividade hoje oq tbm é conhecimento de todos então discernimos q não tem como apoiar quem apóia a corrupção e é omisso a combatê-la, então nessa eleição suplementar eu caminharei junto ao (….nomes suprimidos), se na cadeira de vereador os outros candidatos fecham os olhos para a corrupção imagem se forem prefeitos??…Só concretizei essa decisão depois da palavra do Sr. Bispo e do apoio de minha família…e se ficar a dúvida q o candidato do governo é da igreja? Não adianta ser da igreja e não ser igreja e não lutar contra a corrupção…Paz e bem a todos! Bernardo de Pinho nessa vai de (….nomes suprimidos)!!

bispo

Operação conjunta das policias Civil e Militar apreende pistola em Pádua

Operação conjunta deflagrada por policiais civis e militares prendeu um homem durante a manhã desta sexta-feira (27), no Loteamento Alvim, Bairro Cidade Nova, Santo Antônio de Pádua.

Diversas residências foram revistadas e em uma delas, os agentes localizaram uma pistola Taurus calibre 380, com 11 munições intactas. O responsável pelo imóvel, Paulo Fernando da Silva Ferreira, de 23 anos, que fugiu minutos antes da chegada dos policiais, acabou capturado instantes depois e levado para 136º Delegacia Legal, onde foi autuado em flagrante por posse de arma de fogo.

Da redação da Rádio Natividade