19/12 * 21h – O Rio Itabapoana, que corta o município de Bom Jesus do Itabapoana, na região Noroeste Fluminense, voltou a transbordar nesta quinta-feira (19/12), porém não causou grandes transtornos, já que as famílias atingidas, no primeiro transbordamento, ainda estão abrigas em prédios públicos e casa de parentes.
De acordo com o assessor técnico da Defesa Civil Municipal, Alexandre Alcântara, foi um transbordamento rápido e já no início da noite o nível do rio, que havia chegado a 2,60m, baixou para 2m.
“O nível está oscilando muito e chegou a ficar 35 centímetros acima da cota de transbordo. Tudo é por causa da chuva que cai na cabeceira do rio, no lado do Caparaó no Estado de Minas Gerais, passando pelo nosso estado, pelo Espírito Santo, até chegar a São Francisco de Itabapoana, que é onde deságua o rio”, explicou Alexandre.
Ainda segundo Alexandre, no município tem 61 pessoas desalojadas, que atualmente estão em casa de parentes, e outras 31 desabrigadas, que estão em prédios públicos da Prefeitura. “Não permitimos que essas pessoas voltassem para as casas, pois sabíamos do risco de um novo transbordamento, e por isso os prejuízos foram bem menores”, observou o assessor técnico.
Nesta quinta-feira, duas casas do bairro Pimentel Marques foram demolidas pela Defesa Civil por apresentarem risco de desabamento e atingir outros imóveis. “O solo está muito encharcado. Nossa preocupação é com o risco iminente de deslizamentos de terra e também de enxurradas. Estamos monitorando os pontos de maiores riscos e orientando a população”, finalizou Alexandre.
Com informações do Ururau