A Prefeitura de Natividade, através da Secretaria Municipal de Educação de Natividade está lançando o concurso de crônicas com o tema: “Natividade: minha cidade amada”. O concurso é destinado aos alunos de 4º ao 9º ano do ensino fundamental, matriculados nas escolas municipais de Natividade. Os vencedores serão premiados com um notebook, além de receber o certificado de aluno vencedor do concurso e o professor responsável pelo aluno autor da crônica vencedora será premiado com um tablet. As crônicas vencedoras do concurso terão a possibilidade de serem publicadas pela Academia Brasileira de Letras.
A primeira etapa do concurso inclui a seleção da redação do aluno pela escola. Cabe às escolas selecionar o melhor texto de 4º ao 5º ano e o melhor de 6º ao 9º ano.
Inicialmente, os professores irão desenvolver as produções de texto em sala de aula, selecionando os melhores. E posteriormente, a direção da escola vai avaliar as crônicas selecionadas, constituindo uma comissão julgadora para escolher as duas melhores crônicas.
Entre os critérios de avaliação dos textos estão a adequação ao tema, qualidade da crônica e originalidade e ineditismo. A crônica deve conter de 15 a 25 linhas, ser escrita em português, conter título, deve ser desenvolvido de forma a contemplar a apresentação de idéias, desenvolvimento e conclusão e finalizando, o autor deverá ser livre ao redigir as idéias, sem intervenção de outrem. A identificação deverá acontecer somente no cabeçalho, colocando nome completo, idade, ano de escolaridade, escola e nome do professor.
O julgamento final será realizado por uma Comissão, composta por funcionários da Secretaria Municipal de Educação que possuam pelo menos alguma licenciatura e tenha tarefas ligadas ao desenvolvimento educacional.
O término para entrega das crônicas pelas escolas vai até o dia 19 de junho, o resultado final do concurso será divulgado no dia 25 de junho e a entrega dos prêmios será realizada no dia 26 de junho.
A secretária municipal de Educação de Natividade, Cristiana Velasco Brum, explicou que como a Academia Brasileira de Letras, lançou um concurso entre os 92 municípios do estado, com o tema “Minha cidade amada”, a secretaria municipal de Educação, resolveu realizar o concurso de crônicas nas escolas de Natividade.
“O objetivo é incentivar o aluno a despertar o interesse pelo assunto, desenvolvendo sua criatividade, ao demonstrar o seu amor pela sua cidade, a tão querida e amada Natividade. Contamos com a participação de todos os alunos. Já dizia Benjamin Franklin “Diga-me eu esquecerei, ensina-me e eu poderei lembrar, envolva-me e eu aprenderei”, destacou a secretária Cristiana.