Em Itaperuna, 10% da produção rural do município já foram comprometidos pela chuva que vem castigando a cidade desde a semana passada. O secretário municipal de agricultura, Luiz Alberto Azevedo, afirma que apenas veículos leves conseguem passar pelas estradas rurais.
“Nós não temos condição de passar nem com caminhão para escoar a produção e nem para carregar os alunos para as escolas. Então, no momento estamos aí nessa vigília constante com apoio do governo do município, do estado e da equipe da Emater. Estamos fazendo o levantamento desses pontos críticos no município”, disse o secretário de agricultura.
As estradas rurais da cidade ficaram em péssimas condições. São 120 pontos críticos ao longo dos 500 quilômetros de vias de chão. Pelo menos, 12 pontes foram danificadas ou completamente destruídas. Com as estradas que dão acesso à zona rural do município nessas condições, as produções são afetadas.
Itaperuna produz 30 milhões de litros de leite por ano, a maior bacia leiteira do Noroeste Fluminense. Segundo a Secretaria de Obras de Itaperuna, um levantamento foi feito, na última segunda-feira (16), pela Emater Rio e pela Secretaria Municipal de Agricultura. Nesse levantamento foram identificadas todas as estradas e pontes danificadas que precisam de obras emergenciais no município. Ao todo, são 12 pontes, 90 bueiros e 500 km de estradas danificadas, sendo 120 km só de estradas vicinais. Ainda segundo a secretaria, as obras emergenciais vão começar assim que a chuva parar, por causa do solo que está muito molhado.
Da redação da Rádio Natividade com informações do G1.