O Ministério da Educação (MEC) suspendeu a autonomia de 123 cursos superiores do Estado do Rio, dentre eles o bacharelado em Serviço Social na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Campos. Dessa forma, as instituições não podem ampliar vagas, criar cursos, abrir campus ou polos de educação à distância. Todos obtiveram nota 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), 2013, sendo 28 em 19 instituições federais de ensino superior.
Entre as universidades particulares fluminenses de Campos atingidas pela suspensão de autonomia, estão a Estácio de Sá com os cursos de Farmácia e Enfermagem e a Universidade Salgado de Oliveira (Universo), com Enfermagem.
Na UFF, os bacharelados atingidos foram os de Odontologia, Farmácia e Serviço Social, em Niterói. Já na Unirio, o curso de Serviço Social também teve sua autonomia suspensa.
O Mec também proibiu os vestibulares em 27 graduações (públicas), entre elas o bacharelado em Serviço Social na UFF, em Niterói e o tecnológico em Radiologia da Estácio de Sá, em Petrópolis. Todos esses cursos foram reprovados pela segunda vez consecutiva com nota 2 no CPC, considerada insatisfatória, nas avaliações feitas em 2010 e 2013.
Entre os cursos em que houve a suspensão de ingressos de novos alunos também estão os de outras quatro universidades federais: bacharelado em Educação Física, nas federais do Acre e de Alagoas; bacharelado em Agronomia, na federal do Pará e bacharelado em Zootecnia, na Federal Rural da Amazônia.
PARTICULARES PASSARÃO POR MEDIDAS CAUTELARES
Na Estácio, além de Campos outros oitos cursos também tiveram a suspensão de autonomia: Farmácia e Radiologia em Petrópolis; Radiologia em Niterói, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro; Fisioterapia em Niterói e Macaé. Já a Universidade Castelo Branco teve as autonomias suspensas nos cursos de Medicina Veterinária, Nutrição e Biomedicina, todos no Rio. Na Unigranrio, a suspensão foi em Medicina e Educação Física, ambas em Duque de Caxias. Na Universo, os cursos atingidos foram Enfermagem, em Campos, e Fisioterapia, em Niterói.
Das 36 graduações em Centros Universitários punidos com as medidas cautelares do MEC, 11 ficam no estado do Rio de Janeiro: o Centro Universitário Augusto Mota teve a autonomia suspensa em dois cursos de Farmácia e dois de Enfermagem, todos na capital; a Anhanguera, com Medicina Veterinária, em Itaboraí, e Enfermagem, Nutrição, Serviço Social e Gestão Ambiental, em Niterói; o Celso Lisboa, com Educação Física, no Rio; o Abeu, com Enfermagem e Fisioterapia, em Belford Roxo; e a Unifeso, com Medicina, em Teresópolis.
Fonte: Ururau