Vinho de Varre-Sai concorre ao título de Sete Maravilhas Gastronômicas do RJ

Antes de sair, não se esqueça de varrer a casa. A cidade no Noroeste Fluminense, servia de passagem para os tropeiros. Eles pernoitavam num velho rancho que os abrigava com a seguinte recomendação: Varre e sai, escrita à carvão. Os viajantes não pagavam pela hospedagem, mas tinham de conversar o local limpo. A fundação da cidade, com pouco mais de 7 mil habitantes, data de 1848.

É também chamada de Toscana Fluminense, pois cerca de 70% da população é formada por imigrantes italianos. E foram eles que começaram a produção do  vinho de Jabuticaba, considerado Patrimônio Imaterial de Varre-Sai.  A região é um celeiro de frutas da mata atlântica, como a Jabuticaba e a Grumixama, a cereja brasileira. A época da colheita é entre setembro e outubro. A bebida é produzida de maneira artesanal, sem conservantes,com o teor alcoólico apenas do processo de fermentação. Há 35 anos, a cidade realiza o Festival do Vinho, no último domingo de julho. Quatro adegas produzem, aproximadamente, 10 mil litros de vinho por ano: Adega Rodolphi, Adega Pellegrini, Adega Dario Bendia e Adega Bendia.

Exatamente esta bebida está entre os finalistas no concurso as “Sete Maravilhas Gastronômicas do Rio de Janeiro”, concurso promovido pelo governo estadual, que vai eleger, por votação popular na internet até o dia 31 de outubro, os produtos mais representativos da culinária fluminense.

O biscoito Globo, famoso nas praias do Rio; o chuvisco de Campos dos Goytacazes; a cachaça de Paraty; o Filé à Oswaldo Aranha; a caipirinha; a feijoada; o Picadinho Carioca;o Vinho de Varre-sai, entre outras maravilhas estão distribuídas em 7 categorias: “Entradas & Petiscos”, “Refeição”, “Bebidas”, “Doces e Sobremesas”, “Da Terra”, “Da Água” e “Laticínios”.

Os produtos foram inicialmente selecionados pelo curador e coordenador do projeto, o jornalista e escritor Chico Júnior.  A tradição e os saberes locais foram quesitos considerados por Chico para a escolha de cada concorrente. Para votar acesse o site www.projetomaravilhas.com.br

Da redação da Rádio Natividade – www.natividadefm.com.br