O centro de Educação de Jovens e adultos de Natividade (CEJA) está com inscrições abertas para preenchimento de vagas. A unidade, ligada à Fundação Cecierj, funciona no bairro Balneário, ao lado do Colégio Estadual Flávio Ribeiro de Rezende e oferece gratuitamente, atendimento presencial individual no horário e dia escolhido pelo aluno dentro do período das 13 às 21 horas.
Como esclarece seus funcionários, no CEJA, não existem aulas regulares como nas escolas tradicionais. Mas há sempre o apoio de uma equipe de professores capacitados para auxiliar o aluno no estudo das diferentes disciplinas. O jovem/adulto estuda a seu tempo, retorna para tirar dúvidas e fazer avaliações. É possível estudar uma ou mais disciplinas por vez na ordem em que desejar.
O CEJA possibilita ao aluno estudar em casa através da leitura dos módulos impressos. O material didático impresso é adquirido através de sistema de empréstimo. O aluno também pode contar com o auxílio do atendimento virtual, pois tem acesso a uma sala de aula na internet. Nesse ambiente virtual de aprendizagem, há contato online com os professores e com os diversos tipos de material didático, como vídeos, animações, textos, listas de exercício, exercícios interativos, simuladores etc.
Não existe limitação de número de alunos no CEJA, ou seja, as vagas não acabam. Para se matricular no Ensino Fundamental é preciso ter no mínimo 15 anos e, no Ensino Médio, 18 anos completos.
Os documentos necessários são: Carteira de Identidade (RG); CPF; Comprovante de residência atualizado; Histórico Escolar ou declaração de escolaridade (caso tenha estudado a muitos anos atrás e não possua comprovante, o CEJA fará um procedimento para regulamentação da situação escolar); Certidão de Nascimento ou casamento; Certificado militar (sexo masculino); Comprovante do tipo sanguíneo e 2 fotos 3×4 recentes.