Porciúncula, juntamente com outras entidades representativas da região, organizou uma reunião para discussão e elaboração do seu Plano Municipal de Saneamento Básico do Município. A elaboração do Plano atende às determinações do Governo Federal, que condiciona a disponibilização de verbas à apresentação de um plano que apresente as prioridades e necessidades do município, na realização de obras e projetos sobre a temática do saneamento.
A apresentação foi conduzida pelas engenheiras ambientais da empresa MJ Engenharia que representaram o Consórcio Baixo-paraíba do Sul, Daniela Lugoch e Karina Marckmann que ministraram uma palestra reforçando a importância do saneamento básico para a população e sobre a importância da participação popular na elaboração de um Plano com qualidade. Também foram abordados alguns aspectos da Lei 11.445, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico.“Estamos muito felizes em ver todas estas pessoas aqui mobilizadas por esta causa. Precisamos desenvolver um bom plano de saneamento para Porciúncula, pois sem ele não é possível angariar os recursos disponibilizados pelo governo para a melhoria da qualidade de vida de todos”, disse Daniela.
Saneamento é o conjunto de medidas visando preservar ou modificar as condições do meio ambiente, com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde nos municípios. É composto pelos serviços de abastecimento de água, manejo de águas pluviais e drenagem urbana, esgotamento sanitário e manejo de resíduos sólidos. Estas ações exigem um grande comprometimento dos órgãos públicos, principalmente dos municipais que se encontram mais próximos de sua população. A prefeita Mirian Porto destaca a união das entidades públicas, privadas, assim como a de outras instituições, na elaboração deste projeto. “Em questões como esta, temos unido forças e contado com a colaboração de toda a sociedade, inclusive dos estudantes, para mobilizarmos o município na construção deste plano”, disse a prefeita.
Durante a reunião, os presentes foram convidados a falar sobre o que cada um, ou a instituição que representa, pode fazer para conscientizar a população da importância do saneamento básico. “Precisamos da participação ativa da população na elaboração deste plano, por isso é necessário conscientizá-los da importância da colaboração de cada um neste processo”, disse o secretário do Meio Ambiente, Flávio Gonçalves.
Da redação da Rádio Natividade com Ascom/PMP
A Sociedade têm por um todo ser notificada,a participar das melhorias no Município, com total transparência, pois é assim que se faz uma Gestão voltada para o interesse maior, que é a Sociedade, assim se dará enfase que realmente que ” TODO PODER EMANA DO POVO “.