De acordo com dados do Instituto do Meio Ambiente (Inea), em uma hora e meia choveu 50mm, em Bom Jesus do Itabapoana na madrugada desta terça-feira (17/12). O município é o único do Norte e Noroeste que permanece em estágio de alerta máximo.
O município, onde a pouco menos de uma semana, parte da RJ-230 cedeu com uma enxurrada que acabou arrastando dois carros e causando a morte de duas pessoas, a situação que ainda não tinha normalizado volta a ficar complicada.
De acordo com o assessor técnico da Defesa Civil, Alexandre Alcântara, choveu durante toda a madrugada, piorando ainda mais a situação, já que o solo se encontrava encharcado. Segundo ele, os bairros mais atingidos foram Santa Rosa, Pimentel Marques, Bairro Novo, Bela Vista, Parque das Águas e Santa Terezinha. Nesses locais, além de alagamentos, há risco de deslizamento de terra.
Ainda segundo o assessor técnico, o município tem 30 pontos de risco de deslizamento e 18 deles estão sendo monitorados. Não há notificação de localidades isoladas. A região de Calheiros e Rosal, onde ocorreu o rompimento da RJ, conta com estradas alternativas, que mesmo em situação precária, ainda atende essa necessidade.
A prefeita do município está na capital do Estado, pleiteando a construção de uma ponte provisória para atender à população.
Com informações do Ururau.