Itaperuna recebe neste domingo (15) o segundo teste com drone alemão. O objetivo é fazer o monitoramento ambiental em áreas rurais do Estado do Rio de Janeiro. O primeiro teste foi em Nova Friburgo nesta quinta-feira (12). Estudos feitos através do drone fazem parte de um projeto de desenvolvimento tecnológico do Programa Rio Rural.
O veículo aéreo não tripulado trazido da Alemanha permite fazer fotos e vídeos. Ele será utilizado para o mapeamento de ecossistemas no entorno das matas ciliares das microbacias hidrográficas da Região Serrana e arredores. Além do monitoramento dos recursos hídricos, o equipamento poderá ser usado no apoio à gestão de microbacias e ao manejo de práticas agropecuárias sustentáveis.
“Estamos trabalhando para adaptar tecnologias, inclusive aquelas que não são específicas do setor agrícola, como os drones, e colocá-las a serviço de quem vive no campo, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, das condições ambientais e produtivas”, afirmou o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo.
Com informações do G1.
Só para lembrar: Christino Áureo já foi Presidente da EMATER-RIO. Normalmente todo Presidente da EMATER-RIO é nomeado Secretário de Estado de Agricultura, uma vez que na EMATER-RIO adquire pleno conhecimento das necessidades do setor agropecuário fluminense. E apenas para reiterar: onde tem o Programa Rio Rural, a EMATER-RIO está presente e atuando de forma eficaz, propiciando aos produtores rurais diversas formas de melhorar a sua vida no campo. EMATER-RIO e PROGRAMA RIO RURAL: DE MÃOS DADAS PARA ALAVANCAR O SETOR AGROPECUÁRIO FLUMINENSE. A vida no campo está se tornando melhor e mais gostosa, porque a EMATER-RIO luta, dia a dia, por isso.