Um sagui – espécie de macaco de pequeno porte – foi apreendido durante este domingo (07), por policiais lotados da 3ª UPAM Desengano, no interior de uma residência, na Rua Antônio da Silva Campos, bairro Morada do Engenho, Natividade.
A fêmea do animal era criada por um casal, que a teria recolhido bastante machucada há vários anos, as margens de uma estrada, no município mineiro de Carangola. Desde então ela era o xodó da família.
Em depoimento, acompanhado da esposa, o motorista S.L.P., de 48 anos, se mostrava inconsolável com a ideia de afastar da “amiga”. De acordo com ele, a macaquinha teria sido encontrada com o braço esquerdo amputado e desde então, passou a receber tratamento até se recuperar por completo, apesar da deficiência.
Durante o tempo que a reportagem da Rádio Natividade esteve na 140ª Delegacia acompanhando o caso, por diversas vezes o casal se queixava do afastamento, se mostrando preocupados com o futuro do sagui, que pelo fato de não possuir um dos membros, supostamente segundo eles, teria dificuldades de sobrevier na natureza. O animal foi entregue aos cuidados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A bióloga Maria Inês Tederiche falou sobre a apreensão.
– Este é um híbrido, espécie gerada de cruzamento entre duas espécies diferentes e que podem ajudar a extinguir espécies raras, como nosso Callithrix aurita. As pessoas precisam se conscientizar que além de crime manter animal silvestre em cativeiro, soltar animais de outras regiões em nosso habitat é uma série ameaça para as espécies nativas, – destacou.
Da redação da Rádio Natividade