Policiais militares do 36° BPM apreenderam seis armas de fogo e 345 munições de vários calibres, durante um cumprimento de mandado de busca e apreensão, em Marangatu, distrito de Pádua. O material estava na residência de um comerciante, que foi preso e levado à delegacia local.
Em revista pelo imóvel foram encontrados um revólver calibre 38, 53 munições e sete cápsulas deflagradas do mesmo calibre, uma espingarda de calibre 32 com duas munições e outra de calibre 28, com 18 munições, um rifle (Mosquetão) calibre 36, com quatro munições e uma cápsula, outro rifle de calibre 22 e 265 munições do mesmo calibre, além de uma espingarda calibre 12, com três munições e uma cápsula deflagrada, além de centenas de espoletas e pólvora.
Materiais e o suspeito, Génézio Terra de Azevedo, de 51 anos, foram encaminhados a 136ª Delegacia Legal de Pádua, onde o caso foi registrado.
Duas motocicletas foram furtadas durante este sábado e domingo, dias 23 e 24, no município de Santo Antônio de Pádua. No primeiro caso a Honda Fan, de cor preta, ano 2008, placa KUW 9237, pertencente ao balconista W.D.R., de 48 anos, teria sido levada do local onde estava estacionada em frente à sua casa, na Rua Vicente de Andrade, Pirapetinga.
Já a Honda Biz vermelha, placa LNO 3188, desapareceu da Rua Dr. Ferreira da Luz, próximo ao Clube Social. A dona, a também balconista J.O.R., de 29 anos, acionou a Polícia Militar, mas até o fechamento desta matéria, nenhum dos veículos havia sido encontrado. O registro é da 136ª Delegacia Legal.
Mais um caso de arrombamento e furto na zona de rural de Varre-Sai foi registrado pelos inspetores da 140ª Delegacia Legal de Natividade, após o comerciante A.S.O.J., de 35 anos, ter procurado a distrital, para denunciar que sua residência, no Sítio Santa Cruz, teria sido invadida e de seu interior, levados um computador, caixa amplificada, duas TVs e sistema de som. Não há testemunhas ou suspeitos do crime e o local deverá passar por perícia da Polícia Civil.
Policiais militares do 29º BPM se deslocaram até o Hospital Natividade, após terem sido acionados através do telefone de emergência, pelo técnico em enfermagem I.R.J., de 43 anos, que afirmou ter sido vítima de injúria racial em seu ambiente de trabalho.
Em depoimento na 140ª Delegacia Legal, o profissional informou que o autor, teria sido o marido de uma paciente, identificado apenas pelas iniciais C.R., que residiria no centro da cidade, que diante da informação de que a mulher não poderia tomar medicação, sem antes passara por consulta pelo médico de plantão, teria reagido de maneira agressiva, se dirigindo a ele, com termos pejorativos do tipo “negro safado e idiota”.
O fato teria sido presenciado por colegas da vítima – que presta serviço no pronto socorro – que confirmaram sua versão. Inspetores da distrital deverão identificar formalmente o acusado, que será intimado a prestar esclarecimentos.
Policiais militares do 29º BPM realizaram duas apreensões de drogas durante a madrugada e a noite deste domingo (24), na praça onde era realizada a festa do distrito de Ourânia e detiveram quatro rapazes por posse de entorpecentes e um menor, que supostamente estaria traficando no local.
No primeiro caso, dois jovens levantaram suspeitas dos PMs, quando ao perceberem a aproximação da guarnição, tentaram se desfazer de uma cigarro de maconha, que ainda assim, foi localizado. Com isso, J.L.A.M., de 20 anos e G.D.S., de 23, foram conduzidos até a 140º Delegacia Legal e autuados por posse de entorpecentes.
Horas mais tarde, os agentes abordaram D.V.S., de 23 anos e W.G.B., de 27, encontrando próximo aos rapazes, um papelote de cocaína(foto acima), que eles admitiram ter comprado de um adolescente, de 14 anos, que acabou sendo localizado e conduzido até a 140ª Delegacia Legal. Na sede da Polícia Civil, ambos admitiram que eram dependentes químicos e que consumiriam os entorpecentes. Já o menor foi autuado no crime análogo ao artigo 33 (tráfico), sendo posteriormente liberado.
A Prefeitura Municipal de Natividade entregou à comunidade de Ourânia neste final de semana, a obra de reforma na Creche” Casa do Meu Sonho”, que atende a mais de 40 crianças, com idade de 3 meses a 5 anos. A ação incluiu uma reforma geral como troca de telhado, bem como janelas e portas, nova pintura, azulejos, pisos e banheiros com sanitários apropriados para as crianças e ainda cozinha azulejada, com sala de refeições.
Durante a reinauguração, a secretária municipal de Educação de Natividade, Cristiana Velasco Brum, lembrou a importância da obra para as crianças atendidas.
“É uma grande conquista para a comunidade de Ourânia e para as próprias crianças matriculadas que serão beneficiadas com o novo espaço”, disse.
A diretora da creche, Márcia Bazeth, falou da satisfação com a reforma.
“Me sinto muito gratificada porque tenho 19 anos de prefeitura, sendo 14 deles na direção da creche e estar vivendo este momento com as crianças e minha equipe de trabalho é muito importante pra mim”, lembrou a diretora.
Já o prefeito interino de Natividade, Robson Rodrigues Barreto, destacou que apesar do momento econômico difícil enfrentado pelos municípios, ele não poderia deixar de realizar a obra.
“As crianças são o nosso futuro e temos de fazer o melhor para elas, temos compromisso com nossas crianças e muitas mães precisam da creche para deixar os filhos e trabalhar. Quero parabenizar à empresa que fez a obra e fez o melhor e pedir a vocês que ajudem a conservar e olhar essa creche e usá-la com cuidado durantes os anos”, disse.
O prefeito afirmou que outra obra que será iniciada ainda em seu mandato é a Praça do distrito.
“Ourânia tem alguém que olha por aqui e vai continuar lutando por esse lugar”, concluiu o prefeito.
O deputado estadual Jair Bittencourt, também esteve visitando as dependências da creche e parabenizou o prefeito pela obra que revela o respeito às crianças atendidas e o entendimento que criança deve ser vista sempre como prioridade.
Um aposentado morreu após ter sido atropelado no final da noite deste domingo (24), às margens da BR 356, na altura do bairro Calcário, em Italva. De acordo com testemunhas, Samuel Andrade de Carvalho, de 68 anos, atravessava a pista, quanto teria sido atingido por uma moto, cuja a identidade do condutor, não foi informada.
A vítima chegou a ser socorrida por bombeiros do destacamento 3/21, mas não resistiu aos ferimentos e morreu logo após dar entrada no pronto socorro municipal. Inspetores da 148ª Delegacia Legal, responsável pelo registro, deverão esclarecer as circunstâncias do acidente.
Da redação da Rádio Natividade – Foto: Gilmar Sana/Italva em Foco