O Setor de Vigilância Epidemiologia e de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Natividade realizou nesta quarta-feira (23), a primeira ação para prevenir a febre maculosa. A Secretaria de Estado de Saúde já confirmou três mortes provocadas pela doença em Natividade e Varre-Sai, além de outros 85 casos suspeitos na região.
Agentes de saúde e enfermeiros distribuíram panfletos no centro da cidade e conversaram com os moradores, dando orientações quanto à prevenção da febre maculosa. Na próxima semana, haverá um novo dia D, dos distritos de Ourânia e Querendo.
O principal transmissor da febre maculosa é o chamado carrapato estrela, encontrado principalmente em capivaras. A orientação é de que se evite a proximidade com esses animais. Para quem trabalha na zona rural a dica é usar roupas claras e equipamentos de segurança, como luvas e botas.
A febre maculosa tem tratamento e para aumentar as chances de cura, mas precisa ser diagnosticada ainda em fase inicial. Os principais sintomas são manchas pelo corpo, dor de cabeça e muscular. A automedicação pode atrapalhar o diagnóstico da febre maculosa. O ideal é procurar o posto de saúde mais próximo.
* Flagrou algo interessante? Fotografou? Alguma reclamação? Envie para participe@natividadefm.com.br ou via WhatsApp para (22) 9-9877 – 7187
Poderiam ir nas escolas , tenho falado muito sobre esse assunto com meus alunos, alguns até me perguntaram: “Como pode um bicho tão pequeno matar uma pessoa?”, seria muito interessante ouvir uma palestra junto com os alunos…fica a dica…