A Central de Regulação instalada em Bom Jesus do Itabapoana, gerencia, a partir desta segunda-feira (9), as consultas médicas marcadas pelo sistema público na cidade. A central visa concentrar os pedidos, análise, liberação e marcação de consultas nas unidades de Saúde do município. Os exames de imagem e de maior complexidade, que necessitam encaminhamento a centros maiores, também passarão pelo sistema.
“Os moradores dos distritos e bairros não precisam mais vir ao centro da cidade para marcar exames”, apontou o secretário municipal de Saúde de Bom Jesus do Itabapoana, Sávio Saboia, ressaltando que agora o máximo que o usuário vai precisar é ir até o posto de saúde (PSF) de seu distrito ou bairro.
O usuário vai procurar a unidade de Saúde mais próxima de sua casa e fazer a solicitação. O médico que atender o paciente analisa o caso e determina se há necessidade de uma consulta com especialista ou de exames mais específicos. A unidade encaminha todos os pedidos para a Central, que vai estudar caso a caso, aprovar e devolver às unidades de bairros ou distritos com data, hora e local do procedimento. O paciente será comunicado da decisão no local onde mora, o que gera mais conforto.
Com informações do G1