A Rádio Natividade deverá apresentar nesta quarta-feira (29), entrevista com o candidato Chico da Saúde (PT). O prefeitável responderá perguntas do jornalista Vanderson Garcia, sobre temas ligados ao município e a campanha eleitoral para eleição suplementar em 17 de maio. A entrevista, que será ao vivo, terá duração de 30 minutos, com início previsto para as 09:25h. No dia seguinte será a vez de Mineirinho (PSD), apresentar suas propostas. Ambos confirmaram presença.
Polícia deflagra operação e cumpre mandados nas residências de suspeitos em Natividade
Uma operação conjunta que contou com a participação de policiais civis e militares, sob o comando do delegado titular da 140ª Delegacia Legal de Natividade, Gésner César Bruno, cumpriu quatro mandados de busca e apreensão no início da manhã desta terça-feira (28) em Natividade.
De acordo com informações dos agentes, as ordens de revista nos imóveis, todos localizados na região do bairro Liberdade, foram expedidas pela juíza Leidejane Chieza, que determinava que fossem vasculhadas as residências de suspeitos de furtos. Durante a ação que começou por volta das 6h e se estendeu durante parte da manhã, nada de relevante teria sido encontrado e ninguém foi preso.
– Isso parte da investigação policial. O fato de aparentemente nada de importante ter sido apreendido, não quer dizer que não obtivemos êxito. Na verdade, estamos juntando as peças do quebra-cabeças e muito em breve, a sociedade terá uma resposta, -declarou um dos agentes.
Da redação da Rádio Natividade
Câmara não vota reajuste e professores transformam a paralisação em greve por tempo indeterminado
Um impasse causado pela legislação eleitoral, fez com que o reajuste dos professores e monitores de creches e escolas municipais, não fosse votado durante a noite desta terça-feira (28), pela Câmara de Vereadores de Natividade.
O documento que concede 23% de reposição aos profissionais da educação e 10% aos demais servidores, chegou a ser enviado á casa pelo poder executivo (o prefeito Rodrigues Barreto também esteve presente), mas recebeu parecer contrário de sua consultoria jurídica, que sustentou a tese de que aumentos – de acordo com legislação vigente – não podem ser concedidos durante o período eleitoral, como é o caso do município, que em 17 de maio, elegerá seu novo prefeito e vice.
Os ânimos chegaram a ficar exaltados e o presidente Luiz Carlos Costa, chegou a suspender a sessão, para que os vereadores pudessem deliberar sobre o caso, chegando-se a decisão de nomear uma comissão composta por parlamentares, representantes da classe, sindicado e do executivo, para agendarem audiência com a juíza Leidejane Chieza, que poderia orientá-los como proceder.
– Essa é uma situação completamente nova em Natividade. Nunca lidamos com isso antes. Todos nós, queremos conceder o aumento, mas não podemos passar por cima da lei maior, sob pena de sermos responsabilizados no futuro. O projeto está pronto para ser votado. Por isso, decidimos em conjunto, ou seja, todos os vereadores, criarmos essa comissão para ouvirmos o parecer da justiça, para depois tomarmos uma atitude, – destacou Luizinho Costa.
A solução, no entanto, não agradou a categoria, que decidiu durante assembleia, logo após o término da reunião, que permaneceriam de braços cruzados, transformando assim, o movimento que até então era de paralisação, em greve por tempo indeterminado.
– Realmente criou-se em impasse. A lei eleitoral veda o reajuste, mas a classe decidiu por aclamação continuar em greve até que o projeto seja levado a plenário e votado. Outra questão é relacionada à retroatividade, que no documento da prefeitura, diz que o reajuste começará a valer apenas a partir de maio, quando na verdade, a data-base é janeiro. Acho que a saída disso tudo, só se dará através da negociação. O prefeito precisa se sentar, discutir e colocar a questão no papel. Apenas a palavra não basta, pois no setor público, tudo deve ficar muito bem documentado, – declarou o presidente do Sindicato dos Servidores, Eliezir Marchiote.
Da redação da Rádio Natividade
Casos de AIDS aumentam nas regiões Norte e Noroeste Fluminense
Um levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES) apontou que os casos de Aids estão crescendo em municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense, ao contrário do que ocorre na Região Metropolitana, onde a tendência é de queda. Outro dado preocupante do órgão é em relação ao panorama do vírus HIV no estado: quase um terço dos pacientes é diagnosticado já em estágio avançado.
Em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, o Centro de Doenças Infecciosas e Parasitárias (CDIP), destacou que de 2013 para 2014 houve um aumento de cerca de 40% de casos de Aids. O órgão atende a pacientes para fazer testagem do vírus HIV de diversos municípios da região – São Fidélis, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e Cardoso Moreira.
O Diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, atribuiu esse número alarmante nas cidades das regiões Norte e Noroeste com a migração populacional. Segundo ele, cidades como Macaé e Quissamã praticamente dobraram o número da população nos últimos anos. Outro motivo, de acordo com o diretor, seriam as atividades portuárias na região, que atraiu trabalhadores de diversas cidades do país.
“Na tentativa de reverter essa situação, o programa do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante leva o teste rápido de HIV a várias localidades e distritos de Campos. Qualquer evento que a Secretaria de Saúde realiza, levamos também o teste rápido, que é praticamente 100% confiável. Nele, nós encaminhamos a pessoa que quer ser submetida ao teste a uma sala confidencial e realizamos todos os procedimentos. O resultado sai em 15 minutos”, declarou o diretor.
Charbell Kury ressaltou também que, a estrutura do programa conta também com uma equipe multidisciplinar para fazer o acompanhamento do paciente, caso o resultado tenha dado positivo. A equipe é formada por infectologistas, clínicos, ginecologistas, oftalmologistas, dermatologistas, nutricionistas, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, técnicos de laboratório e pessoal administrativo.
Segundo o superintendente da Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SES, Alexandre Chieppe, há muitos casos em que a testagem só é feita quando a pessoa já apresenta sintomas, como problemas no sistema imunológico, e procura o hospital.
“Ainda há muito estigma e preconceito em torno da Aids, por isso muitas pessoas relutam em fazer o teste”, aponta, acrescentando que, em alguns casos, o paciente não percebe que se expôs ao risco de contração do HIV e, por isso, não procura o teste.
Na Região Metropolitana, os casos de Aids no ano 2000 era de 3.482 e em 2012 de 1.974. Já na Região Norte do Estado do Rio os números em 2000 apontavam para 119 e 147 em 2012, segundo a SES.
Com informações do G1
Homem é preso após ser flagrado com espingarda em Itaperuna
Um homem foi preso em flagrante nesta segunda-feira (27), após ter sido flagrado com uma arma, na estrada do Bambuí, zona rural de Itaperuna. De acordo com informações do 29º BPM, agentes do Grupamento de Ações Táticas (GAT) e setor “Charlie”, abordaram A.C.C., de 62 anos, com quem localizaram uma espingarda da marca Boito, calibre 12, com duas munições intactas. Levado para a 143ª Delegacia Legal, ele acabou autuado e liberado para responder em liberdade, mediante o pagamento de R$ 1 mil de fiança estabelecida pelo delegado.
Da redação da Rádio Natividade
Convidado para entrevista na Rádio Natividade, candidato Severiano Rezende não comparece
Convidado para participar da série de entrevistas com os prefeitáveis que será levada ao ar esta semana pela Rádio Natividade, o candidato Severiano Rezende, o Neném (PRTB), não compareceu à emissora esta manhã.
O político havia sido informado que seu espaço estava aberto para esta terça-feira (28), no horário de 09:25h às 09:55h, ocasião em que responderia às perguntas do jornalista Vanderson Garcia, ao vivo na sede da emissora. Até o fechamento desta matéria, a coordenação da campanha do vereador, não havia apresentado nenhuma justificativa para a ausência.
O político, de fato, não havia confirmado presença, ao contrário de seus adversários na disputa do próximo dia 17 de maio. Nesta quarta-feira (29), será a vez de Chico da Saúde (PT) e na quinta-feira, dia 30, o entrevistado será Mineirinho (PSD).
Da redação da Rádio Natividade
Celulares e drogas aprendidos no presídio de Itaperuna
Diversos equipamentos de telefonia, além de entorpecentes foram apreendidos durante esta segunda-feira (27), por agentes penitenciários, lotados no presídio Diomedes Vinhosa Muniz, em Itaperuna.
De acordo com eles, como de praxe, teria sido iniciada vistoria de rotina nas celas B, C e D, do anexo 01, onde localizaram 13 telefone celulares, com suas respectivas baterias, cabos, carregadores, fones de ouvido, chips, além de 37 buchas de maconha e três papelotes de cocaína.
Informações levantadas pela Rádio Natividade, dão conta de que um dos detentos, identificado pelas iniciais V.C.S., foi conduzido até a 143ª Delegacia Legal, onde acabou sendo atuado como responsável por pelo menos um dos equipamentos. Os demais materiais não tiveram autoria determinado, pois os locais são divididos entre diversos presos.
Da redação da Rádio Natividade