Aos poucos as cidades do Norte e Noroeste do Rio mais afetadas pelas chuvas da semana passada e desta semana, começam a receber equipamentos e donativos do Governo do Estado, repassados pelo Corpo de Bombeiros. Colchões, alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal, começam a ser entregues aos municípios que sofreram enchentes e alagamentos. Em Bom Jesus do Itabapoana, os donativos serão distribuídos entre os 99 pessoas desalojadas e desabrigadas.
O Rio Itabapoana continua em alerta, pois está no limite máximo para transbordar. Para piorar a situação, a previsão é de fortes chuvas na cidade nos próximos dias. Apesar do alerta para a cheia do rio, a Defesa Civil também está em alerta máximo para as quedas de barreiras e deslizamentos de terra. Foram registradas até o momento em Bom Jesus, 150 quedas de barreiras na região central da cidade e em distritos.
Para tentar minimizar os efeitos, as equipes da Defesa Civil estão usando lonas, recebidas do Corpo de Bombeiros, para tentar proteger as encostas que estão em risco iminente de cair. Não há informações de feridos na cidade. Todos os acessos, sejam ruas ou rodovias, estão liberados.
Em Porciúncula 13 famílias estão desalojadas, segundo informações da Defesa Civil. A cidade também vai receber equipamentos e donativos do Corpo de Bombeiros. A previsão é que o material chegue à cidade até o início da tarde desta quinta-feira (19). O Rio Carangola está sob vigilância.
Em Varre-Sai a Defesa Civil também está em alerta máximo por conta de barreiras. Foram registradas sete quedas de encostas e duas delas destruíram duas casas. Já são 88 pessoas desalojadas na cidade. Todos estão em casa de parentes e amigos. Parte da RJ 214 chegou a ficar interditada depois que uma árvore de grande porte caiu sobre a pista. Equipes foram deslocadas para o local e a árvore foi retirada.
Da redação da Rádio Natividade com informações do G1.