Agentes municipais de Saúde e técnicos de Natividade participaram no início desta semana, na Câmara Municipal, da segunda etapa do curso “Caminhos do Cuidado”, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Natividade. O curso, que aborda temas como álcool, drogas, dentre outros, já capacitou 27 profissionais, será ministrado mais uma vez, no próximo dia 13 de março.
– É importante a capacitação porque os profissionais estarão melhor preparados para receber essa população que é crescente não só no município, mas em todo o país -, lembrou a apoiadora institucional da Secretaria Municipal de Saúde, Cynthia Barbosa.
De acordo com a tutora do curso Bruna Helena de Almeida Marcolino, decorrente ao grande número de drogas lícitas e ilícitas, o Ministério da Saúde ofereceu a todos os agentes de saúde e um técnico de cada unidade de Saúde do Brasil este curso de extensão e atualização, a fim de conscientizar e orientar sobre os problemas que ocorrem no território.
– A gente espera que ao sair daqui, os profissionais tenham outra visão do assunto e outra maneira de abordar o problema – , afirmou a tutora.
O secretário municipal de Saúde de Natividade, Evando Luiz Fernandes, destacou que o curso promove uma melhor qualificação para os profissionais que atendem a esse público.
– A dependência, seja ao álcool ou às drogas lícitas e ilícitas, demanda um cuidado especial por parte dos nossos profissionais de saúde, pois vem atingindo uma grande parcela da nossa população. E o curso vem promover essa qualificação para que nossos profissionais saibam a melhor forma de proceder com esse paciente, além de dar uma dimensão maior dos males decorrentes deste problema, promovendo uma forma de atuação ampla e diversificada-, destacou o secretário.
Da redação com Ascom/PMN