Justiça suspende CPI contra prefeito de Itaocara

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que poderia resultar na cassação do primeiro prefeito eleito do PSOL foi suspensa na segunda-feira( 16) pela Justiça do Rio de Janeiro. O prefeito de Itaocara, Gelsimar Gonzaga, classificava a iniciativa dos vereadores como um “golpe”. Os opositores alegavam que o prefeito não havia respondido requerimentos de informação feitos por um cidadão, e por isso deveria ser investigado.

A decisão de suspender a sessão que resultou na CPI foi tomada a pedido do Ministério Público após Fernando Arcenio, o único vereador do PSOL na cidade de 23 mil habitantes, impetrar um mandado de segurança em favor do prefeito. Arcenio alega que não teve acesso aos documentos que levaram à instauração da CPI no dia 3 de dezembro. Segundo o Ministério Público, a criação da comissão poderia criar um “clima de instabilidade político institucional” na cidade.

O juiz Rodrigo Rocha de Jesus determinou que o presidente da Câmara, Robertinho Cruz (PR),  preste informações sobre a sessão em um prazo de dez dias.

Da redação da Rádio Natividade com informações da Carta Capital.